Universidade Federal do Piauí Teresina, 17 de Setembro de 2025

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PESQUISA EM BASE DE DADOS
Ano: 2025 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 9 Público Estimado: 100
Área Principal: SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS Unidades Envolvidas:
Tipo: EVENTO
Município de Realização:
Espaço de Realização:
Tipo do Evento: PALESTRA Carga Horária: 4 Quantidade de Vagas:

Resumo

A aula tem como objetivo capacitar os estudantes a realizarem pesquisas em bases de dados científicas de forma eficiente e crítica. Serão abordados conceitos fundamentais sobre o que são bases de dados, sua importância para a produção acadêmica e profissional, bem como estratégias para otimizar a busca de informações. Durante o encontro, os alunos aprenderão a selecionar palavras-chave, utilizar operadores booleanos, aplicar filtros e avaliar a confiabilidade das fontes encontradas. Além disso, será apresentada a navegação em bases de dados específicas da área da saúde, com demonstrações práticas que favorecem a autonomia no processo de busca. Ao final, espera-se que os participantes estejam aptos a localizar, selecionar e utilizar informações científicas relevantes para embasar estudos, trabalhos e pesquisas. O evento será realizado de forma online, por meio da plataforma Google Meet, garantindo acessibilidade a todos os interessados. A participação é gratuita e aberta ao público, com foco especial em estudantes de graduação da área da saúde.


Programação

Data: 30.09.2025

Horário: 18:00-22:00 hs

Programação: Apresentação do convidado, abertura do espaço para ministração do assunto e a abertura de um espaço para a exposição de ideias e dúvidas pelos participantes.


Público Alvo

Estudantes de graduação da área da saúde.



Membros da Equipe

  ANTONIO ALBERTO IBIAPINA COSTA FILHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ÁLVARO SEPÚLVEDA CARVALHO ROCHA
Categoria: DISCENTE
Função : PALESTRANTE
  ALINE RAQUEL DE SOUSA IBIAPINA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  ALANNA MARIA DE MOURA GOMES
Categoria: EXTERNO
Função : DEBATEDOR(A)
  QUEZIA GALVAO DA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  SARA DE MOURA ANDRADE SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  LORENNA RIBEIRO DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  WILIANA RAFAELA DE ARAUJO COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  AMANDA MARTINS E CABRAL DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)

  LORENNA CEZAR SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ALICE VIEIRA SANTOS LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  ISAAC MATHEUS CASTELO BRANCO ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)



Ações Vinculadas

Ano/Título
2025 - PESQUISA EM BASE DE DADOS

Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação


<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1397 17/09/2025 05:59