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Banca de DEFESA: ANAITES MARIA DE MORAES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANAITES MARIA DE MORAES SILVA
DATA: 11/04/2014
HORA: 15:00
LOCAL: AUDITORIO DO TROPEN/UFPI
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DO MARKETING VERDE OU ECOLÓGICO NOS COMPORTAMENTOS DE CONSUMO RESPONSÁVEL


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento do Consumidor. Consumo Consciente. Marketing Verde. Sustentabilidade. Educação Ambiental.


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O objetivo geral deste trabalho visou estudar a influência do Marketing Verde ou

Ecológico nos comportamentos de consumo responsável, diante das estratégias atuantes

e desenvolvidas para o município de Teresina, no estado do Piauí, enfocando servidores

efetivos (docentes e técnico-administrativos) das três instituições públicas de ensino:

Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade

Estadual do Piauí (UESPI). O estudo foi fundamentado em duas fases: pesquisa

exploratória e pesquisa descritiva, com técnica de amostragem não-probabilística, por

amostras intencionais e por julgamento, utilizando levantamentos bibliográficos, dados

estatísticos e instrumento de pesquisa (questionário). A amostra foi composta por 124

servidores: (43) IFPI, (40) UFPI e (41) UESPI, de ambos os sexos, com faixa etária

acima de dezoito anos. Os objetivos específicos do trabalho contemplaram: identificar e

analisar as percepções dos respondentes diante do marketing mix ecológico (produto/

serviço, preço/custo, canais de distribuição e promoção/comunicação); avaliar a política

de sustentabilidade das empresas ofertantes de produtos ou serviços, segundo a

percepção do respondente; descrever as características dos perfis dos respondentes

encontrados nas decisões de consumo responsável; classificar quais são as marcas e as

empresas mais respeitadas por promoverem a responsabilidade socioambiental, que

estão disponíveis aos respondentes no mercado local; relatar as ações de consumo

responsáveis mais praticadas pelos respondentes. Este trabalho também ressaltou a

importância de conceitos na área de comportamento do consumidor/cliente, marketing

verde, sustentabilidade, sociologia ambiental e educação ambiental, como uma forma de

disseminar a conscientização e a ética de responsabilidade para todos os envolvidos,

pois pensar no futuro é buscar o bem coletivo, através de uma postura consciente, ética

e sustentável. O papel do consumidor na hora do consumo é encarado como fator

decisivo e principalmente, através da priorização de escolhas que incentivem e

desenvolvam uma cultura ambiental efetiva e proativa. As organizações devem estar

atentas ao princípio da responsabilidade e ao da educação sustentável, pois estas

orientações são necessárias para atender ao novo comportamento de consumo, cada vez

mais exigente e desejado, através da formalização de boas práticas de sustentabilidade,

com exemplos e ações positivas na promoção de futuro melhor e ambientalmente

seguro para todas as gerações. Nos principais resultados foram constatados que 61,29%

sabem o que significa o marketing verde; 65,32% acreditam no compartilhamento de

responsabilidade e 86,29% são favoráveis a pagar mais em defesa de práticas

socioambientais. A pesquisa identificou que a amostra está exposta e é influenciada

pelo marketing verde, através de comportamentos que buscam a economia/eficiência,

evitam desperdícios, reaproveitam materiais, buscam planejar e refletir antes e durante o

consumo, tendo ainda comportamentos de planejamento/reflexão, solidariedade e

descarte adequado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - MARTA CELINA LINHARES SALES - UFC
Presidente - 1354664 - WILZA GOMES REIS LOPES
Notícia cadastrada em: 14/03/2014 15:22
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