Banca de QUALIFICAÇÃO: LEOPOLDINA ALMEIDA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEOPOLDINA ALMEIDA GOMES
DATA: 14/01/2015
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

EFEITO DA SOMATROTOPINA BOVINA RECOMBINANTE (rbST) NA CRIOPRESERVAÇÃO DE SEMEN OVINO SANTA INÊS

PALAVRAS-CHAVES:

ovinos; somatotropina bovina recombinante; sêmen

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal

A somatotropina bovina recombinante (rbST) é um hormônio com efeitos sobre a qualidade seminal e metabolismo animal, a qual  induz a um incremento na produção de IGF-I, aumento na proliferação celular em nível testicular e, consequentemente maior produção espermática, com reflexo sobre o desenvolvimento reprodutivo do macho. A somatrotopina (ST), portanto, pode ser uma alternativa interessante na tentativa de melhorar a qualidade espermática de ovinos. Diante disso e da escassez de dados minuciosos sobre o mecanismo de ação deste hormônio, o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade espermática do sêmen fresco e criopreservado de ovinos Santa Inês por meio da utilização de hormônios proteicos, especificamente o rbST, bem como o uso de técnicas, na tentativa de promover um melhor entendimento do seu mecanismo de ação e que determinem características específicas do produto com reflexo positivo na qualidade reprodutiva do macho. Foram selecionados 18 carneiros Santa Inês, com faixa etária entre 22 a 36 meses, mantidos nas instalações do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI, com protocolo dividido em três grupos: T1(controle) - solução fisiológica NaCl 0,9%; T2 (tratamento) -100mg/rbST e o T3 (tratamento) - 125mg/rbST (BOOSTIN® Intervet Schering Plough), com aplicações a cada 14 dias (D0, D14, D28, D42, D56, D70) via SC, de acordo com MacDonal e Deaver (1993). Foram realizadas coletas de sêmen semanalmente, pelo método de vagina artificial, submetidos à avaliação quanto ao aspecto: volume, cor, odor, motilidade total (0-100%), vigor (0-5) e turbilhonamento (0-5), concentração e morfologia espermática de acordo com o Manual de Andrologia do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA, 1998), biometria testicular, congelação do sêmen e obtenção do plasma seminal. De acordo com as análises e resultados parcialmente obtidos verificou-se que não houve diferenças estatísticas significativas entre as características do semen fresco, com exceção da concentração espermática, que apresentou melhores resultados no tratamento T3 utilizando 125mg de rbST, quando comparado aos demais tratamentos. Na biometria testicular observou-se valores aumentados e mais significativos também nos animais do grupo T3. As  análises das amostras do semen criopreservado e do plasma seminal ainda estão em processo de avaliação e estatística para a obtenção dos resultados finais.

Presidente - 422864 - JOSE ADALMIR TORRES DE SOUZA
Interno - 1643184 - NEY ROMULO DE OLIVEIRA PAULA
Externo ao Programa - 579.135.443-68 - ISOLDA MARCIA ROCHA DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 11/12/2014 14:35