KELLY CRISTINE RODRIGUES DE MOURA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CPCE

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kelly cristine rodrigues de moura

BBJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CPCE

CMP012 - BASES DOS PROCESSOS DE AGRESSÃO, DEFESA E PROTEÇÃO - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (24/06/2022 - 24/06/2022)

PLANO DA DISCIPLINA, COMO SERÃO AS AVALIAÇÕES EM PERÍODO REMOTO. ATIVIDADE DE SE PENSAR NOS TEMAS DOS ARTIGOS. TESTE DE USO DE TIC (tripadvisor, trivago e booking.com)

TICs em Turismo (01/07/2022 - 02/09/2022)

Aulas expositivas e leituras de artigos internacionais

   @ websites e promoção do turismo -tool-touristic-destinations.pdf 
  Como fazer Artigos.pdf 
VEJAM AS DICAS DESSE TEXTO
  TIC's y Turismo 2019 LIVRO.pdf 
LIVRO IMPORTANTE
Prova Individual (09/09/2022 - 09/09/2022)

Resumo das Lives do professor, deverá ser entregue em atividades no SIGAA.

https://www.youtube.com/watch?v=rBwSxkvOxjg - Live ANPTUR de março 22 

https://www.instagram.com/tv/CAbWFEvAeBP/?igshid=16v4gcwgcl6n8 

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=URKekSsPTpk 

https://www.youtube.com/watch?v=1nPJSxG-Orw&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1dMxV2BRz0GvmlFyDXQaCxchG6GPMdNzuixjK-as7yobZQKzLjdre8jSU 

https://www.youtube.com/watch?v=AnHfr7ETD1Q&t=280s 

 https://youtu.be/8Rxqatrw5uM 

https://www.youtube.com/watch?v=fyy7v4J1FcM&t=73s 

https://www.youtube.com/watch?v=R83LfcHu5tM&feature=youtu.be  

    
Inicia em 02/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/09/2022 às 23h 59
ENTREGA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO SEMINÁRIOS (16/09/2022 - 23/09/2022)

8 TEMAS DE SEMINÁRIOS, SORTEADOS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, COM GRUPO DE NO MÁXIMO 4 ALUNOS.

ENTREGAR MATERIAL VIA SIGAA COMO TAREFA NO DIA 16 DE setembro, APRESENTAR TRABALHO POR NO MPINIMO 20MIN E NO MÁX 25MIN. 

AS APRESNETAÇÕES DEVEM SER ENVIADAS ANTECIPADAMENTE EM PPT AO EMAIL: perinotto@ufpi.edu.br

    
Inicia em 14/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/09/2022 às 23h 59
Artigo em dupla (30/09/2022 - 30/09/2022)

O artigo deverá ser enviado via SIGAA (como tarefa) no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto em Abril de 22.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 2 livros citados e 9 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

    
Inicia em 23/09/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/09/2022 às 23h 59
Exame Final (07/10/2022 - 07/10/2022)
    
Inicia em 04/10/2022 às 0h 0 e finaliza em 07/10/2022 às 23h 59
Planejamento pedagógico (07/04/2016 - 07/04/2016)
Planejamento pedagógico (08/04/2016 - 08/04/2016)
Introdução ao Módulo e à Genética / Núcleo e organização do genoma humano (14/04/2016 - 14/04/2016)
Estrutura e função dos ácidos nucleicos (15/04/2016 - 15/04/2016)
Não Haverá Aula (21/04/2016)

Feriado, Dia de Tiradentes

Estudo dirigido (22/04/2016 - 22/04/2016)

Assunto: Como ocorreu a caracterização dos ácidos nucleicos como moléculas da hereditariedade?

Replicação do material genético / Mutações do DNA (28/04/2016 - 28/04/2016)
Reparo do DNA (29/04/2016 - 29/04/2016)
Aula Prática - DNA (05/05/2016 - 05/05/2016)
Recombinação e transposição (06/05/2016 - 06/05/2016)
  

Crossing over e conversão gênica

Expressão gênica (transcrição) / Expressão gênica (tradução) (12/05/2016 - 12/05/2016)
  

Splicing

  

Síntese proteica

Regulação gênica (13/05/2016 - 13/05/2016)
Apresentação de modelos moleculares (19/05/2016 - 19/05/2016)
Alterações epigenéticas (20/05/2016 - 20/05/2016)
  Divisão dos grupos TBL 
Divisão dos grupos para TBL sobre "Alterações Epigenéticas".
Não Haverá Aula (26/05/2016)

Feriado, Corpus Christi.

Estudo dirigido (27/05/2016 - 27/05/2016)
Divisão celular / Citogenética e alterações cromossômicas (02/06/2016 - 02/06/2016)
Distúrbios cromossômicos (03/06/2016 - 03/06/2016)
Construção de cariótipo (09/06/2016 - 09/06/2016)
Mendelismo e Herança monogênica (10/06/2016 - 10/06/2016)
Genética do metabolismo / Herança multifatorial (16/06/2016 - 16/06/2016)
  TBL 2 
Herança extranuclear (17/06/2016 - 17/06/2016)
Diagnóstico pré-natal e aconselhamento genético / Aspectos éticos da intervenção do geneticista (23/06/2016 - 23/06/2016)
  Convocação Comité de Ética 
Convocação Comité de Ética, dia 23/06, às 10h, Sala 02.
Testes gênicos e terapias gênicas (24/06/2016 - 24/06/2016)
Seminários de Genética (30/06/2016 - 30/06/2016)
Seminários de Genética / Hereditariedade e ambiente (01/07/2016 - 01/07/2016)
1ª. avaliação cognitiva / Introdução ao estudo das bactérias (07/07/2016 - 07/07/2016)
Introdução ao estudo das bactérias (08/07/2016 - 08/07/2016)
Introdução ao estudo das bactérias / Introdução ao estudo dos vírus (14/07/2016 - 14/07/2016)
Introdução ao estudo dos fungos (15/07/2016 - 15/07/2016)
Aula Prática – Coloração de Gram / Aula Prática – Isolamento e Identificação de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas (21/07/2016 - 21/07/2016)
2ª. avaliação cognitiva (22/07/2016 - 22/07/2016)
Aula Prática – Antibiograma / Aula Prática – Microscopia e macroscopia dos fungos (28/07/2016 - 28/07/2016)
2ª. chamada (29/07/2016 - 29/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
07 08 14 15 22 28 29 05 06 12 13 19 20 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 01 07 08 14 15 21 22 28 29
1 2015904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 4 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 18
2 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 4 0 8
3 2015903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 1 2 4 0 4 0 0 0 0 2 4 0 0 0 4 2 29
4 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
5 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015905**** 0 0 0 2 1 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 4 0 16
8 2015903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 1 0 0 0 0 2 2 0 0 4 0 18
9 2015904**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 4 0 14
10 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 11
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
12 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 4 2 0 0 0 2 0 2 0 0 4 0 15
13 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 4 0 13
14 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 10
15 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 4 0 9
16 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 6
18 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 6
19 2015903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 4 0 19
20 2015904**** 0 0 4 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 1 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 21
21 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 9
22 2015903**** 0 0 0 2 1 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
23 2015904**** 0 0 4 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
24 2015904**** 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 12
25 2015903**** 0 0 4 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 13
26 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 8,1 2,7 6,6 8,2 5.5 6.0 12 EF
2 2015903**** 6,1 1,7 4,8 7,1 4.8 4.9 11 RN
3 2015905**** 6,4 4,2 9,3 8,1 7.0 9 AM
4 2015904**** 8,2 5,8 7,9 8,3 7.6 11 AM
5 2015904**** 7,3 7,0 8,5 8,4 7.8 8 AM
6 2015903**** 8,4 6,7 10,0 8,7 8.5 0 AM
7 2015905**** 8,4 6,5 9,0 8,4 8.1 6 AM
8 2015904**** 9,8 4,5 8,6 8,3 7.8 10 AM
9 2015904**** 8,9 4,1 9,8 8,6 7.9 14 AM
10 2015903**** 8,1 7,3 7,6 8,0 7.8 18 AM
11 2015905**** 8,1 5,5 8,8 8,3 7.7 16 AM
12 2015903**** 6,0 3,3 6,7 5,9 0.0 2.8 22 RN
13 2015905**** 8,9 3,5 8,6 8,3 7.3 6 AM
14 2015904**** 8,0 5,4 9,0 7,7 7.5 10 AM
15 2015903**** 8,2 4,3 7,8 8,5 7.2 9 AM
16 2015905**** 9,8 6,9 8,7 8,8 8.6 6 AM
17 2015904**** 6,4 6,2 6,9 8,3 7.0 18 AM
18 2015904**** 8,4 5,7 8,9 9,0 8.0 0 AM
19 2015905**** 8,4 6,0 8,6 8,7 7.9 15 AM
20 2015904**** 7,3 4,6 8,3 7,8 7.0 13 AM
21 2015904**** 8,2 5,0 9,0 8,8 7.8 4 AM
22 2015904**** 8,0 4,4 8,2 7,9 7.1 21 AM
23 2015903**** 8,0 5,7 8,9 8,9 7.9 13 AM
24 2015903**** 8,9 6,4 8,5 8,5 8.1 19 AM
25 2015903**** 8,4 4,6 6,8 8,3 7.0 2 AM
26 2015905**** 8,4 7,9 6,7 8,8 8.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas e práticas, estudo individual e em grupos, estudo através de textos, painéis de debates, consultas bibliográficas, levantamento e discussões sobre publicações científicas e problemáticas regionais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizados TBLs e 02 (dois) testes cognitivos. Estes últimos abordarão tanto o conteúdo ministrado em sala de aula como aquele contido nos livros texto. Além disso, serão realizadas mais duas avaliações: 01 (uma) referente às aulas práticas e seminários e a outra referente à apresentação de modelos didáticos, ficando a critério de cada professor a sua forma de aplicação.<br />A nota final será obtida a partir da média das quatro avaliações parciais, conforme descrito abaixo: <br /><br />MÉDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3 + AP4)/4; AP = AVALIAÇÃO PARCIAL<br /><br />AP1: Apresentação de modelos moleculares;<br />AP2: Avaliação cognitiva (Genética Molecular e Médica);<br />AP3: Avaliação cognitiva (Microbiologia Básica); <br />AP4: Atividades práticas [(média TBLs + nota dos seminários + média dos relatórios)/3].<br /><br />Os Team-based learning (TBLs) serão compostos por uma avaliação individual cognitiva (peso 50%), uma avaliação em grupo cognitiva (peso 30%) e uma avaliação referente às discussões em grupo (peso 20%).<br /><br />As provas de segunda chamada das avaliações cognitivas serão referentes ao conteúdo abordado na prova de cada área individual. O aluno que faltar qualquer um dos TBLs aplicados realizará a prova de segunda chamada com conteúdo de todos os assuntos contidos nos TBLs. Para aquele aluno que faltar um TBL, não haverá alteração no peso final da avaliação; o aluno que faltar dois TBLs, a avaliação passa ter peso final de 8,5. <br /><br />O exame final (EF) consistirá de uma avaliação cognitiva individual com todos os conteúdos abordados durante o semestre.<br /><br />Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II – Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I – Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II – Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final – Art. 113);<br />III – Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: GENÉTICA MOLECULAR E HUMANA<br /><br />Bibliografia Básica:<br />• ALBERTS, B.; BRAY, D.; HOPKIN, K.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M; ROBERTS, K; WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.<br />• BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.<br />• NUSSBAUM, R. L.; MCLNNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson & Thompson Genética Médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2008.<br />• PASTERNAK, J. J. Uma Introdução à Genética Molecular Humana - Mecanismos das Doenças Hereditárias. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.<br />• SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.<br /><br />Bibliografia Complementar:<br />• ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M; ROBERTS, K; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br />• COX, M. M.; DOUDNA, J. A.; O’DONNELL, M. Biologia Molecular: Princípios e Técnicas. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.<br />• JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.<br />• SCHAEFER, G. B.; THOMPSON JR, J. N. Genética Médica: Uma Abordagem Integrada. 1. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.<br />• STRACHAN, T; READ, A. Genética Molecular Humana. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.<br />• ZATZ, M. Genética: Escolhas que nossos avós não faziam. São Paulo: Globo, 2011.<br /><br />MICROBIOLOGIA HUMANA<br /><br />Bibliografia Básica:<br />• TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. 10. ed. São Paulo: Artmed, 2012.<br />• TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.<br />• MURRAY, P.R.; ROSENTHAL, K.S.; PFALLER, M.A. Microbiologia Médica. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2008.<br />• SIDRIM, J. J. C.; ROCHA, M. F. G. Micologia Médica à Luz de Autores Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.<br />• SANTOS, N. S. O.; ROMANOS, M. T. V.; WIGG, M. D. Introdução à Virologia Humana. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.<br /><br />Bibliografia Complementar:<br />• JAWETZ, E.; MELNICH, J. L; ADELBERG. E. Microbiologia Médica. 24. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.<br />• PELCZAR JUNIOR, M. J. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.<br />• LACAZ, C. S.; MARTINS, J. E. Micologia Médica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 2001.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/04/2016
07/04/2016
Planejamento pedagógico
08/04/2016
08/04/2016
Planejamento pedagógico
14/04/2016
14/04/2016
Introdução ao Módulo e à Genética / Núcleo e organização do genoma humano
15/04/2016
15/04/2016
Estrutura e função dos ácidos nucleicos
21/04/2016
21/04/2016
Não Haverá Aula
22/04/2016
22/04/2016
Estudo dirigido
28/04/2016
28/04/2016
Replicação do material genético / Mutações do DNA
29/04/2016
29/04/2016
Reparo do DNA
05/05/2016
05/05/2016
Aula Prática - DNA
06/05/2016
06/05/2016
Recombinação e transposição
12/05/2016
12/05/2016
Expressão gênica (transcrição) / Expressão gênica (tradução)
13/05/2016
13/05/2016
Regulação gênica
19/05/2016
19/05/2016
Apresentação de modelos moleculares
20/05/2016
20/05/2016
Alterações epigenéticas
26/05/2016
26/05/2016
Não Haverá Aula
27/05/2016
27/05/2016
Estudo dirigido
02/06/2016
02/06/2016
Divisão celular / Citogenética e alterações cromossômicas
03/06/2016
03/06/2016
Distúrbios cromossômicos
09/06/2016
09/06/2016
Construção de cariótipo
10/06/2016
10/06/2016
Mendelismo e Herança monogênica
16/06/2016
16/06/2016
Genética do metabolismo / Herança multifatorial
17/06/2016
17/06/2016
Herança extranuclear
23/06/2016
23/06/2016
Diagnóstico pré-natal e aconselhamento genético / Aspectos éticos da intervenção do geneticista
24/06/2016
24/06/2016
Testes gênicos e terapias gênicas
30/06/2016
30/06/2016
Seminários de Genética
01/07/2016
01/07/2016
Seminários de Genética / Hereditariedade e ambiente
07/07/2016
07/07/2016
1ª. avaliação cognitiva / Introdução ao estudo das bactérias
08/07/2016
08/07/2016
Introdução ao estudo das bactérias
14/07/2016
14/07/2016
Introdução ao estudo das bactérias / Introdução ao estudo dos vírus
15/07/2016
15/07/2016
Introdução ao estudo dos fungos
21/07/2016
21/07/2016
Aula Prática – Coloração de Gram / Aula Prática – Isolamento e Identificação de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas
22/07/2016
22/07/2016
2ª. avaliação cognitiva
28/07/2016
28/07/2016
Aula Prática – Antibiograma / Aula Prática – Microscopia e macroscopia dos fungos
29/07/2016
29/07/2016
2ª. chamada
Avaliações
Data Descrição
19/05/2016 1ª Avaliação
17/06/2016 2ª Avaliação
22/07/2016 3ª Avaliação
28/07/2016 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site O comprimento do genoma humano
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Conteúdos do Exame Final 28/07/2016
Recebimento dos Relatórios das Práticas de Microbiologia 28/07/2016
2ª chamada 27/07/2016
Revisão 1 avaliação cognitiva 25/07/2016
Protocolos Aulas Práticas 24/07/2016
Alteração Data Exame Final 20/07/2016
1a avaliação cognitiva 20/07/2016
Síndromes desta semana 21/06/2016
Síndromas da semana 15/06/2016
TBL e adiamento avaliação cognitiva 10/06/2016
Dúvidas do estudo dirigido 08/06/2016
Avisos 06/06/2016
Informativos 31/05/2016
Retificação do horário do TBL 23/05/2016
Mudança TBL de sexta (20/05) para terça (24/05) 19/05/2016
Adiamento aula de hoje 13/05/2016
Link para aula de hoje 29/04/2016
Estudo dirigido (22/04) 15/04/2016
Aulas dessa semana 12/04/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 11:50