Teresina, 24 de Abril de 2024

Aula Inaugural marca início das atividades do curso de Medicina em Parnaíba
23/07/2015 09:53

A manhã do último sábado (20) marcou a história da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da medicina no estado. O dia assinalou a aula inaugural do curso de Medicina do Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba), além da abertura das instalações onde ocorrerão as aulas.

O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Florentino Neto, do reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, da vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, do coordenador do curso, Prof. Dr. José Ivo, do diretor do Campus, Prof. Dr. Alexandro Marinho, do diretor de desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (MEC), Vinícius Ximenes, além de alunos, docentes e familiares dos mesmos.

O curso, que é o 2º da UFPI e o 1º fora do Campus Central, representa e evidencia, segundo o reitor, Prof. Dr. José Arimatéia, o crescimento em números e acadêmico da Universidade, além da descentralização do Campus situado na capital. "Em cerca de 10 anos, o números de vagas disponibilizadas pela UFPI cresceu mais do que o dobro, passando de 2345 vagas para mais de 6000. A criação do referido curso ampliará esse número em mais 80", declarou.

A implantação do curso é parte de um projeto educacional do Programa Mais Médicos que visa resultados mais satisfatórios a longo prazo. "A proposta educacional tem um prazo mais estendido e pretende reorientar nosso modelo de atuação na saúde básica", explicou Vinicius Ximenes.

De acordo com o diretor do Campus, Prof. Dr. Alexandro Marinho, o principal ganho se encontra no aspecto estrutural, por isso é necessária a conservação por parte da comunidade acadêmica das novas instalações. "Com a inauguração da graduação, o campus está recebendo uma infraestrutura muito boa. Portanto, é importante que os ingressantes e os professores zelem por esse espaço", reiterou.

Descerramento da placa, com a inauguração do anexo do Curso de Medicina

Descerramento da placa e inauguração do anexo do Curso de Medicina

Cerimônia de aula inaugural

Cerimônia de Aula Inaugural