Diversas pesquisas na área médica têm como objetivo analisar o tempo até a ocorrência de um evento específico, que pode ser, por exemplo, a manifestação de uma doença ou até a morte do indivíduo. No entanto, em alguns casos, é possível que um ou mais indivíduos não sejam suscetíveis ao evento de interesse, seja por conta de uma cura obtida através de um tratamento, ou por características específicas da observação. A proporção de indivíduos que apresentam essa "imunidade" ao evento de interesse é chamada na literatura de fração de cura. Um dos modelos mais amplamente utilizados nesta área é o Modelo de Cox, também conhecido como modelo de riscos proporcionais. Este modelo permite analisar a relação entre o tempo até o evento e as covariáveis que podem influenciar esse tempo, como fatores de risco, características do paciente ou intervenções terapêuticas.
Nesse contexto, o objetivo deste minicurso é apresentar os principais conceitos e técnicas da Análise de Sobrevivência, abordando desde métodos clássicos não-paramétricos até modelos de regressão semiparamétricos. O curso terá ênfase nas extensões desses modelos, que consideram a presença de uma fração de indivíduos que não estão suscetíveis ao evento de interesse, ou seja, que estão "curados" ou imunes ao risco em questão. Os participantes aprenderão a aplicar essas abordagens em dados reais, utilizando o software R para análise e interpretação.
Discentes, docentes e pesquisadores com interesse na área de Análise de Sobrevivência
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 28/04/2025 22:19