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ELLA FERREIRA BISPO
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UMA LEITURA GLISSANTIANA DO ROMANCE UM DEFEITO DE COR: NÃO EMITIMOS PALAVRAS AO VENTO, SOLTAS NO AR
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 31/10/2024
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Esta tese apresenta uma pesquisa no campo do Comparatismo Literário Interamericano, cujo objetivo central é propor uma leitura glissantiana do romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves (2022 [2006]), com o intuito de investigar as condições de possibilidade para uma identidade cultural ladinoamefricana. Para tanto, estabeleço um diálogo com o pensamento de Lélia Gonzalez (2018 [1988]), cuja proposta de identificação continental, a ladino-amefricanidade, engendrada a partir do Caribe, se desenvolve potencialmente como um paradigma alternativo. No que concerne à abordagem metodológica subjacente ao campo delimitado, e seguindo a proposta de Alcione Corrêa Alves (2022; 2013), parto da apropriação de componentes da ensaística de Édouard Glissant à construção de ferramentas metodológicas que possibilitem uma leitura do romance em estudo como integrante do entrecruzamento de valores da totalidade-mundo. Sem suplantar o caráter estético inerente ao texto literário, o romance Um defeito de cor é compreendido como uma fonte de produção de significados que constitui um campo epistemológico particular, mobilizando intervenções nos sistemas simbólicos e no próprio mundo social. Em outras palavras, o texto literário é lido como parte de uma trama dinâmica de produções artístico-intelectuais ladinoamefricanas, incluindo obras da artista visual Rosana Paulino. A hipótese de trabalho é construída com base na percepção de que Um defeito de cor possibilita a formulação de questões e problemas modelares para além daquelas correntemente circulantes no interior da comunidade científica dos Estudos Literários no Brasil. A proposta desta pesquisa é tributária do recente movimento de intensificação, em nosso campo de pesquisa científica, da circulação de conhecimentos antirracistas e de[s]coloniais. Por meio de uma leitura glissantiana do romance Um defeito de cor, conjugo esforços para impulsionar mudanças em nosso imaginário coletivo, passo necessário às transformações urgentes em nossa realidade.
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CRISTINA GOMES DE BRITO
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A ESCREVIVÊNCIA NO TEATRO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA
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Orientador : SEBASTIAO ALVES TEIXEIRA LOPES
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Data: 17/09/2024
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Esta tese é resultado de uma investigação sobre a Escrevivência na dramaturgia de Júlio Romão da Silva, tendo como corpus literário escolhido o livro Teatro (2018), o qual é composto por duas peças, a saber: A Mensagem do Salmo (1967) e José, o vidente (1974). Trata-se de termo cunhado por Conceição Evaristo, para quem Escrevivência é o reflexo de eventos do cotidiano de pessoas pretas, numa junção de ações como viver, observar o mundo à sua volta e escrever. É, portanto, um espaço para delatar as incoerências sociais presentes no meio do povo. A escrita de Júlio Romão não é narcisista, pois não é centrada em si, mas abrange toda uma coletividade afrodescendente. O objetivo deste trabalho é pesquisar a Escrevivência no teatro de Júlio Romão da Silva para compreender o engajamento do autor nas questões sociais sob a perspectiva de um negro. Para atender à proposta da pesquisa, investiguei a religiosidade como cenário de aproximação do cristianismo ocidental com a cultura negra nas peças teatrais já citadas à luz da Escrevivência, identificando como o autor se manifesta no enfrentamento da Ditadura Civil-Militar, examinando as implicações sociais ocorridas na comunidade negra a partir do teatro de Júlio Romão da Silva e como o autor se posiciona frente às injustiças sociais. A pesquisa é básica, a metodologia a ser utilizada será a pesquisa bibliográfica e documental em uma abordagem qualitativa.
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LARISSA MARIA MARTINS DE OLIVEIRA
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: Discurso de resistência: uma análise crítica de relatos de violência de gênero contra mulheres
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Orientador : JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
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Data: 30/08/2024
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No presente trabalho, fizemos uma análise crítica do discurso de resistência de mulheres vítimas de violência de gênero em relatos anônimos postados na página “Mas ele nunca me bateu”, da rede social Instagram. A opção pelo estudo dos relatos destas mulheres surgiu da relevância de compreender como se dá a construção desse discurso. Para tanto, levamos em consideração a formação sócio-histórica brasileira, os posicionamentos assumidos frente aos seus papéis sociais nos relacionamentos amorosos e a maneira como a reprodução de discursos que circulam socialmente moldam percepções e normalizam esse tipo de violência. Adotamos, como base de nossa investigação, os postulados da Análise de Discurso Crítica (ADC) promovida por Fairclough (2001, 2003). Também utilizamos como referencial teórico reflexões sobre a relação entre linguagem e sociedade de Fairclough (2001, 2003), Bakhtin (2003), Izabel Magalhães (2005) e Viviane Resende e Viviane Ramalho (2006), tomadas como norteadoras para a realização desta pesquisa por operarem na área dos estudos linguísticos-discursivos, e sobre a mudança na discursividade do mundo produzida pelo digital, de acordo com Recuero (2009), Castells (2011, 2017) e Cristiane Dias (2016), bem como os estudos de Scoot (1995), Natalia Matas (2002), Maria Cecília Minayo (2004), Michelle Lazar (2007), Inés Alberdi e Leila Barsted (2012) e Judith Butler (2014) sobre a construção de gêneros a partir do discurso de mulheres vítimas de violência. Dessa forma, a presente análise estudou a função desempenhada pelo discurso na sociedade, focando em relações de dominação, poder e desigualdade presentes na construção de identidades sociais. Os resultados demonstraram uma interconexão entre as experiências de abuso das vítimas, permitindo uma visualização clara das dinâmicas de poder e das formas de resistência.
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MAYYRO TEIXEIRA DE OLIVEIRA MOURA
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Discursos neoliberais: uma análise de discurso crítica de obras do gênero de autoajuda
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Orientador : JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
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Data: 30/08/2024
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A presença constante do gênero de autoajuda, que objetiva ensinar aos leitores técnicas de como alcançar sucesso financeiro, pessoal e/ou profissional, entre os exemplares de obras mais vendidas no mercado editorial brasileiro, liderado principalmente pelas vendas de livrarias exclusivamente virtuais, têm demonstrado a relevância social do gênero no Brasil. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar quais discursos estão presentes em obras mais vendidas do gênero de autoajuda no mercado editorial brasileiro, nos anos de 2020, 2021 e 2022, e se tais títulos auxiliam para a construção de uma racionalidade que constitui o sujeito neoliberal. A pesquisa é conduzida por meio da base teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (ADC), mais especificamente a abordagem dialético-relacional proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (1989, 2001, 2003, 2006), que compreende ter a linguagem um papel fundamental na construção de relações assimétricas de poder, articulada com os estudos sobre neoliberalismo, desenvolvidos por Foucault (2008), Harvey (2014), Brown (2019), Andrade (2019), Safatle, Silva Junior e Dunker (2021) e Dardot e Laval (2016), assim como os estudos sobre o gênero de autoajuda de Rüdiger (2010), Turmina (2010) e Castellano (2014, 2018). Para análise e interpretação dos dados, foram utilizadas categorias analíticas propostas pela ADC, como a intertextualidade, a interdiscursividade e a modalidade. Os resultados evidenciam que os discursos presentes nas produções selecionadas reforçam a racionalidade neoliberal, por meio de uma condução que visa a responsabilizar o indivíduo sobre diversos aspectos da vida social, sendo ele o único responsável pelos resultados alcançados ou não no decorrer de sua vida, desconsiderando condições de desigualdade social, o que vem provocando um sofrimento psíquico a inúmeros indivíduos.
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HALYSSON DE MOURA VARAO ARRAIS
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A Interdiscursividade Espacial nas Canções do Iron Maiden
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Orientador : CARLOS ANDRE PINHEIRO
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Data: 30/08/2024
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Este trabalho explora o conceito de interdiscursividade espacial nas músicas da banda de heavy metal Iron Maiden, dentro do contexto da literatura, cultura e sociedade. O arcabouço teórico é embasado em obras de estudiosos influentes como Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, Roland Barthes e Gérard Genette, que exploraram as complexidades e implicações da intertextualidade dentro de contextos literários e artísticos. Além disso, discute as contribuições de estudiosos brasileiros, como Tânia Carvalhal e Sandra Nitrini, na análise da intertextualidade como uma dimensão fundamental da literatura, moldando significados e participando de diálogos culturais. O documento também discute a discografia da banda, destacando suas inspirações temáticas, como obras literárias, eventos históricos e referências bíblicas e mitológicas. O primeiro capítulo analisa a espacialidade épica na canção Rime of the Ancient Mariner do Iron Maiden, destacando a reconfiguração do espaço na narrativa. Autores como Francesco Careri e Yi-Fu Tuan contribuem para a compreensão da relação entre espaço e narrativa, evidenciando como a jornada do marinheiro se desenrola por diferentes paisagens simbólicas, assim como Otto Friedrich Bollnow é referência na análise da importância do espaço na construção da experiência humana. O segundo capítulo analisa as relações entre o sagrado e o profano no videoclipe da canção The writing on the wall. Autores como Mircea Eliade, Foucault e Durkheim dão suporte para as análises, buscando estabelecer conexões entre os elementos discursivos na canção, que dialoga com eventos e personagens bíblicos. Por fim, o terceiro capítulo analisa a canção Alexander the Great. Os conceitos sobre produção de presença, ambiência e Stimmung de Gumbrecht servirão como base para a análise, que busca relacionar como os eventos narrados na canção podem criar no ouvinte uma sensação de presença, como se os eventos do passado fossem trazidos para o presente por meio da experiência de ouvir a canção. Em resumo, o documento oferece uma visão abrangente dos objetivos, justificativas e fundamentos teóricos da pesquisa, estabelecendo uma base sólida para o estudo da interdiscursividade espacial no contexto da música do Iron Maiden e suas implicações literárias, culturais e sociais.
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JÉSSICA MINEIRO ALVES
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VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA NARRATIVA JUVENIL SAPATO DE SALTO (2006), DE LYGIA BOJUNGA
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Data: 30/08/2024
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As narrativas juvenis contemporâneas possuem uma grande tendência de identificação com o público leitor, para tanto, se faz pertinente analisar as questões fraturantes/delicadas, como se observa, por exemplo, na obra Sapato de salto (2006), de Lygia Bojunga, em que a abordagem de assuntos polêmicos, tais como a violência, o abandono, o luto, evidenciam as contradições sociais, principalmente em relação às questões de gênero. Através das personagens femininas, identificamos nessa narrativa situações conflitantes que contribuem para o debate em torno dessas temáticas pelo viés ficcional endereçado ao leitor jovem. Objetivamos, portanto, compreender as vivências em meio às fraturas que perpassam a jornada de cada personagem, pois a trama é um portal de acesso aos conflitos inerentes ao ser jovem e mulher. Para tanto, utilizamos referências no âmbito dos estudos da literatura juvenil e das questões de gênero, tais como: Zilberman (2003), Ceccantini (2008), Colomer (2017), Yunes (2000), Gregorin Filho (2011), Ramos e Navas (2016), Meyer (2003), Butler (2019), Louro (1997), Candido (1995), Showalter (1985), Adichie (2017), Sandroni (1897), Andruetto (2012), Rodriguez (1996), Sartre (1993), Barthes (2004), Nitrini (1997), entre outras. Em vista disso, é possível ter acesso a um mundo juvenil centrado em uma realidade contrastante e conflituosa, mas também fantasiosa e imaginativa.
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MARCUS ANTONIO DE SOUSA FILHO
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O FENÔMENO DA COESÃO TEXTUAL À LUZ DAS DESCRIÇÕES DE DOCUMENTOS NORTEADORES AO PARTICIPANTE DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
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Orientador : MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
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Data: 30/08/2024
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O desenvolvimento da escrita no ambiente escolar é um pressuposto acadêmico confirmado e tem seu apogeu, sobretudo no Brasil, na década de 1980, tendo como um dos marcos a obra produzida por Geraldi (1984) e Almeida (1984), “O texto na sala de aula”, que é fruto de uma compilação de pesquisas acerca de aspectos pedagógicos e sociais do ensino de Língua Portuguesa motivadas pela experiência docente no período de publicação da obra. Enovelados por essas confluências intelectuais que marcam a transição dos séculos XX e XXI, esta dissertação se volta para o texto e a sua produção e pretende, a partir de um apanhado histórico de documentos oficiais do Governo Federal, precisamente o manual, o guia e a cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), rastrear a construção histórico conceitual de um dos critérios de textualidade que tem maior realce no processo de escrita e de avaliação, segundo o nível de avaliações do ENEM: a coesão textual. Para a pesquisa estabelecemos um recorte temporal, entre os anos de 2011 e 2023, a fim de verificar como os direcionamentos para a realização da prova “Redação” orientam a conduta do participante frente à necessidade de lançar mão de mecanismos de coesão na elaboração do texto. Esta atividade investigativa se inscreve no âmbito qualitativo de pesquisa sob o viés bibliográfico documental, tendo como aporte teórico autores como Bakhtin (2003), Beaugrande (1997), Beaugrande e Dressler (1983), Fávero e Koch (1994), Halliday (1985), Halliday & Hasan (1976), Koch (2008), Marcuschi (1998, 2008), Mussalim e Bentes (2001), Geraldi (1984, 1997), Almeida (1984, 1987), Costa Val (2006), e outros, de modo a comprovar que, de acordo com a visão corretora para a redação do ENEM, o fenômeno da coesão textual é o critério que garante a existência da textualidade, no entanto, interessa-nos analisar a concepção desse critério quanto ao seu funcionamento no texto do aluno. Dessa forma, a pesquisa entende que, para pensar o uso desses mecanismos de coesão na perspectiva do Exame Nacional, torna- se urgente recorrer a uma análise com base nas prerrogativas acadêmicas, isto é, no aparato reflexivo em torno da coesão por pesquisadores da área da Linguística Textual (LT), os documentos norteadores ao participante e as tomadas de decisão por parte do “professor corretor” que, por seu turno, operacionaliza uma série de conhecimentos (advindos da própria formação, da prática de ensino e das orientações ofertadas por um curso de capacitação disponibilizada anualmente pelo Inep, em nome do Ministério da Educação) para avaliar graus de proficiência na competência direcionada à coesão.
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WILENA WERONEZ DA CONCEIÇÃO SILVA
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A POÉTICA ORAL FEMININA NA CAPOEIRA: Rasteira no servilismo e um martelo no silenciamento das vozes de mulheresA POÉTICA ORAL FEMININA NA CAPOEIRA: Rasteira no servilismo e um martelo no silenciamento das vozes de mulheres
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 30/08/2024
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A presente pesquisa investiga as poéticas orais de performance na capoeira com recorte na produção oral de autoria de mulheres capoeiristas e tem como objetivo, elucidar o problema acerca da manifestação crítica relacionada a interseccionalidade entre gênero, raça e classe a qual mulheres capoeiristas estão inseridas e que viabiliza as distintas manifestações de poder entre homens e mulheres nos espaços de acontecimento da capoeira. Neste trabalho, a análise parte do cenário de invisibilização da identidade de mulheres capoeiristas no processo de autoria e canto das cantigas de capoeira. Para tonificar este objeto no âmbito dos estudos literários de performance oral são utilizadas como base das argumentações, as obras de Paul Zumthor (1997; 2018) como meios de elucidação das questões referentes às manifestações do corpo como instâncias de formulação de saberes e ainda, o conceito de corpo-tela em Leda Maria Martins (2021) que marca a ideia de que as compreensões podem ser definidas a partir de inscrições não discursivas. Aliando então as narrativas das cantigas de capoeira, de performance e autoria feminina, possibilita-se então a reformulação dos lugares que mulheres capoeiristas ocupam no universo da mandigagem e que contribuem para os debates acerca dos lugares de fala dessas mulheres. Este trabalho assume ainda, uma escrita costurada ao conceito de escrevivência de Conceição Evaristo. A palavra oraliturizada enraiza-se no corpo e manifesta conhecimento, desta forma, as cantigas de capoeira de autoria feminina fomentam os processos de emancipação do corpo de mulheres capoeiristas através de seus versos.
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IZABELLA PIMENTEL FRANCO CALAÇA
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FATO X OPINIÃO NO INSTAGRAM: O CONTRATO COMUNICACIONAL DO GÊNERO POST NO PERFIL DA AGÊNCIA LUPA
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Orientador : JOAO BENVINDO DE MOURA
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Data: 28/08/2024
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Esta dissertação propõe-se a investigar a produção e interpretação de discursos no mundo digital, concentrando-se no contrato comunicacional estabelecido pelo gênero situacional post de Instagram. Para tanto, o trabalho fundamenta-se nos estudos em Semiolinguística, de Patrick Charaudeau e na Análise do Discurso Digital proposta por Marie-Anne Paveau e Cristiane Dias. Trata-se de uma pesquisa básica, quanto à natureza; qualitativa e interpretativa, quanto à abordagem; descritiva e explicativa, quanto ao objetivo e de caráter documental, no tocante aos procedimentos técnicos. O corpus foi composto por 43 posts do perfil da agência de checagem de informações Lupa, na semana prévia ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os resultados demonstram que o contrato comunicacional envolvendo o discurso da Agência Lupa tem como principal propósito o "fazer-saber". O propósito da Agência está centralizado em informar e comprovar informações de cunho político-social, construindo sua identidade no cenário midiático da web 2.0. No nível discursivo, identifica-se a presença mais recorrente dos modos enunciativo e narrativo. Os modos de tematização incluem análise, reportagem e checagem, enquanto o modo enunciativo destaca-se pela delocução. No nível formal, observa-se a estruturação da ordem linguageira do discurso, especialmente nas legendas, características do gênero post de Instagram. As restrições situacionais, comunicacionais e formais do contrato comunicacional são cuidadosamente estabelecidas no gênero analisado, visando garantir a adequação, eficácia e compreensão mútua na interação verbal. No tocante ao modo de organização do discurso narrativo, a Lupa adota um narrador-contador para manter a objetividade, mas também utiliza a 1ª pessoa do plural para reforçar a identidade e engajamento dos leitores. Já a análise do modo enunciativo revela o comportamento delocutivo como predominante, com destaque para as modalidades de constatação e evidência. Concluímos que o contrato comunicacional entre a Agência Lupa e a sociedade em geral é pautado pela finalidade, identidade dos participantes, propósito e circunstâncias materiais implicando, portanto, condições como a existência de dois sujeitos em relação de intersubjetividade, de convenções, normas e acordos que regulam a troca linguageira e de saberes partilhados, que compõem as circunstâncias de produção e interpretação do discurso, assim como a escolha da organização discursiva implica nos efeitos de imparcialidade e credibilidade.
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ANDRESSA KELLY LIMA MOURA
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DOZE CONTOS PEREGRINOS, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ, E O REFLEXO DO DRAMA LATINO-AMERICANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PARTICULARIDADE ESTÉTICA EM GEORG LUKÁCS
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Orientador : LUIZIR DE OLIVEIRA
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Data: 27/08/2024
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A presente dissertação propõe uma análise da obra Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez, à luz da categoria da particularidade estética, conforme entendida por Georg Lukács em sua Estética. García Márquez, indispensável escritor latino-americano, destaca-se por sua habilidade em refletir a realidade da América Latina por meio do realismo maravilhoso e mais amplamente do insólito ficcional, relacionando o real e o absurdo. Este estudo busca explorar como os contos de Márquez dialogam com a realidade latino-americana utilizando o espaço europeu como cenário de contradições. A pesquisa se concentra na particularidade estética em Doze contos peregrinos (1992), investigando como a obra reflete o singular e o universal da realidade, conforme os pressupostos filosóficos de Lukács. A análise marxista-lukacsiana permite refletir sobre questões históricas, políticas, culturais e econômicas em um contexto de crise estrutural do capital, que impulsiona crises humanitárias e fenômenos migratórios. Propomos, como objetivo geral, analisar a particularidade da obra Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez, a partir dos postulados estéticos de Georg Lukács. E como objetivos específicos: a) investigar o pressuposto da obra Doze contos peregrinos, a saber, a vivência de imigrantes latino-americanos na Europa, e sua relação com a realidade objetiva que lhe dá assentamento; b) compreender a categoria da particularidade, presente nos fundamentos estéticos de Georg Lukács, como essencial para o reflexo da realidade e para a conformação da obra artístico-literária em geral e da contística Doze Contos Peregrinos, de Gabriel García Márquez, em específico; c) apreender que visão de mundo e perspectiva social e histórica o reflexo da realidade objetiva contido em Doze Contos Peregrinos incorpora e traduz. O método de pesquisa adotado é o materialismo histórico-dialético, fundamentado na epistemologia marxista, que vai além da imediatez da realidade para entender a relação entre essência e aparência. A investigação baseia-se na estética de Lukács, que vê a arte como um reflexo da realidade objetiva, e coloca a particularidade estética como categoria central. A análise dos contos "Boa viagem, senhor presidente", "Maria dos prazeres" e "Teu rastro de sangue na neve" visa destacar a essência e relevância da obra e sua particularidade estética. O estudo busca uma análise rica e fiel da obra enquanto reflexo artístico, ampliando a compreensão da realidade objetiva da qual nasceu.
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LUIS FELIPE DIAS RIBEIRO
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A Representação da Ideologia do Personagem em Ecotopia, de Ernest Callenbach, à Luz do Materialismo Histórico-Dialético
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Orientador : LUIZIR DE OLIVEIRA
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Data: 27/08/2024
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A catástrofe climática que acomete o planeta vem sendo um vetor de mudanças intranquilas em nossa sociedade. A luta de classes se expõe nas ideias contrastantes entre a burguesia e o proletariado, este último que corretamente define a culpabilização do modo de produção capitalista como principal causador do aquecimento global. Na literatura, essa batalha ideológica se reflete na criação literária dos autores em explorar novos gêneros literários e na representação dos personagens em suas narrativas. Este trabalho possui como objeto de estudo um destes exemplos, a obra Ecotopia (1975), de Ernest Callenbach, na qual, através de artigos jornalísticos e de entradas em um diário, apresenta a jornada de William Weston no país Ecotopia. O romance, marco da criação do subgênero literário da ficção ecotópica, evidencia os conflitos ideológicos do personagem Weston durante sua expedição que geram uma transformação de suas ideias, resultando em sua permanência em Ecotopia. Com foco nessa transformação e nas ideologias que a cercam, esta pesquisa expõe e discute o surgimento da ecotopia como gênero literário, suas ramificações e influências e, a partir dessa compreensão, analisa a representação da ideologia do personagem William Weston e sua transição ideológica na narrativa. Por meio do materialismo histórico-dialético como metodologia, aportado teoricamente nas obras de Marx e Engels (2007, 2010) e nas contribuições de Alves (2010), Eagleton (2011) e Pacífico (2019), utiliza-se desse método de análise na literatura. O arcabouço teórico em relação ao gênero ecotópico fundamenta-se em Anderson (1972), Csicsery-Ronay (2003), James (2003) e Otto (2012), ao passo que na investigação do personagem apoia-se em Lodge (2020), Candido (2018) e Lukács (2010); acerca da ideologia em Williams (2007) e Chauí (2012, 2021), Althusser (1996); e as influências ideológicas na literatura em Williams (1979, 2011), Lukács (2010), Eagleton (2011) e Brandão (1960). Através desta exploração do gênero ecotópico e da análise da ideologia do personagem, é possível identificar a influência da ideologia tanto na criação literária como nos personagens literários como forma de retratar o personagem com sua própria ideologia, sem perder de vista o aspecto da prática política como fio condutor de uma transformação na literatura.
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ANTONIO ARTUR SILVA CANTUÁRIO
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LETRAMENTOS ACADÊMICOS E TRAJÉTORIA DE (RE)ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA DE UM MESTRANDO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 26/08/2024
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Ler e escrever academicamente constitui-se como uma das evidências de que um sujeito se apropriou de práticas sociais relativas ao domínio dos gêneros que circulam em seus campos de conhecimento. No entanto, pesquisas sobre letramentos acadêmicos apontam tensões e dimensões ainda escondidas no domínio dessas práticas mesmo entre membros já inseridos em suas comunidades. Esta pesquisa qualifica-se como um estudo de caso único situado na comunidade de engenharia de materiais, a partir das reflexões teóricas ancoradas nos estudos de gêneros textuais/discursivos e no quadro dos letramentos acadêmicos, apoiando-nos no seguinte questionamento norteador: 1) Como, no processo de construção do projeto de pesquisa na pós-graduação situada em uma comunidade de prática disciplinar, dimensões retórico-linguísticas desse gênero se articulam com práticas de letramentos acadêmicos em contexto disciplinar? Objetivamos, portanto, investigar dimensões retórico-linguísticas e práticas de letramentos acadêmicos no processo de construção do projeto de pesquisa de um mestrando da comunidade de engenharia de materiais, o qual implica as seguintes ações de pesquisa: a) analisar práticas de letramentos acadêmicos, bem como práticas disciplinares da comunidade de engenharia de materiais constitutivas dos letramentos acadêmicos do mestrando e de sua orientadora; b) descrever o processo de construção do projeto de pesquisa, tendo em vista ações retórico-linguísticas e disciplinares sobre o gênero projeto de pesquisa; c) refletir sobre os indícios de processos de letramentos acadêmicos na prática de produção do projeto de pesquisa do mestrando e as implicações dessas práticas à aprendizagem de gêneros. A abordagem teórico-metodológica respalda-se na perspectiva dos estudos de gêneros (Bakhtin, 2011; Bazerman, 2006, 2015), Devitt (2004, 2020), Miller (2009), Swales (1990, 2016) etc e na perspectiva socioantropológica e etnográfica dos letramentos acadêmicos (Lea e Street, 1998; Lillis, 2008; Fischer, 2007; Fiad, 2011, 2015) etc. Matteo (mestrando) e Alfa (orientadora) são os participantes, membros da engenharia de materiais com os quais geramos os dados que incluem as conversas oriundas das entrevistas realizadas em mais de uma etapa e das conversas cíclicas, comentários em torno do projeto de pesquisa e suas versões escritas (primeira escrita, a versão com correções e versão final), parecer do projeto de pesquisa e informações documentais retiradas das diretrizes dos cursos de engenharia, do relatório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal) sobre as engenharias na última avaliação, bem como dados de um manual de introdução ao curso de engenharia. A apropriação das práticas disciplinares da engenharia de materiais é constitutiva dos letramentos acadêmicos desses participantes e suas histórias de letramentos são determinadas na escrita do projeto de pesquisa. Há tensões entre expectativas da orientadora e o que efetivamente Matteo demonstra saber no processo de escrita do projeto de pesquisa. A articulação da análise retórica associada à etnografia linguística pode contribuir, como sugerem as análises, tanto para analistas como para professores e orientadores enquanto abordagem metodológica para o ensino dos gêneros acadêmicos, superando contextos de análise e ensino que ampliam a lacuna entre texto e contexto.
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EVANDO LUIZ E SILVA SOARES DA ROCHA
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O PAPEL DOS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: das rubricas às interações virtuais
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 21/08/2024
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Esta Tese incorpora a atualidade do pensamento freiriano e os construtos da Linguística Aplicada buscando embasamento para abordagens teóricas e aplicadas no campo dos estudos da linguagem, tecendo aproximações e atualizações com os estudos de letramentos, de práticas de letramentos, eventos de letramentos, múltiplos letramentos, multiletramentos e letramentos críticos. A pesquisa situa-se no contexto espacial do município de Palmeirais (PI), enfocando os sujeitos, as práticas humanas, a multiculturalidade e o ensino de linguagem. O objetivo principal é investigar o papel dos multiletramentos no ensino remoto considerando domínios reflexivos e críticos sobre as linguagens e os diferentes contextos sociais e multiculturais. O problema da pesquisa reflete-se no seguinte questionamento: como os multiletramentos são evocados de maneira que respondam às demandas socioeducacionais, interacionais e multiculturais dos indivíduos? A assertiva de que os multiletramentos são inscritos nas vivências dos sujeitos e atuam para que as experiências locais reflitam sobre os saberes e os construtos globais da tecnologia, da cultura e do conhecimento corporifica a hipótese do trabalho. A investigação caracteriza-se como qualitativa de natureza etnográfica crítica (Magalhães, 2012), firmada nos campos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; Rajagopalan, 2003, 2006), também conforme as reflexões de Freire (1989, 1992, 2000, 2004, 2017), na Linguística Aplicada e Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006; Pennycook; Makoni, 2019), na Pedagogia dos Multiletramentos, conforme o Grupo de Nova Londres (GNL, 1996). A investigação evidenciou contribuições para a compreensão das particularidades do ensino remoto, o que pode espelhar ações presentes e futuras servindo como design ou apresentando soluções já experimentadas no âmbito do período pandêmico, como também contribuir com reflexões para se repensar o ensino de linguagem na dimensão de uma educação linguística crítica, reconhecendo os sujeitos para além dos espaços escolares tanto para situações mediadas com o uso de tecnologias digitais, como para situações em que não se faça uso de ferramentas tecnológicas.
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JOSÉ CLEDINALDO DOS SANTOS GUERRA
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REFLEXÕES SOBRE PROFISSÕES INVISIBILIZADAS: O poder, o ser, o saber e o sentir na produção textual de futuros professores de língua espanhola no viés do letramento crítico
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 19/08/2024
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Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida com base nos princípios metodológicos da perspectiva interpretativista, transformativa e da pesquisa-ação e foi decorrente de uma disciplina acadêmica curricular de Língua Espanhola III: Ortografia, com carga horária de 60 horas-aula, ministrada por este pesquisador na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no ano de 2022. Nessa abordagem, os estudantes tiveram a responsabilidade de produzir textos referentes às entrevistas feitas com eles mesmos sobre algumas profissões que eles exerciam na época de realização da pesquisa. Foram matriculados quatorze alunos da graduação em Letras Espanhol dessa universidade pública, mas somente doze alunos participaram das aulas, no período de abril de 2022 a julho de 2022, de forma integralmente presencial. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar como os futuros professores construíram significados sobre as relações de poder, ser e sentir a partir de suas produções textuais e como eles refletiam sobre a aprendizagem, tendo como suporte as profissões que exerciam. O embasamento teórico ficou a cargo da teoria do letramento crítico (Freire, 1987, 1989, 2011, 2014, 2015, 2016a, 2016b, 2019; Janks, 2013, 2016, 2018; Duboc, 2016, Monte Mor, 2012; Morrell, 2007; Jordão, 2016, 2017; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020); decolonialidade (Maldonado-Torres, 2007; Santos, 2007; Quijano, 2005; Walsh, 2013); do letramento digital (Dudeney; Hocky; Pegrum, 2016; Barton; Lee, 2015, Buzato, 2009); da aprendizagem de língua adicional (Paraquett, 2009; Paiva, 2014; Rajagopalan, 2003; Canagarajah, 2011); e da leitura e escrita (Kalantzis; Cope; Zapata, 2019, Ferrarezi Júnior; Carvalho, 2015). Esses aportes teóricos embasaram esta pesquisa para uma abordagem renovada na educação de língua adicional no viés do letramento crítico. As investigações revelaram que os futuros professores de língua espanhola construíram significados e refletiram criticamente sobre relações de poder – resistência, opressão, violência, exploração, dominação, luta, justiça, injustiça e liberdade; ser – desumanização, amor próprio, valorização, injustiça, determinação, reconhecimento pessoal, diferenças, respeito e preconceito; saber – aprender, ensinar, educação, ensino tradicional, ensino voltado para o pensamento crítico, dificuldade na aprendizagem, construção de novos conhecimentos e saberes, autonomia na aprendizagem e convivência; e sentir – empatia, alteridade, valores, sofrimento, individualismo, coletividade, compaixão, respeito e humanidade. O texto que os futuros professores produziram na pesquisa fez com que eles pudessem refletir sobre a valorização do próximo, mostrando realidades, vivências e experiências do mundo real. Ademais, os resultados obtidos na pesquisa poderão contribuir para que futuros professores de língua espanhola possam refletir e entender que uma das formas de posicionamento decolonial pode acontecer através do ensino e da aprendizagem de uma língua adicional
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THALITA CHRISTINA CAVALCANTE ARRÉ
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EDUCAÇÃO BILÍNGUE PÚBLICA É POSSÍVEL - UM MAPEAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS BILÍNGUES BRASILEIRAS
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 16/08/2024
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A pesquisa aqui apresentada surgiu a partir de discussões e conversas com a minha orientadora e com nosso grupo de pesquisa. Nosso desejo inicial era que esta pesquisa pudesse ser um ponto de partida para a implementação de uma escola pública bilíngue para o estado do Piauí, entretanto fez-se necessária a modificação do objetivo principal da pesquisa, que passou a ser pautado em desenvolver um mapeamento das escolas públicas bilíngues brasileiras por meio de coleta e análise de algumas características presentes nas escolas pesquisadas, tais quais o programa/currículo e ações bilíngues das escolas pesquisadas, o material didático adotado, o processo de seleção do professor para atuar nessas escolas, a preparação inicial e formação continuada de professores, o projeto político pedagógico e as mudanças sociais na comunidade escolar por meio de um estudo de caso. Para tal, a escola/educação bilíngue é definida sob a perspectiva de diferentes autores em momentos distintos (Mackey, 1972; Hornberger, 1991; Hamers; Blanc, 2000; Mejía, 2002; García, 2009, 2014; Megale; El Kadri, 2023), além da escola bilíngue brasileira (Rajagopalan, 2003, 2004, 2013; Mello, 2010; Gazzoti;, Liberali, 2014; Megale, 2022; Megale; El Kadri, 2023), e por acreditar que o podemos atingir um ensino público de maior qualidade bem como uma situação de equidade entre os alunos por meio da educação bilíngue, como afirmam estudiosos acerca de currículo para escola bilíngue como Castro-Gómez (2007); Grosfoguel (2007); Liberali (2019), de uma visão heteroglóssica da língua como Bakhtin (1981); Busch (2012, 2014), de teorias como a translinguagem partindo de reflexões trazidas por Baker (2001); Mignolo (2000, 2002); García (2009, 2014); Li Wei (2011); Welp; García (2022), daa interculturalidade crítica (Walsh, 2007, 2011; Candau, 2013, 2014), nas metodologias CLIL ( Pérez-Cañado, 2012; Coyle, 2008, 2009; Coyle, Hood Marsh, 2010) e PBL (Faria; Puche, 2020), além de tecer considerações sobre a formação de professores para escolas bilíngues (Celani, 2010; Lucas; Villegas, 2013; Megale, 2020; Freire,1967, 1992, 2009, 2022) e as mudanças no contexto escolar com a implementação de uma escola bilíngue (García, 2009; Cavalcanti, 2013). A pesquisa tem como cenário seis escolas bilíngues públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e tem como sujeitos seis gestores dessas escolas e dez professores que ensinam componentes curriculares em língua adicional. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados um questionário para os gestores e outro para os professores. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que cada instituição organiza seu currículo; carga horária, materiais didáticos, seleção, preparação inicial e formação continuada de forma a contemplar seus objetivos, demonstrando diferenças nas categorias analisadas. Dessa forma, faz-se necessário um documento que possa direcionar as escolas. Além disso, observou-se, na maioria dos relatos, um impacto positivo das iniciativas bilíngues nas comunidades escolares, com maior procura por matrículas, maior engajamento dos pais e alunos, e aspirações elevadas dos alunos. Conclui-se que este estudo trouxe a reflexão acerca da escassez de escolas bilíngues públicas, que se configura como um obstáculo cruel para muitos jovens de classes sociais menos favorecidas.
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ANGELA RAQUEL DO NASCIMENTO BASTOS
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A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS COMO PERSPECTIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NAS LEITURAS DE TEXTOS DE LÍNGUA FRANCESA: POR UMA FORMAÇÃO DE LEITORES PLURILÍNGUES
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 15/08/2024
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As frequentes migrações pelo mundo, algo extremamente antigo, faz-nos ver o quão ultrapassado é crer que a maior parte dos países são monolíngues. Embora vejamos cenários multilíngues pelo planeta, o ensino de línguas estrangeiras continua calcado numa tradição de estudo individualizado. Na contramão disso estão o plurilinguismo e as abordagens plurais, como é o caso da Intercompreensão. Conforme Escudé e Janin (2010), o termo Intercompreensão foi utilizado inicialmente pelo linguista Jules Ronjat para caracterizar a capacidade das pessoas de compreender dialetos de diferentes línguas oriundas da mesma família. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender as mudanças no desenvolvimento da compreensão escrita dos estudantes de Letras Português-Francês da Universidade Federal do Piauí, na utilização das estratégias da Intercompreensão para leitura de charges em língua francesa. O estudo situa-se no contexto do ensino de francês como língua estrangeira (FLE) para os estudantes do curso de graduação em Letras Português-Francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como objetivos específicos temos: i) elaborar ações que possibilitem aos estudantes, participantes da pesquisa, conhecer e aplicar estratégias de leitura na compreensão de charges em língua francesa, baseadas na Intercompreensão; ii) verificar o percurso reflexivo dos participantes da pesquisa sobre o processo de desenvolvimento da compreensão de charges em língua francesa ao utilizar a Intercompreensão como abordagem de ensino e aprendizagem; iii) analisar as contribuições das ações realizadas no curso de extensão sobre Intercompreensão no processo de desenvolvimento linguístico dos estudantes de Letras Português-Francês. Tais objetivos foram concretizados com o apoio em três perguntas de pesquisa que direcionaram todo o trabalho. As questões são: 1) quais são as especificidades no tratamento de charges que podem ser privilegiadas em um trabalho intercompreensivo? 2) De que maneira o participante pode demonstrar sua aprendizagem por meio da Intercompreensão? 3) Quais aspectos podem ser apresentados como resultado do contato dos participantes com a IC? Em que dimensões a formação proposta pelo curso de extensão “Intercompreensão e Leitura” contribuiu para a formação dos estudantes de Letras Português-Francês? O trabalho situa-se no campo teórico da Intercompreensão (IC), abordando suas especificidades, representações e métodos didático-pedagógicos. Para concretizar a pesquisa utilizamos a pesquisa-ação como metodologia de trabalho, uma vez que engloba tanto estratégias de reflexão (pesquisa) quanto de intervenção (ação). Os resultados da pesquisa apontam para o potencial da Intercompreensão (IC) em diversas dimensões formativas importantes para o estudante de Letras Português-Francês. A experiência intercompreensiva na leitura de charges em/de língua francesa transformou os repertórios linguísticos e de aprendizagem dos participantes, permitindo que eles se redescobrissem como leitores, aprendizes de línguas e, ainda, como estudantes e futuros profissionais de Letras.
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FRANCISCO ALMEIDA DE SOUSA NETO
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UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA TEORIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
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Orientador : CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
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Data: 15/08/2024
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Esta dissertação tem como objetivo geral verificar como a variação linguística é tratada no livro didático de língua portuguesa destinado ao 5º ano do ensino fundamental I. Como abordagem metodológica, apesar da teoria da Variação Linguística constituir-se em uma abordagem teórico-metodológica quantitativa, por envolver percentuais e estatísticas, neste trabalho vamos analisar como o conteúdo da variação é apresentado no livro didático direcionado para os professores e alunos, sem a preocupação de mensuração. Por isso, trata-se de uma pesquisa eminentemente qualitativa direcionada à abordagem da variação linguística em livro didático. A fundamentação teórica inclui autores como Bagno (2007), Faraco (2008) e Bortoni-Ricardo (2005), entre outros relevantes para o estudo. A partir das análises realizadas, tornou-se evidente que o livro aborda a variação linguística de maneira superficial e inadequada, sem proporcionar uma análise detalhada ou crítica sobre a diversidade linguística.
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ELISA DAYANE FEITOSA SOUZA
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O jogo com o leitor na HQ Diomedes, de Lourenço Mutarelli.
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Data: 22/07/2024
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Esta pesquisa analisa o jogo realizado com o leitor na história em quadrinhos Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli. Tais histórias foram publicadas, inicialmente, em volumes separados, de modo. que o primeiro foi na data de 1997. Somente em 2012, a editora Companhia das Letras reuniu todas as histórias, transformando-as em um único exemplar. A trilogia narra os dilemas do detetive Diomedes, um anti-herói que nunca desvendou nenhum caso. Nessa produção, nota-se que Mutarelli atribui características a Diomedes, as quais remetem à degradação do ser, evidenciando mazelas como a brutalidade, o desiquilíbrio social e a solidão enfrentada pelos sujeitos pós-modernos. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é discutir o jogo do Efeito Estético que a HQ Diomedes provoca no leitor. Enquanto objetivos específicos, intenta-se: delinear a relação entre os elementos do jogo imagético e textual na narrativa; analisar os mecanismos envolvidos na produção do Efeito Estético; e descrever a maneira com que o leitor atualiza e preenche os espaços vazios na obra. Esta é uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório bibliográfico, cujas respostas foram buscadas em bibliotecas físicas e virtuais, tendo como suporte os preceitos básicos da teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996) - (1999), bem como as contribuições de Luiz Costa Lima (2006), Jean-Paul Sartre (2004), Borba (2003) e Assis (2016). A investigação se vale, ainda, das concepções de estudiosos sobre a temática das histórias em quadrinhos, a exemplo de Cagnin (1975), Lins (2008), Campos (2015), Eisner (2010), entre outros. Iser, com a teoria do Efeito Estético, debruça-se sobre o gênero textual romance. Apesar de o romance e as histórias em quadrinhos serem de tipologias narrativas, os dois se diferem em relação ao modo de construção. Contudo, entende-se que a teoria de Iser contribui para explicar a experiência estética do texto em quadrinhos.
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EDISON FERNEY CASTRILLÓN ÁNGEL
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Development of resistance narratives as a critical pedagogyand re-existence literacy practice with pre-service English teachers from Brazil and Colombia
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 04/07/2024
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This study analyzes how pre-service English teachers in Brazil and Colombia develop resistance narratives as a practice of critical literacy and re-existence, with the aim of promoting a more diverse, inclusive, and fair linguistic education. The research is based on six theoretical assumptions: 1) Being and identity are constant processes originating from our beginnings; there is no endpoint, only a constant becoming (BAUMAN, 2004, 2013). 2) Critical pedagogy is an alternative for conceiving diversity and education (FREIRE, 1970; GIROUX, 2018, 2020). 3) Resistance is a critical pedagogy practice to live in a just and equitable world (MCLAREN; KINCHELOE, 2007). 4) The Black diaspora constitutes an intrinsic relationship of resistance (WOODSON, 2023). 5) Literacies are always sociocultural and constantly occur in a context where people negotiate critically (SOARES, 2009; MORA et al., 2021). 6) Re-existence is a strategy to achieve the reconceptualization and redefinition of life under conditions of selfdetermination and dignity (ALBÁN-ACHINTE, 2017). The methodological framework is supported by a sociocritical paradigm and uses Online Qualitative Research (OQR) adapted to the health conditions of the COVID-19 pandemic and the distance between participants. Additionally, a Youth Participatory Action Research (YPAR) was implemented to develop an online course as a critical pedagogical practice and re-existence. The results show that pre-service English teachers face oppressions reflected in colonial structures. However, the resistance narratives and reexistence literacies fostered by critical pedagogy allow them to reflect critically and act transformationally. The challenges include personal and structural barriers related to identity and power, while the opportunities lie in using these narratives for personal growth, social justice, and transformative action. The study concludes by emphasizing the need to incorporate linguistic policies that protect and value the cultural and linguistic diversity of teachers, promoting an environment of respect and equity in the classrooms. Additionally, it recommends the implementation of broader critical pedagogical exercises in the Global South, where similar situations with teachers have been identified.
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VALDENY COSTA DE ARAGAO
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A PESSOA SURDA E O ACESSO À JUSTIÇA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE REPRESENTAÇÕES SOBRE DIREITO LINGUÍSTICO E SURDEZ EM DECISÕES JUDICIAIS PROFERIDAS NO ESTADO DO PIAUÍ
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Orientador : JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
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Data: 03/07/2024
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Esta tese, valendo-se do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, ADC (Fairclough, 2001, 2003), do Estudo das Representações Sociais (Van Leeuwen, 1997) e da Teoria do Processo (Neves, 2019) busca analisar representações sobre direito linguístico e surdez em discursos jurídicos e seus efeitos no acesso à justiça de pessoas surdas e na tomada de decisões de magistrados. Desenvolvida a partir da interface entre Linguística e Direito, a pesquisa utiliza-se de ferramentas linguísticas para desvelar relações assimétricas de poder, resgatando nos textos concepções ideológicas, de modo a contestar a suposta objetividade e imparcialidade do discurso jurídico. Com uma abordagem metodológica qualitativa, ou interpretativo-crítica, o estudo encontra suporte na Análise de Discurso Textualmente Orientada, ADTO (Fairclough, 2003) para analisar o discurso em sua relação com a prática social. A geração e coleta de dados sobrevieram de métodos etnográficos: observação participante (audiências de instrução e julgamento), notas de campo e leitura de dados documentais. Nessa leitura, foram utilizadas principalmente as categorias linguísticas da lexicalização, ideologia, interdiscurso (Fairclough, 2001), representação dos atores sociais (Van Leeuwen, 1997) e identificação (Castells, 1999). O corpus da pesquisa é extraído de quatro processos judiciais, que têm como parte pessoas com surdez, cada um composto por diferentes gêneros jurídicos, analisados mediante autorizações expressas do Ministério Público do Estado do Piauí, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, UFPI. A análise das escolhas lexicais e dos significados das palavras permitiram identificar no corpus concepções ideológicas distintas sobre a pessoa com surdez, ora representada como “surda-muda”, “que não entende”, “incapaz”, “com retardo mental”, ora como alguém capaz, que se comunica por sinais, que presta depoimento. Na prática jurídica, a ausência de intérpretes, ou outros recursos de comunicação, impede que pessoas surdas participem do convencimento do juiz. Por outro lado, por meio da Libras, o surdo deixa de ser parte inerte no processo e passa a exercer seu direito ao contraditório e à ampla defesa. Ao desvelar ideologias marcadas nos textos, põem-se, portanto, à disposição de operadores de direito novas formas de interpretar, de apresentar soluções ao mérito, de promover acessibilidade às pessoas surdas e assegurar-lhes garantias fundamentais, como o direito linguístico e o acesso à justiça.
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MARINA DA SILVA CARVALHO DUCK
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O DIAGRAMA COMO ESTRATÉGIA MEDIADORA DE COMPREENSÃO NA LEITURA DE TEXTOS ACADÊMICOS
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Orientador : MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
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Data: 28/06/2024
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O estudo do texto tem se ampliado em diversas dimensões, considerando-o como um objeto multimodal e analisando-o para além das fronteiras da significação textual. Essa ampliação da definição de texto levou a Linguística, em específico a Linguística do texto, a buscar relações com outras áreas para abranger os diferentes aspectos de textualidade como, por exemplo, elementos imagéticos. Assim, além da leitura verbal, a leitura da imagem, que pode se associar ou não ao verbal, ganha relevo nas pesquisas sobre o texto. Dentre os diferentes ambientes de circulação, este trabalho se situa no contexto acadêmico, destacando textos que agregam recursos imagéticos em sua constituição, em especial, o uso do diagrama como recurso para facilitar a compreensão da leitura desses textos que, em geral, são considerados densos por estudantes universitários, problematização que move esta pesquisa. A pergunta central é: como o diagrama, influencia a compreensão de textos acadêmicos? O objetivo principal com o estudo é analisar como o diagrama funciona como recurso facilitador para compreensão de textos acadêmicos e como sua presença ou ausência impactam na proficiência leitora. Dentre os objetivos específicos, comparar o processamento de leitura por meio dos diagramas elaborados por cada participante. Com base em estudos anteriores, a multimodais em textos acadêmicos mostrou-se eficaz para a tarefa de compreensão produzida por alunos universitários. Com esta pesquisa pretendemos avaliar os resultados apresentados; assim, apoiamos a pesquisa em estudos teóricos como Paiva (2013), Levin (1983) e Moore (1993) que trazem reflexões acerca do uso dos infográficos e ilustrações, Van Dijk (2000) com processamento cognitivo, Moreira (2012) e Eppler (2006) que tratam de conceitos relacionados ao funcionamento e a composição dos diagramas. A pesquisa é caracterizada como pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O estudo teve como participantes estudantes do Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI, durante o semestre de 2023.1 que cursaram a disciplina Gramática. Os passos metodológicos, incluíram (i) consulta aos participantes da pesquisa, por meio de questionários abertos, sobre a função dos diagramas como estratégia facilitadora para a compreensão de textos acadêmicos, (ii) elaboração de um diagrama, com base na leitura de um texto acadêmico, para avaliar o desempenho leitor por meio da sumarização das ideias. Com base nas respostas dadas aos questionamentos feitos aos alunos e nas atividades de verificação percebemos, em análise parcial, que as alunas consideram o diagrama recurso facilitador para leitura, funcionando como importante estratégia mediadora para a compreensão.
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GABRIELA NATHANA DE SOUSA CUNHA
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É PRECISO QUE TUDO FIQUE DENTRO DO MESMO CÍRCULO: A BRANQUITUDE BRASILEIRA EM ÁGUA DE BARRELA, DE ELIANA ALVES CRUZ
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 24/06/2024
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Esta dissertação resulta da identificação das estratégias de manutenção de poder da branquitude brasileira a partir da narração no romance Água de Barrela (2018), de Eliana Alves Cruz, compreendendo este tema como uma lacuna de pesquisa nos estudos literários brasileiros. Temos como base teórica Maria Aparecida Bento (2022); Lourenço Cardoso (2017); Sueli Carneiro (2023), além de outros que auxiliam na compreensão das especificidades da branquitude no contexto brasileiro, assim como de estudiosos do gênero narrativo e, particularmente, do romance, como Yves Reuter (2002); Norman Friedman (2002) e Fernanda Miranda (2018). Ademais, a categoria de dicção própria, formulada por Lívia Natália de Souza, opera como ferramenta metodológica, visto que a branquitude, como problema ora posto, “[...] se dá não apenas pelo assunto em cena, mas pelo modo como ele se organiza esteticamente” (Souza, 2018). A análise apontou que o narrador do romance evidencia suas percepções sobre as ações das personagens brancas da família Vieira Tosta, utilizando um tom crítico e irônico. Além disso, a escolha de vocábulos e de expressões populares, as organizações lexicais e a pontuação, contribuem para criar uma narrativa que instiga o leitor a uma reflexão sobre aquilo que o rodeia no que diz respeito às relações raciais no Brasil.
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ÉRICA PIRES CONDE
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SABERES MOBILIZADOS EM ATIVIDADES DE LEITURA: PRÁTICAS DOCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
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Orientador : IVEUTA DE ABREU LOPES
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Data: 06/06/2024
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Os eventos de leitura, desenvolvidas na sala de aula, devem visar à formação de leitores competentes. Trabalhar, no estágio supervisionado, com essa perspectiva, é a proposta deste trabalho, considerando como a teoria adquirida na formação inicial e a prática, no estágio, coadunam-se para a construção do futuro professor de leitura. Assim, elegeu-se como objeto de estudo saberes mobilizados por professore em formação inicial na construção dos eventos de leitura. O ponto central desta pesquisa se volta para duas situações: os conhecimentos teóricos quanto ao ensino de leitura, trazidos para o estágio por professores em formação inicial, do curso de Letras/UFPI, e as práticas de leitura, desenvolvidas na regência para o ensino fundamental, no estágio supervisionado. A questão geral que norteou este estudo foi: Que saberes docentes são mobilizados pelos professores em formação inicial de Letras/Português, nos eventos de aula de leitura, no estágio supervisionado? Sendo o objetivo geral: Investigar os saberes teóricos e práticos de leitura, mobilizados pelos professores em formação inicial do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. O aporte teórico deste estudo divide-se em duas seções: a primeira parte que se ancora nas ideias de Kato (1995), de Leffa (1996, 1999), de Solé (1998), dos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – Língua Portuguesa (Brasil, 1998; 2000), de Antunes (2003), de Rojo (2004; 2009), Ataíde (2013), de Segabinazi; Lucena (2016), de Ferrarezi Jr; Carvalho (2017), da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); de Vicari et al (2019), de Holanda (2020) e de Silva; Monteiro; Souza (2020), dentre outros, tratando da leitura; e a segunda, na Lei 9394/96 (Brasil, 1996), em Pimenta (1997), em Perrenoud (2002), em Tardif (2005), em Oliveira e Cunha (2006), em Gauthier et al (2006), em Passerini (2007), em Januário (2008), em Santos Filho (2010), em Freire (2011), em Silva (2011), e em Pimenta e Lima (2012), que discute o estágio supervisionado, os saberes docentes e a transposição didática. Os dados desta investigação foram coletados em uma turma de Estágio Supervisionado III, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa desenvolvida é de campo, sendo qualitativa, com vertente etnográfica em sala de aula. A relevância deste estudo está na possibilidade de abrir espaço para investigação e reflexão sobre a função do estágio supervisionado na formação inicial do professor de língua portuguesa, no que se refere à mobilização de saberes teóricos e práticos na construção do evento de leitura. O resultado aponta para lacunas teóricas e práticas na formação inicial dos professores de língua portuguesa, no que se refere à construção de eventos de leituras.
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FRANCISCO DE SOUSA RODRIGUES
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ENSINO BILÍNGUE EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE SURDOS
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Orientador : JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
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Data: 24/05/2024
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A educação de Surdos, no Brasil, passou por mudanças nas últimas três décadas. Já submetida a um modelo segregacionista e a abordagens como Oralismo e Comunicação Total, vê-se a resistência dos Surdos à imposição de formas não reconhecedoras de suas singularidades linguísticas, identitárias e culturais. Dispositivos como a Lei 10.436/2002 fortalecem e reconhecem como instrumento legal de comunicação e expressão da comunidade surda a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que não substitui a modalidade escrita da Língua Portuguesa, conforme a referida Lei. Assim, mostra-se como opção a proposta de educação bilíngue para Surdos em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas quais a perspectiva bilíngue evidencia-se como uma sugestão em que a Libras é usada como língua de instrução, dando todo um aparato para o aprendizado da Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2). Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho é investigar como se dá o aprendizado de português por parte dos Surdos, evidenciando as estratégias docentes em relação à leitura na perspectiva bilíngue, em uma sala de AEE de Teresina. Como objetivos específicos, propomos: a) identificar as estratégias de leitura usadas pelos docentes para ensino de Língua Portuguesa como L2; b) descrever as estratégias de leitura do aluno Surdo na perspectiva bilíngue a partir de gêneros textuais explorados; e c) verificar se as estratégias docentes atendem às especificidades dos alunos Surdos no aprendizado de língua portuguesa como L2. A proposta seguirá uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, com objetivo descritivo e explicativo. O aporte teórico contempla autores como Bento (2021), Fernandes (2012), Pires e Santos (2020), Quadros e Karnopp (2014), Gabriel (2022), dentre outros. Esperamos confirmar (ou não) que o desenvolvimento das habilidades de leitura passa pela concretização da perspectiva bilíngue e pelo uso da contextualização visual de textos.
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IGOR CUNHA ROCHA
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: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ADULTOS SOBRE O USO DO RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL QUIZIZZ PARA APRENDER VOCABULÁRIO EM INGLÊS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 23/05/2024
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CCom a evolução da tecnologia, percebe-se a necessidade da sua inserção dentro de sala de aula, porém, ainda há muitos obstáculos a serem ultrapassados para que seu uso seja eficaz. O presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções de estudantes adultos quanto ao uso do recurso eduacacional digital Quizizz na aquisição de vocabulário e, para isso, o estudo apoia-se em discussões sobre o uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês e as percepções dos alunos sobre o uso delas em sala de aula. Os dados foram gerados em uma escola de idiomas, onde foram aplicadas 6 sessões do Quizziz com alunos de nível intermediário em uma única turma. Um treinamento foi realizado com a professora da turma e ao final de cada aplicação os alunos precisavam responder ao one-minute reflection, que consistia em uma reflexão sobre o aprendizado do dia em apenas 60 segundos. Por fim, um questionário foi aplicado ao final das 6 sessões, com objetivo de gerar dados que pudessem responder aos questionamentos do estudo. Os resultados indicaram que o Quizizz pode ser uma ferramenta valiosa para potencializar o ensino de línguas estrangeiras, desde que haja uma combinação harmoniosa com métodos de ensino diversos e inovações que enriqueçam a experiência educacional. Além disso, os participantes do estudo reconheceram que ferramentas digitais, como o Quizizz, trazem uma abordagem inovadora e envolvente para a sala de aula, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.
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ANDRESSA MAYARA BEZERRA DE OLIVEIRA LIMA
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REPRESENTAÇÃO DE CRIMES LITERÁRIOS EM "TORTO ARADO", DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR, E "ÁGUA DE BARRELA", DE ELIANA ALVES CRUZ: LITERATURA E DIREITOS HUMANOS EM DEBATE
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Orientador : CARLOS ANDRE PINHEIRO
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Data: 21/05/2024
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Os crimes têm sido uma presença constante na literatura ao longo dos séculos, servindo como tema principal em muitos romances, contos e poemas. Desde a época dos clássicos gregos até os dias atuais, os escritores têm explorado o lado mais obscuro da natureza humana, retratando crimes de todas as formas e tamanhos. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a representação de crimes literários presentes nas obras “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior e “Água de Barrela”, de Eliana Alves Cruz, tais como o racismo, a violência de gênero, o assédio, o estupro e o homicídio. Visa-se ainda compreender como esses crimes são abordados na narrativa contemporânea brasileira e de que forma se relacionam com a defesa dos direitos humanos. A pesquisa se propõe a identificar, nas obras literárias mencionadas, a ênfase na relação entre literatura e direitos humanos. Destarte, partindo da hipótese de que a Literatura se mostra como uma possível plataforma para as denúncias da realidade social, a inquietação epistemológica subjaz no seguinte problema de pesquisa: qual a relação existente entre Literatura e Direitos Humanos, por meio da análise dos crimes literários presentes nas obras “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior e “Água de barrela”, de Eliana Alves Cruz? Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa tem natureza explicativa, uma vez que busca esclarecer as múltiplas relações que envolvem a criação da narrativa ficcional, articulando os conceitos da teoria literária com saberes advindos de outras áreas do conhecimento, essencialmente das Ciências Jurídicas. A abordagem teórico-metodológica respalda-se em autores como Lynn Hunt (2009), Michel Foucault (2021), Jacques Derrida (1992), René Welleck e Austin Warren (2003), Antonio Candido (1975), Antonie Compagnon (2009), Fernando Capez (2020), Frantz Fanon (2008), Sigmund Freud (1990) entre outros para subsidiar a reflexões em torno da relação dos direitos humanos e da Literatura; na perspectiva do espaço ficcional para representar o locus da narrativa e sua relação com os personagens destacamos autores como Éric Dardel (2011), Gaston Bachelard (1999) e Milton Santos (2012). Para examinar as representações de violência e justiça presentes nessas obras, será empregado um método de análise de conteúdo, notadamente dialético, permitindo uma leitura detalhada das estratégias narrativas adotadas pelos autores, que problematizam caracteres contidos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e no Código Civil de 2002, bem como do anteprojeto do Novo Código Civil e da Resolução nº 710, de 20 de novembro de 2020 (que institucionaliza a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas). O paralelo estabelecido entre as obras selecionadas contribuirá para uma compreensão mais ampla dos temas abordados e das diferentes abordagens empregadas pelos autores. Ao discutir os resultados, tornou-se possível realizar uma reflexão crítica sobre as implicações e a relevância da pesquisa para o campo da Literatura e dos direitos humanos. A análise realizada nesta tese por meio das obras “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, e “Água de Barrela”, de Eliane Alves Cruz, revela uma das maneiras de representar o sistema escravista do Brasil, demonstrando como as práticas descritas (sujeição, disposição do corpo negro, violência, opressão e crime) nos romances sugerem a possibilidade de considerar a arbitrariedade do poder, a resistência, a revolta, a exploração de mão de obra escrava, a violência e a dominação do corpo negro como violações de direitos e cometimento de crimes perpetrados na sociedade.
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MARISA DE OLIVEIRA GOMES
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POÉTICA DIGITAL E O PAPEL DO LEITOR: Diálogos de leitura em E-imigrações
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Data: 06/05/2024
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Diante dos avanços tecnológicos que impactam as artes e, mais especificamente, a literatura, esta dissertação investiga o papel do leitor na literatura digital e a relação dele com o texto, uma interação que nasce e tem seu processo de leitura mediado pelo computador. Como recorte, analisamos a obra e-Imigrações, dos autores Alckmar dos Santos, Vinícius Rutes e Rafael Duarte, criação que congrega a linguagem das HQ’s, a poesia verbal e a imersividade proporcionada pela linguagem computacional. Inicialmente, apresentamos um breve histórico do gênero, as primeiras obras no Brasil e no mundo, e o surgimento da internet. Após, realçamos a relação entre o hardware e o software na produção de obras literárias digitais, a fim de evidenciar de que forma o suporte provoca diferenças nos modos de produção, circulação e recepção pelo público. Aliada à contextualização geral, posicionamos e-Imigrações no gênero para que suas especificidades de criação fossem compreendidas e analisadas, posteriormente, do ponto de vista da leitura como experiência e acontecimento, cujo postulado teórico é baseado na Teoria do Efeito (Iser, 1996; 1999). Além disso, a fundamentação teórica se baseia também em Hayles (2009), para a compreensão clássica do gênero, em Flores (2021), que reflete sobre a atualização das gerações da literatura eletrônica, e em Gainza (2018), com a influência dos trabalhos na América Latina. Utilizamos, ainda, o mapeamento do Atlas da Literatura Digital Brasileira (UFSCar) para entender o desenvolvimento da literatura eletrônica no Brasil. Como aporte teórico, aliamos o conceito de obra aberta de Umberto Eco (1991) na compreensão dos espaços vazios entre a obra literária, o leitor e suas consequências receptivas de apreensão do texto. Com o objetivo de compreender a relação entre as partes que envolvem a leitura literária no meio digital, percebemos que e-Imigrações induz à deslocalização espacial e o comportamento perante as estruturas navegáveis através da imersão do leitor, aprimorando, assim, a função receptiva por meio da estrutura do software.
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TRISTAN NATHANAEL VERAS PEDROSA
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Estratégias retóricas em projetos de pesquisa de docentes das áreas de enfermagem, geografia e física
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 26/04/2024
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Esta dissertação tem como objetivo investigar as regularidades presentes nos projetos de pesquisa de professores efetivos nos cursos de enfermagem, geografia e física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), utilizando uma abordagem sociorretórica de gêneros. Para isso analisamos os recursos textuais, os padrões estruturais, como os passos retóricos, para entender como os projetos são construídos em cada área. Além disso, comparamos as informações coletadas nos projetos de cada área para destacar as principais semelhanças e diferenças no modo como os pesquisadores experientes elaboram seus projetos. Nossa pesquisa teve como base teórica: a abordagem do Inglês para Fins Específicos (Swales, 1990) e os Estudos Retóricos de Gênero (Bazerman, 2009; Miller, 2009); os conceitos de propósito comunicativo e comunidade discursiva, (Swales, 1990; Askehave e Swales, 2009); os manuais de escrita acadêmica que abordam projetos de pesquisa (Motta-Roth e Hendges, 2010; Barros, 2005; Deslandes, 2002), o modelo linguístico de análise de gêneros (Askehave; Swales, 2009, Paré; Smart, 1994). Ademais, apoiamo-nos teoricamente em pesquisas prévias que investigaram a organização retórica de projetos de pesquisa. A metodologia adota uma abordagem Sociorretórica de gêneros, baseada em modelos de análise de gêneros existentes e na noção de comunidades discursivas. O corpus é composto por 15 projetos (5 de cada área) submetidos por professores efetivos da UFPI no SIPAC entre 2021 e 2022. A análise da organização retórica dos projetos revelou a presença de 14 passos retóricos mais recorrentes. Nesse sentido, vale observar que dois passos apareceram em todos os projetos: Apresentando os objetivos da pesquisa e Reivindicando a relevância da pesquisa. A presença deste demonstra a natureza persuasiva do projeto de pesquisa, uma vez que os autores buscam convencer a banca avaliadora da importância de seu trabalho. No entanto, também foram identificadas variações na recorrência de alguns passos, refletindo diferenças temáticas e metodológicas entre as áreas.
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TÂMARA RAMALHO DA SILVA
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O GÊNERO PROJETO DE PESQUISA NA ÁREA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: análise em quatro dimensões sociorretóricas
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Orientador : FRANCISCO ALVES FILHO
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Data: 18/04/2024
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Nesta dissertação, temos como objetivo analisar o processo de construção de projetos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores na área de políticas públicas, no âmbito do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, com foco nas seções de justificativa e delimitação do objeto de estudo. Além disso, refletimos sobre a concepção do projeto de pesquisa na visão dos pesquisadores e a relação pesquisador-objeto de estudo. Ademais, verificamos como manuais de escrita acadêmica e os editais de seleção para ingresso no supracitado programa concebem o projeto de pesquisa e as seções destacadas para a análise. Apoiamo-nos teoricamente nos estudos de Inglês para Fins Específicos (Swales, 1990); e Estudos Retóricos de Gênero (Bazerman, 2009; Miller, 2009), nos pressupostos teóricos sobre propósito comunicativo, comunidade discursiva, (Swales, 1990; Askehave e Swales, 2009; Alves Filho, 2011), cultura disciplinar (Hyland, 2000), nos estudos sobre projetos de pesquisa (Motta-Roth e Hendges, 2010; Barros, 2005; Deslandes, 2002), no modelo linguístico de análise de gêneros (Askehave; Swales, 2009, Paré; Smart, 1994) e utilizamos, também, como pesquisas prévias, estudos realizados sobre organização retórica de projetos de pesquisa. Quanto à metodologia, adotamos uma abordagem mista, combinando análises textuais e contextuais para identificar estratégias retóricas e compreender a visão dos pesquisadores sobre o gênero projeto de pesquisa e sua relação com os objetos de estudo. As análises revelaram sete passos retóricos recorrentes nas seções de justificativa e delimitação do objeto de estudo. Destes passos retóricos, para a seção de justificativa, destacamos o reivindicando a relevância do objeto de estudo, que esteve presente em todos os projetos analisados. Para a seção de delimitação do objeto de estudo, por sua vez, destacamos o passo formulando questões norteadoras da pesquisa, o qual esteve presente em todos os exemplares analisados. Quanto à visão dos pesquisadores sobre o gênero projeto de pesquisa, o discurso dos participantes e dos autores de manuais para a escrita de projeto se aproximam ao compreenderem o projeto de pesquisa como: um instrumento de persuasão, visto que constitui uma etapa do processo de seleção; um guia de planejamento e organização da pesquisa e de caráter flexível. Por fim, ao tratar da relação pesquisador-objeto de estudo, os relatos apresentados destacam a relação intrínseca entre o pesquisador e o objeto de estudo, evidenciando como as motivações pessoais, experiências de vida e trajetória acadêmica influenciam a escolha e o desenvolvimento de um tema de pesquisa
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VIRNA PEREIRA TEIXEIRA
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LETRAMENTOS ESCOLARES: A ESCRITA DO TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO A PARTIR DA NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA
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Orientador : CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
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Data: 01/04/2024
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As práticas letradas no mundo globalizado caracterizam-se, sobretudo, pela complexidade. À medida que as tecnologias audiovisuais e digitais passaram a fazer parte do cotidiano das sociedades, as relações envolvendo escrita e leitura vêm adquirindo novos contornos, forjando artefatos semióticos cada vez mais híbridos. Compreender as relações entre o texto verbal e multimodal, portanto, são demandas da contemporaneidade, as quais devem ser amplamente investigadas e incorporadas à rotina educacional. Nesse sentido, partindo dos Novos Estudos do Letramento (Street, 2014) e suas formulações para o contexto escolar brasileiro (Soares, 2009; Kleiman, 2007; Rojo, 2001; 2009, Bortoni-Ricardo, 2005; 2008, Lopes, 2004, Costa, 2016) buscou-se averiguar, no presente trabalho, se os eventos de letramento, apoiados em narrativas cinematográficas, podem contribuir para a elaboração e escrita do texto dissertativo-argumentativo no Ensino Médio. Esta pesquisa, com efeito, inscreve-se também no campo de estudos dos Letramentos Escolares no Ensino Médio (Cardoso, 2012) e recorre aos aportes teóricos da Narrativa Cinematográfica (Gaudreault; Jost, 2009) e Linguística Textual (Adam, 2011) para subsidiar a análise dos eventos de letramentos em sala de aula, cuja agência escolar pertence à rede pública estadual de Teresina - PI. Em termos metodológicos, conduziu-se uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa e exploratória, tendo como referência a abordagem etnográfica. O percurso em campo, que contou com a participação de 15 (quinze) sujeitos, na faixa etária dos 16 aos 20 anos, compreendeu todo o ano letivo de 2022. Quanto à dimensão pedagógica, foram organizadas sequências didáticas (Pessoa, 2014) que, por sua vez, contemplaram a apreciação de filmes de gêneros variados, adequados à faixa etária dos estudantes e sintonizados com as temáticas juvenis. Por meio de questionários, gravações das rodas de conversa, diário de campo da docente-pesquisadora, documentos do universo escolar e produções dos estudantes (resenhas cinematográficas e textos dissertativo-argumentativos), estabeleceu-se relações linguísticas entre a organização escrita do texto dissertativo-argumentativo, a partir de sequências narrativas/argumentativas, atividades orais e aspectos constitutivos da narrativa cinematográfica. Os dados revelaram que tanto os eventos de oralidade (rodas de conversa), quanto as proposições narrativas de base e/ou sequências narrativas, redigidas após o contato com gêneros fílmicos, favoreceram a produção de sequências argumentativas e respectivos textos dissertativo-argumentativos, potencializando o continuum oralidade/escrita. Outrossim, vale registrar, a retextualização escrita-escrita (Dikson, 2018; Dell’Isola, 2007), envolvendo as produções de resenha cinematográfica e texto dissertativo-argumentativo, atuou, de modo eficaz, na obtenção desses resultados. Contudo, a reflexão sobre os eventos de letramento, tomando de empréstimo categorias bourdieusianas (campo e habitus), evidenciou que a reforma do Ensino Médio (Brasil, 2017), ao suprimir horas-aula de todos os componentes curriculares obrigatórios, restringe a prática docente, limitando, por exemplo, a discussão mais pormenorizada de temas como o letramento cinematográfico. Por fim, espera-se que as análises geradas por esse estudo possam suprir lacunas no campo teórico que integra a apropriação da narrativa cinematográfica pelo discurso pedagógico, especialmente, quando se correlaciona letramentos escolares e elaboração de sequências argumentativas. Além disso, vislumbra-se, na seara de uma epistemologia da docência, o estímulo à prática multissemiótica da escrita de textos dissertativo-argumentativos, visando, na perspectiva dos letramentos sociais, à construção de autorias juvenis, críticas e autônomas.
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JEYMESON DE PAULA VELOSO
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O CRONOTOPO COMO FORMALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER NA OBRA DE JOSÉ SARAMAGO
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Orientador : CARLOS ANDRE PINHEIRO
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Data: 30/03/2024
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A presente tese possui como objetivo principal analisar as relações estabelecidas entre o cronotopo bakhtiniano e a perspectiva foucaultiana de poder na obra de José Saramago. Para tanto, identificamos os cronotopos nos romances Levantado do chão (1980), Ensaio sobre a cegueira (1995) e Ensaio sobre a lucidez (2004) e analisamos como eles são construídos histórico, político e ideologicamente para, posteriormente, discutir como eles engendram questões relacionadas ao poder na contemporaneidade, especialmente as questões relativas ao poder coercitivo no campo e na cidade. Com isso, buscamos obter um panorama das obras de Saramago e estabelecer as diferenças entre as duas vertentes da sua romancística pós-período formativo, no que se refere às relações de poder exercidas contra e pelos ex-cêntricos dentro dos cronotopos. Nessa seara, o autor-narrador saramaguiano possui importância decisiva através do seu posicionamento irônico, crítico e participativo. Com esse propósito, os conceitos de espaço e poder serão operacionalizados metodologicamente sob a luz dos princípios da Literatura Comparada para esclarecer determinadas relações em torno do fenômeno da criação literária que serão articulados com conceitos da sociologia, da geografia, da história e da cultura com os princípios fundamentais da Teoria da Literatura. Iniciaremos nossa discussão a partir do conceito de redução estrutural proposto por Antonio Candido, entendendo o cronotopo como um mecanismo de formalização do universo artístico a partir da observação do mundo extraliterário. Por fim, a partir de uma relação direta entre espaço- tempo e poder no campo e nas cidades, concluímos que o poder está materializado na tessitura do espaço-tempo produzido e reproduzido para que a disciplina dos corpos, o discurso de verdade e a ordem possam ser operacionalizados pela classe dominante.
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JIVAGO ARAÚJO HOLANDA RIBEIRO GONÇALVES
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LAVOURA ARCAICA ENTRE O TRÁGICO E O POÉTICO: UM ESTUDO DAS REFERÊNCIAS LITERÁRIO-FILOSÓFICAS NA OBRA DE RADUAN NASSAR
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Orientador : LUIZIR DE OLIVEIRA
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Data: 30/03/2024
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Comumente lido como sinônimo de catástrofe o trágico é, na verdade, um conceito que perpassa a produção cultural do ocidente e que encontra, principalmente nas obras literárias, uma expressão sensível convidativa a análises de naturezas diversas. Se lido à luz de sua tradição, o trágico deverá apontar antes para uma confluência de fatores como sofrimento, destino, individualidade e cultura que, em seu conjunto, dão a ver configurações culturais específicas, bem como seus limites e suas possibilidades de superação. Portanto, partimos dessa compreensão geral para conduzirmos na presente tese uma investigação acerca da expressão do trágico em Lavoura arcaica (1975), de Raduan Nassar, desde uma ótica comparatista. Nossa interpretação visa tecer um diálogo com William Shakespeare e Friedrich Nietzsche como duas referências essenciais à escrita do romance e sua expressão trágica. Intencionamos seguir o fio da narrativa escrita em prosa poética para investigar como essa especificidade do uso da linguagem pode ser, na verdade, um modo de dizer o trágico na contemporaneidade. Para isso, no primeiro capítulo, partindo de contribuições de Pageaux (2011) e Brunel et al. (2012), discutimos como a perspectiva da literatura comparada fomenta a necessidade da abertura da obra literária rumo a uma análise que seja convidativa ao diálogo entre autores e entre literatura e outros saberes. Ainda no primeiro capítulo lançamos mão da conceituação do trágico através das elaborações de Eagleton (2013), Williams (2006) e Bradley (1991) com o intuito de fundamentar o trânsito dessa noção entre épocas e para delimitar como os literatos e suas obras logram criar maneiras de dizê-la que viabilizam seu estudo em chave comparada. Em seguida, no segundo capítulo, procedemos ao cotejo entre Lavoura arcaica e Hamlet com o objetivo de demonstrar traços essenciais da construção trágica dos protagonistas de ambas as obras e de evidenciar como certos aspectos do romance estão em estreita consonância com a perspectiva trágica da peça; analisamos como Raduan Nassar atualiza e atribui novos sentidos à vivência de seu protagonista a partir desse processo de retomada e releitura, tornando possível perceber em André uma espécie de sujeito trágico “hamletiano”. A análise é direcionada, portanto, aos aspectos determinantes, tais como: a perspectiva adotada pelos protagonistas no fluxo diegético das obras, o tema da doença e do adoecimento, e, por fim, à relevância atribuída porn ambos os personagens à linguagem e aos seus usos e potencialidades no processo de afirmação individual e desvelamento do entorno social. Na outra ponta do espectro, detidamente no terceiro capítulo, recorremos ao filósofo alemão no intuito de elucidar como algumas de suas concepções, dentre elas conceitos e noções sobre corpo, verdade, crítica à moral de base judaico-cristã, assim como a noção de autoafirmação, estão alinhados com a vivência e os juízos do protagonista do romance. Por fim, no quarto e último capítulo, desenvolvemos uma análise a partir da interseção entre esses três autores e tendo como foco a expressão do trágico em Lavoura arcaica. Os sentidos do trágico no romance são depreendidos a partir do esforço comparativo e da elucidação da natureza expressiva desse fenômeno tal qual este se apresenta desde Shakespeare e Nietzsche. Consideramos Lavoura arcaica como um ponto de inflexão na literatura brasileira contemporânea; nesse sentido, o presente estudo almeja contribuir, a partir da adesão à visada critica baseada no diálogo comparatista, com a fortuna crítica que tem se dedicado a deslindar os sentidos gerais da cultura e dos sujeitos nela inseridos tal como Raduan Nassar os elabora em sua obra.
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GLÁUCIA CASTRO AGUIAR PIO
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PERCURSO HISTORIOGRÁFICO ACERCA DO USO DE ABONAÇÕES LITERÁRIAS NAS GRAMÁTICAS DE ROCHA LIMA E DE EVANILDO BECHARA
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Orientador : MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
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Data: 30/03/2024
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Esta tese examina o corpus de língua literária da Gramática normativa da língua portuguesa (doravante, GNLP (1964[1957]), de Carlos Henrique da Rocha Lima; e da Moderna gramática portuguesa (doravante, MGP (1967[1961]), de Evanildo Cavalcante Bechara, em seus primeiros momentos editoriais. Trata-se, pois, dos principais instrumentos normativos da primeira metade do século 20. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa está situada na Historiografia da Linguística sob as seguintes categorias de análise: continuidade e descontinuidade, Koerner (1989); influência, Koerner (2014c[1987]; Batista (2012, 2020). Subsidia este trabalho também conceitos, como do estatuto epistemológico do exemplo (Auroux, 1998; Chevillard et al., 2007) e abonação (Welker, 2004). Na interação das relações dialógicas, verificadas nos enunciados do gramático, via inserção do excerto literário, consideramos o enunciado abonado (Brait, 2005; Batista, 2017). Para melhor compreendermos os aspectos formativos que envolvem as obras gramaticais em tela, utilizamo-nos das camadas do conhecimento linguístico, em especial, a camada documental, Swiggers (2004, 2019, 2020a, 2020b). O trabalho teve por objetivo principal investigar o tratamento dado às abonações literárias constantes nas GNLP e MGP. Para tanto, inicialmente, (i) caracterizamos os autores abonados, 145 no total, a partir da: identificação, espaço geográfico, estágio de língua, obras citadas, movimento literário a que se vinculou, frequência de citação, com o objetivo de verificar a representatividade deles nas obras gramaticais; (ii) examinamos o clima de opinião em que os gramáticos estão inseridos, para verificarmos as razões que determinaram as escolhas por este ou aquele escritor abonado, bem como o panorama intelectual e científico dos primeiros decênios do século 20, com o fito de compreendermos questões normativas, resultantes, possivelmente, de influências recebidas. Logo, ligado ao objetivo anterior, (iii) houve a necessidade de rastrearmos a produção biobibliográfica dos gramáticos selecionados para este estudo; por fim, (iv) analisamos os dados linguísticos de que se serve o gramático para confirmação do raciocínio desenvolvido, ou da regra exposta, ou seja, as abonações literárias, junto à inserção do texto abonado. Nossas análises mais descritivas, que abarcaram 1.458 excertos, apontam para a preferência de um estágio de língua escrita restrito ao século 19, período marcado pela presença dos ‘clássicos’, modelos de correção da língua portuguesa a serem imitados. Com exceção de Júlia Lopes de Almeida, todos os demais autores são do sexo masculino. Para a análise crítico-analítica, foram selecionadas as 202 abonações (142, na GNLP; e 60, na MGP) constantes em campo sintático de concordância verbal. Nesse domínio, foi possível verificar, com regularidade, nas duas gramáticas, a norma consagrada e originada de um grupo seleto de autores do século 19, e, sobejamente, Alexandre Herculano, romancista português, a ditar regras nos compêndios analisados, em razão do seu caráter modelar na escrita, confirmando nossa hipótese inicial de que os materiais normativos analisados são uma extensão do que o século 19 viveu em termos de língua. Oscilações terminológicas e conceituais, poucas explicações sobre os dados descritos, baixa frequência de uso, regularidade de ocorrências de hapax legomenon, predileção por este ou aquele autor, são alguns dos obstáculos encontrados no projeto normativo empreendido pelos filólogo-gramáticos deste estudo. Os resultados atestam continuidade, nos termos de Koerner (1989), em relação às primeiras gramáticas produzidas nomundo de língua grega, um comprometimento com um projeto político de preservação da língua, especialmente a variante portuguesa. Por fim, esses achados demonstram uma valorização de um padrão gramatical idealizado, posto que os dois gramáticos, em tempos de estudos sincrônicos, elegem uma variedade dialetal com condições culturais e políticas ideais, para normatizar usos, e é em volta desse modelo que floresce uma norma conservadora, elitista e tradicional.
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JOANA DARC ALMEIDA DA SILVA
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TENSÕES E DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA UM ESTUDO SOBRE O CINISMO FILOSÓFICO NA OBRA HARMADA, DE JOÃO GILBERTO NOLL
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Data: 26/03/2024
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Esta pesquisa objetiva analisar o romance Harmada do escritor gaúcho João Gilberto Noll (2013) com o intuito de considerar a diferença entre kynismos e cinismo. Em vista deste propósito, procuramos apresentar Harmada como um romance que se manifesta em um par antitético: kynismos-cinismo, isto é, há um cinismo reflexivo com base no movimento filosófico da Antiguidade e o cinismo em que Sloterdijk evidencia a inquietação como atitude filosófica, da não aceitação, da precarização da atualidade. Em seus estudos, Sloterdijk faz uma crítica à sociedade atual, contrapondo o cinismo grego ao cinismo que ele chamou de moderno. Tal cinismo é definido por ele como a falsa consciência esclarecida. Suas discussões partem de uma categoria que parece organizar a forma de racionalização utilizada por parte da sociedade atual. Sobre a construção de bases teóricas e procedimentos metodológicos, a pesquisa fundamenta-se em estudos ligados à Literatura e Filosofia. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados, a pesquisa é de natureza bibliográfica. Para fundamentar esta pesquisa sobre cinismo, os estudos apoiaram-se no livro Crítica da Razão Cínica de Peter Sloterdijk (2012) e recorreram-se aos textos organizados por Marie-Odile Goulet-Cazé e Bracht Branham (2007) na obra Os cínicos. O movimento cínico na Antiguidade e seu legado. Com base nas análises, os resultados alcançados revelam o ponto que se propôs nessa dissertação, analisar a presença do cinismo de forma ambivalente, kynismos/cinismo no romance Harmada (Noll, 2013) como sintoma da sociedade atual e estratégia literária de denúncia das mazelas contemporâneas.
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JOAQUIM CAMPELO FILHO
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Estratégias de Preservação de Face em Sessões do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí
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Orientador : IVEUTA DE ABREU LOPES
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Data: 26/02/2024
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Esta dissertação pretende analisar estratégias de preservação de face em atividades de interação em sessões judiciais e administrativas do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí colhidas na plataforma aberta Youtube, constituindo-se esse o nosso objeto de estudo. O objetivo geral é analisar as estratégias mobilizadas para manutenção de faces pelos membros daquele tribunal de durante as sessões e, como objetivos específicos: descrever as cenas e a estrutura das sessões; identificar pistas de contextualização utilizadas que marcam as ações interativas ocorrentes nas sessões; observar se os modos de dizer, fazer e interagir dessas pessoas em atividade institucional, de fato, levam à consideração das sessões como eventos de fala, com vistas a observar a utilização na prática comunicacional de estratégias de preservação de face por meio da polidez. O enfoque teórico metodólogo tem suporte na Sociolinguística Interacional, como também estão presentes contribuições de aspectos da Polidez, desenvolvidos no Trabalhos de Face, como vetor de realização das interações. A metodologia de análise dos dados, de natureza interpretativo-qualitativa, foi auxiliada pela interação ritual, nas pistas de contextualização e no trabalho de face, com ênfase na polidez. A fundamentação teórica se escoima na Sociolinguística Interacional, com forte contribuição de Gumperz(1994) , com relação à interações face a face(1982, 1994), no trabalho de face, desenvolvido por Goffman (1974,1982), em Browm e Levinson (1987), quanto à fala em interação e da ritualidade e da polidez, por Kerbrat-Orecchioni (2017), e, ainda, em aspectos da Etnografia da Comunicação, de Hymes (1964, 1971). Busca-se como resultado saber se os processos de interação face a face nessas comunidades de fala levam a um mútuo engajamento para manutenção da face a partir do denominado trabalho de face, cuja principal estratégia é o uso da polidez.
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ADRIANO DE ALCÂNTARA OLIVEIRA SOUSA
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INTERCULTURALITY AND CRITICAL LITERACY: CONSCIENTIZAÇÃO IN NARRATIVES THROUGHOUT A TEACHER EDUCATION PROGRAM
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Orientador : BEATRIZ GAMA RODRIGUES
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Data: 20/02/2024
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In a world dramatically branded by globalization, reading and interpreting it is an act that inevitably brings power and coloniality relations, as an intrinsic interaction between cultures. The process of actively dealing with these relations demands critical thought about the deconstruction of a universalizing logic to Western cultures. This way, Freire (1997, 2001) begins to associate the educational process and this colonial version disguised in neoliberal concepts, a phenomenon that the scholar named banking concept education, inasmuch ways to disrupt and escape this system through liberty that must be linked to education, democracy, and freedom, that is, the Freirean notion of conscientização. In that context, this research focuses on a project proposal made by Universidade Federal do Piauí (UFPI) addressing a series of actions to help enhancing the professional development of English teachers. These actions compose a linguistic education program for in-service teachers that aim at developing linguistic competence, cultural aspects, and professional skills; the participants are five English teachers from public and private schools in Piauí and Maranhão, two Brazilian northeastern states. This way, this research’s main objective is to understand interculturality and conscientização critically projected over this language teacher-training program. For that, the theoretical bases to underlie this study are decolonial and interculturality theories (QUIJANO, 2000; WALSH, 2010; PENNYCOOK, 2016), theories addressing critical pedagogies and critical literacies (FREIRE, 1987, 2001; RAJAGOPALAN, 2006; MONTE MÓR 2007, 2013), and theories about narrative studies (CONNELLY; CLANDININ, 1990; BARCELOS, 2006; CADILHE, 2020). Therefore, the methodological background is mainly related to narrative research (MELLO, 2020) to consider its importance as a tool to analyze experiences in qualitative studies of interpretive nature that highlight critical and ethical research aspects (CELANI, 2005). Considering that, the research participants were divided in two groups, one of them is the focus group made up by five teachers in development, and the other is the one composed by the group of six professors that coordinate the program, who are co-participants. About the research instruments that were used to collect and analyze the written registers, they were questionnaires with narratives and the researchers’ field notes. Finally, by the end of this study, it is expected that the research participants include this critical repertoire to their classes as a component to social transformation, as well as a broadening of perspectives to Critical Applied Linguistics.
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FRANCISCO DE PAIVA DIAS
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A LEITURA LITERÁRIA DOS CONTOS A CARTOMANTE E MISSA DO GALO, DE MACHADO DE ASSIS: ANÁLISE DO LEITOR REAL E DO LEITOR IMPLÍCITO
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Data: 20/02/2024
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A leitura das narrativas machadianas proporciona ao leitor adentrar em um universo de vozes subjetivas para a (res)significação de sujeitos, vidas, comportamentos (ambíguos, misteriosos), ironias e problemas da sociedade, em que o leitor pode se enganar pelas sutilezas da esfera ficcional em diálogo com a realidade. A escolha do tema e a realização desta pesquisa se justificam pelo fato de a leitura literária sempre ter inquietado este pesquisador como profissional de Letras dedicado à área da Literatura e como docente do Ensino Médio de escola pública, gerando a preocupação de saber questões de como se dá a interação entre texto e leitor, qual o efeito estético do texto literário sobre o leitor e qual o papel do leitor na construção e interpretação do texto literário. O objetivo desta pesquisa é investigar o papel do leitor real e do leitor implícito na construção da leitura literária dos contos A Cartomante e Missa do Galo, de Machado de Assis. Este trabalho enquadra-se no âmbito da Literatura e fundamenta-se na teoria do efeito estético (Iser, 1996; 1999), incluindo estudos sobre leitura literária (Assis, 2016; Iser, 1996; Oliveira, 2015; Rocke,2016) e tipos de leitor na leitura literária (Iser, 1996; Santos, 2009), entre outros. Em termos de metodologia, a pesquisa é qualitativa em relação à abordagem, descritiva no que diz respeito ao objetivo e documental quanto aos procedimentos. Utiliza-se o método ((auto)interpretativo e emprega-se a técnica de mapeamento da experiência estética. Como instrumento de pesquisa, usa-se o mapa de experiência estética para anotar os dados relativos ao leitor real e ao leitor implícito das narrativas selecionadas. O corpus da pesquisa consta de 2 (dois) contos: A Cartomante e Missa do Galo, de Machado de Assis, ambos disponíveis no Portal Domínio Público, que é uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, disponível no site: www.dominiopublico.gov.br, para leitura literária e análise do leitor real e do leitor implícito. Os resultados da pesquisa evidenciam que o leitor implícito e o leitor real cumprem o seu papel, respectivamente, de preenchimento dos espaços vazios e de atribuição de sentidos e interpretação na leitura literária das duas narrativas analisadas para desvender o mistério e o ocultismo no conto A Cartomante e explicar os disfarces na relação entre o profano e o sagrado no conto Missa do Galo. Conclui-se que na leitura litrária dos contos A Cartomante e Missa do Galo, o leitor real precisa entrar em implicitude, ao aceitar o leitor implícito delineado pelo autor na estrutura textual, para realizar a experiência estética, interpretar e sentir os efeitos das narrativas, juntamente com suas vivências e os próprios conhecimentos.
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CLEIDE SILVA DE OLIVEIRA
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O DEVIR-NEGRO EM PERSONAGENS INFANTIS: GENI GUIMARÃES COMO PREFÁCIO A UMA CONTÍSTICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 29/01/2024
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A presente pesquisa tem como abordagem principal o devir-negro nos termos de Achille Mbembe (2014). Adota-se o prefácio como metodologia por meio da qual propõe-se o diálogo entre a obra de Geni Guimarães e outras pertencentes a um quadro mais amplo de literatura afro-brasileira, pressupondo a formação de um campo literário como ato político e em filiação às noções desenvolvidas por Édouard Glissant (2005). O corpus basilar é A cor da ternura (1998) e o conto “Fim dos meus natais de macarronadas”, de Geni Guimarães, em interlocução com a contística elaborada por autoras como Elizandra Souza, Serafina Machado, Dirce Pereira do Prado, Mel Adún, Míghian Danae, Lílian Paula Serra e Deus, dentre outras. O objetivo geral reside em compreender o processo de construção identitária e o devir-negro de protagonistas infantis em um corpus de contística negra brasileira contemporânea tomando a obra de Geni Guimarães como prefácio. Além disso, a interseccionalidade é empregada como epistemologia auxiliar ao exame do devir-negro de acordo com Patrícia Hill Collins (2019), rumo à compreensão das construções identitárias em caráter provisório e processual. Argumenta-se acerca do problema de pesquisa, a saber: de que maneira a violência pode ser utilizada como operador teórico para a compreensão de construções identitárias de protagonistas negras infantis nos contos de autoria feminina afro-brasileira contemporânea? Atende-se ainda à hipótese de que a dor provocada pelo discurso racista localizável na obra de Geni Guimarães constitui topos para a compreensão das construções identitárias em uma contística negra e contemporânea. A pesquisa estabelece intertextualidade com a sociologia, psicologia, educação, antropologia, filosofia e outras ciências que cooperam para que o conjunto das análises textuais cumpram o projeto traçado. As narrativas abrigam protagonistas infantis que convivem em espaços ora nutridos pela maternidade, pelo amor e pela família como alicerces a um crescimento saudável, ora assinalados pelas opressões em caráter interseccional. Constata-se que a restauração de identidades rasuradas perpassa, muitas vezes, o campo do fortalecimento pessoal e do autoamor oriundos do apoio familiar.
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RAIMUNDO SILVINO DO CARMO FILHO
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A ANTE-HUMANIDADE DO CORPO NEGRO NA FICÇÃO DE OSWALDO DE CAMARGO
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Orientador : ALCIONE CORREA ALVES
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Data: 25/01/2024
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Apresentamos nesta tese de doutoramento a categoria de ante-humanidade. Para seu desenvolvimento e fundamentação teórico-semântica, investigamos a obra de ficção de Oswaldo de Camargo, especificamente, o livro de contos O carro do êxito, de 1972, e a novela A descoberta do frio, de 1979. Nossa abordagem expõe a ante-humanidade como categoria analítica da obra de ficção do autor, considerando três aspectos: a ante-humanidade como categoria de classificação, como categoria de leitura e como categoria de interpretação. Nossa proposta considera a ante-humanidade como um lugar social de inferiorização e subalternização atribuído ao corpo negro na sociedade brasileira. Da forma como a ante-humanidade foi pensada e formulada, o corpo negro não estaria na mesma posição social que o corpo branco, estando, pois, num lugar de anterioridade, de antecedência e, mesmo, de contrariedade do corpo branco. Nesse sentido, o negro não foi considerado um ser humano, mas um corpo desprovido do caráter humano. Assim, a noção de humanidade ficaria, pois, restrita ao corpo branco, ao colonizador, ao europeu. A ante-humanidade não pode ser pensada como ação de desconstrução ou desumanidade, dado que, da forma como a formulamos, a desumanidade é a ação de tirar a humanidade do ser, do sujeito. No caso específico do negro, a ele não foi dado o direito de alcançar a humanidade. Para o colonizador europeu, o negro não teria atingido essa etapa. Por causa disso, não há por que falar em desumanidade, já que o negro não a possuía. A ante-humanidade é um lugar de desprivilégio e de negação atribuído ao corpo negro. Em vista disso, nossos objetivos são os seguintes: identificar como se instaura o lugar de representatividade do corpo negro na ficção de Oswaldo de Camargo e como isso se reflete nas narrativas; examinar como a ficção de Oswaldo de Camargo problematiza a ante-humanidade imposta ao corpo negro; verificar de que modo os protagonistas negros e negras desconstroem a ante-humanidade atribuída ao corpo negro na narrativa de Oswaldo de Camargo; e demonstrar como as personagens vivenciam a condição de ante-humanidade. Para a elaboração do problema de pesquisa, as bases teóricas de Frantz Fanon, em Pele negra, máscaras brancas, de Lélia Gonzalez, em Lugar de negro, de Neusa Santos Souza, em Torna-se negro e de Oyèrónké Oyêwùmí, em A invenção das mulheres exercerão papel de destaque no desenvolvimento do argumento. Nossa tese é a seguinte: a ante-humanidade é a atribuição de um lugar de desprivilégio e de negação de humanidade ao corpo negro. Por causa disso, o negro vive em condições de subalternidade, opressão e repressão, sendo o biorracismo um dos principais componentes da ante-humanidade.
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