Notícias

Banca de DEFESA: LORRANE RIBEIRO DE MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORRANE RIBEIRO DE MESQUITA
DATA: 06/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCA
TÍTULO: Avaliação Físico-Quimica E Sensorial De Carne De Frangos De Corte Submetidos À Dietas Com Inclusão De Óleo De Buriti (Mauritia Flexuosa L.)
PALAVRAS-CHAVES: qualidade da carne, alimentos alternativos , avicultura
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO:

O objetivo com esta pesquisa foi avaliar a influencia da inclusão de diferentes níveis de óleo de buriti em dietas para frangos de corte de 14 a 28 de idade sobre a qualidade da carne, analisando características físicas, composição centesimal, aspectos sensoriais e aceitabilidade do consumidor. Foram utilizados frangos de corte, machos, da linhagem Ross, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos (0; 0,75 e 1,5% de óleo de buriti na dieta), dez repetições e 10 aves por repetição. Aos 28 dias as aves, após um período de jejum, foram abatidas e separados os corte de peito e sobre coxa para análise. Em geral, as variáveis físicas de pH, perda de peso por cozimento (PPC), forca de cisalhamento (FC), L* (luminosidade), a* (intensidade de vermelho), b* (intensidade de amarelo) do peito e sobrecoxa de frango não foram influenciados pela inclusão de óleo de buriti na dieta. Na composição centesimal a umidade da sobrecoxa foi influenciada pela inclusão de 1,5% de óleo de buriti e para as demais variáveis analisadas não foram observadas efeito dos tratamentos. Para a análise sensorial os aspectos cor e aroma apresentaram, de acordo com escala hedônica, resposta gostei ligeiramente em todos os tratamentos.Já para sabor, textura e aceitação global, corresponderam a resposta gostei moderadamente. O parâmetro aceitabilidade do consumidor em termos hedônicos foi proporcional a tenho dúvidas se compraria, caracterizando uma aceitação intermediaria. A inclusão de óleo de buriti em rações balanceadas para frangos de corte não influencia nas características indicativas da qualidade para composição física, sensorial, aceitabilidade do consumidor, porém a inclusão de 1,5% influenciou a composição centesimal da umidade para sobrecoxa. A inclusão de óleo de buriti na dieta não prejudica a qualidade da carne e pode ser utilizado em dietas para frangos de corte.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1650875 - LEILANE ROCHA BARROS DOURADO
Interno - 423411 - MARIA CHRISTINA SANCHES MURATORI
Externo à Instituição - LIDIANA DE SIQUEIRA NUNES RAMOS - IFPI
Notícia cadastrada em: 16/02/2017 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 12:12