Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE BARBOSA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINE BARBOSA MOTA
DATA: 04/11/2014
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO TROPEN
TÍTULO:

 

SUSTENTABILIDADE URBANA DE TERESINA: PLANO DIRETOR E OS INSTRUMENTOS ECONÔMICOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS (2006-2012)


PALAVRAS-CHAVES:

 

Planejamento Urbano. Plano Diretor. Resíduos Sólidos.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

 

Esse trabalho busca investigar a configuração da gestão dos resíduos sólidos domiciliares no municipio de Teresina, com enfoque para os instrumentos econômicos utilizados no processo, tomando por base o Plano Diretor em vigência. A política de desenvolvimento urbano está intimamente relacionada ao conceito de sustentabilidade e as cidades precisam se adequar para cumprir com os compromissos firmados quando da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro.A disposição adequada dos resíduos sólidos é fundamental para se alcançar uma melhoria na qualidade de vida dos habitantes dos grandes centros urbanos. Nesse sentido, faz-se de suma importância observar as diretrizes que a lei propulsora do desenvolvimento - o Estatuto da Cidade - confere aos municípios para uma adequada gestão dos resíduos. Em Teresina, a responsabilidade pela coleta do lixo domiciliar é de responsabilidade da prefeitura, representada pela Coordenação do Lixo, a qual é vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), instituição que se associam às Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU's) para desempenharem seus papeis na promoção de uma cidade sustentável. Planejar o desenvolvimento urbano é importante, mas é necessário que as ações de gestão estão em consonância com o planejamento.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTEMARIA COELHO DE ANDRADE - UESPI
Presidente - 423405 - JAIRA MARIA ALCOBACA GOMES
Interno - 423460 - MARIA DO SOCORRO LIRA MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 09/10/2014 08:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 14:27