Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE APARECIDA CARVALHO FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE APARECIDA CARVALHO FRANÇA
DATA: 30/08/2013
LOCAL: Sala de Reunião do TROPEN
TÍTULO:

ESTUDOS APLICAÇÃO DO PROCESSO FOTO FENTON E FOTO FENTON SOLAR NA DECRADAÇÃO DE EFLUÊNTE TÊXTIL

PALAVRAS-CHAVES:

efluente têxtil; processos oxidativos avançados; foto fenton.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Quando lançados de forma incorreta no meio ambiente, os efluentes têxteis podem trazer sérios problemas de contaminação ambiental, pois apresentam elevada carga orgânica e intensa coloração podendo trazer alterações siginificativas ao ecossistema, comprmetendo a atividades fotossintética com a diminuição da tranparência da água e dificultando a penetração da radiação solar.

Diante da complexidade dos efluentes têxteis e da ineficiência dos tratamentos convencionais surge a necessidade de se buscar por novas tecnologias de tratamento que gerem a menor quantidade de residuos e que sejam capazes de degradar o poluente. Os processos Oxidativos Avançados (POA's apresentam-se como principal característica a conversão da maioria dos contaminantes orgânicos em dióxido carbono, água e sais inogânicos.

Dentre os POA's merece especial atenção o processo Foto - Fenton que utiliza radiação ultravioleta e consiste em uma fonte de radicais hidroxila. Este processo tem ainda outra vantagem muito importante que é a possibilidade de utilizar a luz solar como fonte de radiação durante o processo o que é ambientalmente vantajoso uma vez que consiste num processo limpo, pois faz uso de energia renovável e não agressiva ao meio ambiente. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo estudae a eficiência do processo Foto - Fenton utilizando a luz artificial e solar na degradação do corante têxtil Preto Biozol.

Os resultados parciais mostram para ambos os processos, elevada capacidade de degradação de substâncias aromáticas presentes e significativa remoção de cor do efluente tratado. Os resultados obtidos para a descoloração do corante submetido ao processo Foto - Fenton Artificial foram: 78,009, 80,92, 94,87 e 92,19%.

Presidente - 1306580 - CARLOS ERNANDO DA SILVA
Interno - 1167538 - JOSE MACHADO MOITA NETO
Externo à Instituição - REGINA DE FÁTIMA PERALTA MUNIZ MOREIRA - UFSC
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 14:34