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Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CÁSSIA DE SANTANA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA DE CÁSSIA DE SANTANA TEIXEIRA
DATA: 20/10/2014
HORA: 11:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO TROPEN
TÍTULO:

O CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E O PROFESSOR DE BIOLOGIA: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: PNAE; transdisciplinaridade; meio-ambiente; agroecologia;


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:


A merenda escolar no Brasil é regida pelo Programa Nacional de Alimentação

Escolar - PNAE, um dos maiores programas de alimentação escolar do mundo,

coordenada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Com intuito de complementar a alimentação diária dos alunos, e resguardar

uma necessidade biopsicossocial, o programa conta com o Conselho de

Alimentação Escolar – CAE, para acompanhar e fiscalizar seu funcionamento.

Uma das exigências do programa é que 30% da merenda escolar seja

fornecida pela agricultura familiar, indígena ou quilombola, essa medida visa o

fortalecimento da economia local, manutenção da cultura alimentar e

preservação do meio ambiente. Além disso, acompanhada de uma oferta de

alimentação saudável, ecológica e que desenvolve, tem-se a obrigatoriedade

da Educação Alimentar e Nutricional, que deve reforçar os bons hábitos

alimentares, para que estes sejam assimilados e transmitidos à sociedade,

uma forma de garantir a saúde através da educação. Com isso, o presente

trabalho buscou saber se, O CAE, A Educação Alimentar e Nutricional, e a

agricultura familiar, que são os pilares da Alimentação Escolar, estão atuando

de forma eficiente para permitir o sucesso do programa. O trabalho foi divido

em 3 etapas: entrevista com os presidentes dos CAE’s municipal e estadual de

Teresina, e análise de documentos; entrevistas com professores de biologia e

ciências da rede pública de ensino; e entrevista com agricultores e

cooperativas que fornecem alimentos para as escolas municipais e estaduais.

Ao entrevistar os dois presidentes, percebeu-se uma diferença na execução do

programa nas duas redes de ensino, pois no município, a compra é feita pela

secretaria e distribuída para as escolas, o que permite mais facilmente a

execução correta do PNAE, já no estado, como cada escola é autônoma,

verificou-se a dificuldade de seguir a exigência dos 30%. Outros problemas

foram detectados, como: falta de estrutura para o CAE do estado; falta de

estrutura nas escolas; recurso insuficiente; fraudes; corrupção e má

administração.





MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - MIGUEL ARCANJO MOREIRA FILHO - UFMA
Notícia cadastrada em: 07/10/2014 10:34
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