Banca de QUALIFICAÇÃO: CATARINA RAFAELA ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA RAFAELA ALVES DA SILVA
DATA: 10/02/2014
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal
TÍTULO:

Perfil de pressão arterial em cães atendidos no Hospital Veterinário Universitário do município de Teresina-PI

PALAVRAS-CHAVES:

HIPERTENSÃO

URÉIA

CREATININA

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Clínica Veterinária

A pressão arterial já é considerada o quinto sinal vital juntamente com frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura e dor. Dentre os desequilíbrios da pressão está a hipertensão que ainda é um parâmetro não diagnosticado e que não faz parte do exame físico na rotina dos consultórios veterinários. Este trabalho objetivou avaliar a frequência de casos de hipertensão em cães atendidos na rotina médica de um hospital veterinário, para considerar hipertensos foram adotados os seguintes parâmetros para pressão sistólica, pressão diastólica e pressão média (PAS>150mmHg; PAD>95mmHg; PAM>120mmHg), respectivamente. Foi constatado 20% de cães hipertensos nas três variáveis de pressão e 53,7% com elevação de pressão em uma ou duas variáveis, em um total de 73,7% de animais com valores elevados de pressão arterial em uma população de 438 cães atendidos. No entanto, esses valores devem servir de alerta à comunidade clínica veterinária que casos de animais hipertensos são bem elevados e tendem a aumentar cada vez mais.

Interno - 423174 - AMILTON PAULO RAPOSO COSTA
Externo ao Programa - 6422075 - FRANCISCO TEIXEIRA ANDRADE
Externo ao Programa - 6423343 - GREGORIO ELIAS NUNES VIANA
Notícia cadastrada em: 04/02/2014 17:00