Banca de DEFESA: CAMILA ERNANDA SOUSA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA ERNANDA SOUSA DE CARVALHO
DATA: 08/03/2019
LOCAL: Auditório do Núcleo integrado de morfologia e pesquisa com Células-tronco (NUPCelt)
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO E BIOCOMPATIBILIDADE DE SCAFFOLD DE ÓLEO DE BURITI (Mauritia flexuosa) PARA CO-CULTIVO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS ASSOCIADAS A FOLÍCULOS PRÉ-ANTRAIS CAPRINOS
PALAVRAS-CHAVES: Folículos ovarianos, Reprodução, Caprino, Citotoxicidade, Scaffold de buriti.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal

Os folículos ovarianos pré-antrais são estruturas celulares de elevada exigência metabólica, que se desenvolvem mediante interação com radicais oxidativos e peptídeos bioativos, tornando seu cultivo in vitro complexo e oneroso. O desenvolvimento de sistemas de co-cultivo e a utilização de agentes antioxidantes, podem favorecer a formação de secretomas como fonte de fatores de crescimento e quimiocinas, além de reduzir o estresse oxidativo, favorecendo o desenvolvimento folicular. O óleo do buriti, palmeira típica da região norte-nordeste, apresenta baixo custo de extração e relevantes propriedades antioxidantes, denotando potencial para a utilização em cultivo celular. Este trabalho tem como objetivo caracterizar física e quimicamente scaffold de buriti com polietilenoglicol (SB), avaliar a bioincorporação com células-tronco mesenquimais e o efeito em sistema de co-cultivo com folículos ovarianos pré-antrais (FOPA) caprinos. Para caracterização da SB foram realizadas a espectroscopia na região do Infravermelho (FTIR) e Análise Termogravimétrica (TG e DTG). Analisadas a morfologia e adesão celular por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV) e técnicas histológicas. Para avaliar a biocompatibilidade foram empregados os testes de MTT e atividade hemolítica. A capacidade de ativação de células do sistema imune foi mensurada pelos testes de capacidade fagocítica e síntese de oxido nítrico. Os FOPA caprinos foram cultivados a partir de fragmentos do córtex ovariano, dos quais um deles foi imediatamente fixado em Carnoy (controle). Os demais fragmentos, foram cultivados por 1 e 7 dias em placas de cultura na presença ou ausência da poliuretana do buriti com células-tronco da geleia de Wharton (SB-CTMGW). Após esse período de cultura em cada tratamento, os demais fragmentos foram fixados em Carnoy para exame histológico. Quanto à caracterização, a SB apresentou composição amorfa, alta estabilidade térmica e alta capacidade de expansão em água. Em relação à morfologia, demonstrou superfície com micro e macroporos e boa adesão de células-tronco mesenquimais da geleia de Wharton (CTMGW). Foi observada a ausência de citotoxicidade e atividade hemolítica, e o SB não estimulou a ativação de macrófagos. Os folículos pré-antrais foram morfologicamente classificados em primordiais ou folículos em desenvolvimento. O grupo cultivado tratamento apresentou a maior redução das porcentagens de folículos primordiais (p <0,05), e as porcentagens de folículos em desenvolvimento, aumentaram (p <0,05), comparando-os, ao grupo controle. Em conclusão, o co-cultivo de células-tronco da Geléia de Wharton sob o scafflod de buriti/PEG mantém a estrutura e promove a ativação e o crescimento in vitro de folículos ovarianos pré-antrais caprinos, apesar de reduzir a viabilidade folicular. Infere-se, portanto, o efeito do tratamento sobre o recrutamento de folículos primordiais, para o pool de folículos em crescimento.

Presidente - 422578 - MARIA ACELINA MARTINS DE CARVALHO
Interno - 1691866 - NAPOLEAO MARTINS ARGOLO NETO
Externo ao Programa - 423674 - ANA CRISTINA VASCONCELOS FIALHO
Externo à Instituição - FELIPE DE JESUS MORAES JUNIOR - UEMA