Banca de DEFESA: MIRNA ANDRADE BEZERRA

DATA: 14/02/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO BIOMIMETISMO E ECODESIGN PARA A SUSTENTABILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Biomimética. Ecodesign. Livros didáticos. Processo produtivo. Interdisciplinaridade
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Os impactos ambientais negativos das atividades humanas tem gerado crescente demanda pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis com a finalidade de atender a legislação ambiental, as demandas dos clientes e as tendências de mercado. Dessa forma, é notável a tendência à melhoria do desempenho ambiental dos produtos por meio da inovação e o envolvimento interdisciplinar para gerar processos produtivos mais eficientes. Esta pesquisa envolve dois conceitos distintos, biomimetismo e ecodesign, como alternativas para a sustentabilidade. Na prática, o primeiro é uma tentativa de usar a inteligência evolutiva presente na natureza para melhorar produtos e processos. Neste trabalho, a sua abordagem foi realizada no âmbito educacional a partir da análise de livros texto do PNLD conferindo se há aplicação deste conceito e indicação de formas de inclusão deste conhecimento nas aulas de biologia e nos próprios livros, atendendo o requisito demandado pelos documentos do MEC que é a interdisciplinaridade. O conceito de biomimética e exemplos da sua aplicação foram achados em quatro livros selecionados para avaliação. O segundo termo caracteriza-se pela inclusão de critérios ambientais desde a fase de projeto do produto, considerando os impactos gerados durante todo o seu ciclo de vida. Sendo assim, a partir da norma ABNT NBR ISO 14006:2011, foram elencados pontos de intervenção e orientações que permitem a implantação do ecodesign em uma indústria moveleira de Teresina – PI. A análise do processo produtivo de todos os móveis e mais especificamente três modelos de cadeiras escolares permitiu a identificação de problemas como a destinação de resíduos sólidos, alguns deles perigosos, encontrados nas etapas de fabricação, principalmente, pintura e montagem. Estes conceitos, embora tenham matrizes diferentes, possuem pontos de integração em que o primeiro se utiliza das formas da natureza para desenvolver produtos sustentáveis, e o segundo contempla já no projeto e desenvolvimento de produtos a inspiração na natureza, colocando em foco aspectos ambientais importantes para redução de impactos negativos na produção, havendo uma troca mútua e relevante no ponto em que eles se encontram.

Interno - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - HELANO DIOGENES PINHEIRO - UFRN
Presidente - 150.292.393-91 - JOSE MACHADO MOITA NETO - UFPI