Banca de DEFESA: ANTONIA MOURA NUNES NETA

DATA: 17/05/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN
TÍTULO:

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE CONSUMO AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEL DOS PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA SUSTENTÁVEL DO MUNICIPIO DE TERESINA/PI

PALAVRAS-CHAVES:

Educação ambiental; Consumo sustentável; desenvolvimento; Escola sustentável

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

RESUMO

Os problemas ambientais têm crescido de forma assustadora, se fazendo necessário o desenvolvimento de ações e de políticas publicas voltadas para resolução desse problema. A crise ambiental contribui para o aumento das desigualdades sociais, gerando pobreza e degradação do meio ambiente. Uma das estratégias para o enfrentamento das problemáticas social e cultural é a educação ambiental, pois suas ações contribuem para a melhoria da qualidade de vida. No âmbito escolar, deve ser desenvolvida de forma multidisciplinar, através de ações e projetos que visam a formação da coletividade, formando assim cidadãos sensibilizados para a construção de meio ambiente saudável e equilibrado. A pesquisa analisou a relação entre a educação ambiental e as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores sobre o consumo ambientalmente responsável, no ensino fundamental das escolas municipais de Teresina promotoras  do projeto de Educação Ambiental Sustentável, em Teresina, PI. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores apresentam uma grande deficiência em relação às abordagens sobre a temática do consumo e os problemas oriundos do mesmo. Foram detectados uma falta de ajuste entre os Projetos políticos e pedagógicos das escolas e a lei municipal de educação ambiental.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - ELISABETH MARY DE CARVALHO BAPTISTA - UESPI
Interno - 1726142 - MAY WADDINGTON TELLES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 07/05/2013 10:51