Banca de DEFESA: LEILIANE ALVES SOARES DA SILVA

DISCENTE: LEILIANE ALVES SOARES DA SILVA
DATA: 07/02/2023
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação do CCA
TÍTULO: Galinhas nativas brasileiras: descritores produtivos e morfométricos
PALAVRAS-CHAVES: Canela-Preta; consumo de ração; ganho de peso; morfometria; Rabo-de-Leque; Sura
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos

As galinhas nativas são uma alternativa para a sustentabilidade dos pequenos produtores e suas características podem ser aproveitadas na produção avícola. O objetivo deste estudo foi avaliar o percentual de eclosão dos ovos das raças nativas brasileiras Canela-Preta, Rabo-de-Leque e Sura, o peso do ovo e o peso do pinto nas fases de produção e a relação entre estas duas variáveis, o desempenho zootécnico nas diferentes fases do ciclo produtivo e descritores morfométricos. Foram utilizados 168 ovos das raças de galinhas nativas oriundos da criação de produtores das localidades de José de Freitas-Pi e Codó-Ma. Os ovos foram selecionados, identificados, pesados e incubados. Foi estimada a correlação simples de Pearson entre as variáveis estudadas. O ensaio de desempenho e de morfometria foram realizados nas instalações da Embrapa Meio-Norte utilizando-se o delineamento em blocos casualizados. As características de desempenho analisadas foram peso corporal (PC), consumo médio de ração (CM) e ganho de peso diário (GPD); os descritores morfométricos foram comprimento do corpo (CCo), comprimento da asa (CA), comprimento do bico (CBi), comprimento da crista (CCr), comprimento da barbela (CBa) e comprimento da perna (CP). Os dados foram analisados sob o efeito dos fatores raça e sexo, ambos submetidos à análise de variância (ANOVA) usando o proc GLM do SAS, acessado pela edição universitária virtual. Quando o efeito de raça foi considerado significativo, as médias estimadas foram comparadas por meio do teste de Student-Newman-Keuls (SNK), solicitado por meio da função LSMEANS disponível no procedimento GLM. As diferenças entre médias foram declaradas significativas a 5% de probabilidade. Observou-se uma baixa taxa de eclosão em relação aos ovos incubados, sendo o maior percentual (45,6%) para a raça Canela-Preta. Não houve correlação significativa no efeito da raça sobre o peso do ovo e do pinto, porém, estimou-se alta correlação entre o peso do ovo e o peso do pinto ao nascer da raça Sura (0,95) e foi estimado, que a cada 1g a mais no peso do ovo espera-se uma mudança de 0,95g no peso no pinto. O peso do ovo os pesos nas demais fases de vida estudadas. O desempenho das aves na fase inicial foi estatisticamente igual (P>0,05) entre as três raças estudas. A partir da fase de crescimento I o desempenho da raça Canela-Preta destacou-se das demais no ganho de peso diário e no peso vivo. O Cco apresentou um dimorfismo sexual significativo em favor dos machos, independente da raça e os machos apresentaram PA significativamente maior (p<0,05). Conclui-se que, a taxa de eclosão das raças estudadas foi baixa, não houve influência da raça sobre o peso do ovo e o peso do pinto, e o peso do ovo teve influência significativa apenas sobre o peso do pinto ao nascer. A raça Canela-Preta destacou-se das demais no ganho de peso diário e no peso vivo em cada fase analisada a partir da fase de crescimento I e apresentou maior PA. Os machos apresentaram CCo e PA significativamente maior que as fêmeas, independente da raça.

Presidente - 1550485 - JOSE LINDENBERG ROCHA SARMENTO
Externo à Instituição - DOMINGOS URQUIZA DE CARVALHO FILHO - IESM
Externo à Instituição - MARCOS JACOB DE OLIVEIRA ALMEIDA - EMBRAPA
Externo à Instituição - TERESA HERR VIOLA - EMBRAPA