• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA LUZ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA LUZ DA SILVA
DATA: 26/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente Remoto
TÍTULO: ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL INTRAURBANA DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SEUS REFLEXOS NA CIDADE DE TERESINA –PI
PALAVRAS-CHAVES: Uso e Cobertura da Terra. Resíduos Sólidos Urbanos. Geoprocessamento. Análise Espacial.
PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A geração dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU é cada vez maior, devido ao aumento populacional e aos padrões de consumo das sociedades. O gerenciamento dos RSU é um dos maiores desafios atuais nas cidades, uma vez que a problemática abrange questões ambientais, econômicas, financeiras, sociais e culturais. Para o melhor gerenciamento desses resíduos, é necessária a caracterização da geração dos mesmos, que estão ligados aos padrões sociais da população e à densidade populacional. A análise espacial dos resíduos sólidos nas cidades é de grande importância para o planejamento e definição de estratégias para a melhor eficiência na sua gestão. Assim, propõe-se, neste trabalho, realizar a análise espacial intraurbana que permita entender a dinâmica das alterações de uso e cobertura da terra utilizando imagens dos sensores RapidEye para 2011 e CBRES 4A para 2020, na zona urbana do município de Teresina, verificando as regiões com maiores concentrações populacionais, a fim de eleger áreas de interesse que requerem atenção para que sejam ofertados os serviços públicos de saneamento pelo município, como a coleta de RSU. A partir disso, busca-se analisar as relações existentes entre essas alterações e a evolução da geração dos RSU, utilizando variáveis espaciais e não espaciais e discutir os fatores que influenciam na mesma, e os impactos ambientais que esses causam. Os resultados do primeiro artigo mostram que o crescimento populacional nesse período foi de 6,61%, enquanto o crescimento da classe de telhados foi de 21,05%, demonstrando que a expansão urbana é maior que o crescimento populacional. Essas informações aliadas ao mapeamento da disposição da geração de resíduos sólidos nas áreas do município, utilizando geoprocessamento, possibilita a análise da relação existente entre a geração de resíduos e densidade populacional, e fornece dados que podem contribuir para melhoria nas estratégias de gerenciamento de resíduos na cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Interno - 1998532 - RENATA SHIRLEY DE ANDRADE ARAUJO
Interno - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Externo ao Programa - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - IFPI
Externo à Instituição - MARGARITA MARIA LÓPEZ GIL - UESPI
Notícia cadastrada em: 20/07/2021 17:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 13:40