Dissertações/Teses

2021
Descrição
  • PAULO DIEGO LIMA DA SILVA
  • USO DE ARDUÍNO COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MARANHÃO
  • Data: 13/08/2021
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  • Atualmente, o ensino de Física nas escolas encontra diversas dificuldades, a maior entre elas, a falta de motivação dos alunos. A Física como disciplina escolar é pouco atraente para grande parte dos alunos, visto que a dinâmica das aulas de Física se restringe em apresentar os assuntos do conteúdo programático por meio de resoluções de problemas, muitas das vezes sem conexão com o cotidiano. Buscando melhorar esse panorama, propomos uma sequência didática organizada na forma de uma unidade de ensino potencialmente significativa para ensinar conceitos de termologia com a utilização do Arduino como elemento motivador a fim de estimular o interesse pela Física e potencializar a aprendizagem significativa dos alunos por meio da abordagem pedagógica construcionista, permitindo aos alunos desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões, tornando-os os agentes no processo de aprendizagem, interferindo e construindo o conhecimento, aproximando-lhes da Física como ciência. Para esse estudo, optou-se pelo uso do microcontrolador Arduino na aplicação da sequência didática pela facilidade de aquisição aliada à disponibilidade de referências e a ferramenta de desenvolvimento apresentar-se na forma de software livre. Os resultados mostraram que o uso de uma sequência didática aliada a experimentos com o uso do Arduino se constitui de uma unidade de ensino potencialmente significativa com expressiva contribuição no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Termologia.

  • JARBIO DA SILVA COSTA
  • IMPLEMENTAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE DA APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA DAS LEIS DE NEWTON EM CURSOS INTEGRADOS DO IFMA - CAMPUS BARRA DO CORDA/MA
  • Orientador : NEUTON ALVES DE ARAUJO
  • Data: 12/07/2021
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  • As aulas tradicionais e mecanizadas nas abordagens dos conteúdos se restringem apenas à sua explanação pelo professor, e na resolução de atividades, pelos alunos. Isso torna o ensino pouco produtivo, não sendo possibilitada uma aprendizagem “potencialmente significativa”. Tendo como ponto de partida esta realidade, a presente pesquisa de abordagem qualitativa tem como objetivo geral possibilitar a alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA - Campus Barra do Corda/MA a aprendizagem potencialmente significativa da 2ª. Lei de Newton, com base na Teoria de Ausubel, a partir da utilização de softwares educacionais/simuladores em laboratórios virtuais. E especificamente, temos os objetivos: - fazer um diagnóstico inicial acerca das compreensões dos alunos sobre a 2ª. Lei de Newton e suas aplicações a partir da proposição de atividades escritas (em sala de aula); - apresentar aos alunos os softwares educacionais a fim de que esses possam aplicá-los no desenvolvimento das situações-problema envolvendo a 2ª. Lei de Newton; - desenvolver atividades, de forma significativa, por intermédio da utilização de softwares educacionais gratuitos, contemplando a 2ª Lei de Newton; - criar um laboratório virtual para a aprendizagem da 2ª. Lei de Newton, utilizando softwares educacionais/simuladores (Produto Educacional); - identificar se houve (ou não) uma aprendizagem significativa no desenvolvimento de situações-problema acerca da 2ª. Lei de Newton com o auxílio dos softwares educacionais. Entendemos que os laboratórios trazem as demonstrações experimentais das teorias que foram vistas em sala de aula, estabelecendo um feedback entre teoria-experimento-aprendizagem, deixando, com isso, a atividade de ensinar mais agradável ao professor, bem como a atividade de aprender mais significativa ao aluno. Na prática, os laboratórios virtuais quando comparados com os tradicionais são mais concebíveis, pois sua implementação não gera ônus às Instituições de Ensino, haja vista, que a maioria delas já possui computadores à disposição dos alunos. Além disso, o Laboratório Virtual (LV) fornece estratégias que facilitam o acesso ao conhecimento. Podemos destacar o uso da Informática como ferramenta nesse processo, posto que através de um computador é possível a montagem de um LV permanente com simulações computacionais disponibilizadas gratuitamente na internet. O campo empírico/ ambiente de pesquisa foi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Barra do Corda e os sujeitos/participantes da pesquisa foram alunos do 1º ano de cursos Integrados do IFMA. Como técnicas/instrumentos de produção de dados empregamos: questionário semiestruturado, observação participante e entrevista/relatos orais. Os resultados da análise dos dados. No processo da análise dos dados seguimos as orientações de Bardin (2011) e trabalhamos com a proposta de categorias (MINAYO, 2010, p.57).

  • MAURO BEZERRA DE SOUSA
  • APLICATIVO ANDROID COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DEFÍSICA ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE AUSUBEL
  • Orientador : MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
  • Data: 23/06/2021
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  • A proposta de ensino deste trabalho de pesquisa foi o desenvolvimento de um aplicativo Android a ser utilizado como recurso didático nas aulas de Física Acústica no Ensino Médio na perspectiva teórica da aprendizagem significativa de Ausubel. O problema de pesquisa é: quais as possibilidades de aprendizagem significativa da Física Acústica em Ausubel, tendo como recurso didático um aplicativo Android? Para o desenvolvimento do aplicativo Android foram utilizadas a linguagem de programação Java e as plataformas Backend Stripe no Heroku. Esse trabalho teve como objetivo geral desenvolver um aplicativo Android voltado para a compreensão dos conteúdos relacionados a área de Física Acústica no Ensino Médio na perspectiva teórica da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O referencial teórico base desta pesquisa é a Teoria da Aprendizagem Significativa, cujo foco central é a estrutura cognitiva do aluno, ou seja, o que ele sabe. A teoria estabelece que os novos conteúdos a serem ensinados devam estar ancorados num subsunçor. Na falta de subsunçores na estrutura cognitiva do aluno, deve-se recorrer aos organizadores prévios, que são materiais ou recursos didáticos que potencializem a aprendizagem. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa de campo e de natureza quali-quantitativa com alunos do 3 0 ano do Ensino Médio da Escola de Centro de Ensino e Tempo Integral - CETI Helvídio Nunes, localizada na rua Magalhães Filho, bairro Marquês, cidade de Teresina. O percurso metodológico e os instrumentos para produção de dados adotados foram os seguintes:1) aulas expositivas envolvendo os conteúdos de Física acústica e instrumentos musicais;2) aplicação de um questionário semiestruturado (pré-teste), a fim de verificar o conhecimento prévio dos alunos em relação a área de Física acústica e instrumentos musicais; 3) procedimento experimental com uso do osciloscópio, que captura e reconhece o som emitido pelos instrumentos musicais; 4) aplicação de um novo questionário (pós-testes) para verificar se a proposta de utilização do aplicativo Android como recurso didático possibilita uma aprendizagem significativa em Ausubel; 5) Análise e discussão do trabalho. O procedimento de análise de dados adotado levou em conta a Análise de Conteúdos de Laurence Bardin. Verificou-se através dos resultados da pesquisa que a proposta de desenvolvimento de um aplicativo Android como recurso didático nas aulas de Física do Ensino Médio contribuiu para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos relacionados à área de Física Acústica e dos instrumentos musicais. As aulas foram interessantes e ricas de significados para os alunos.
    Palavras-chave: subsunçores, aprendizagem, organizadores prévios.

  • CRISTIAN FERNANDES SANTOS
  • GUIA DIDÁTICO PARA PROFESSORES: UTILIZANDO O SIMULADOR PHET PARA ENSINO DA ELETRICIDADE EM AULAS REMOTAS
  • Orientador : MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
  • Data: 07/06/2021
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  • O presente estudo tem como título: Guia didático para professores: utilizando o simulador PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas. Seguimos da seguinte questão: qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet colaborar com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de eletricidade em aulas remotas? Seguimos o pressuposto que um guia didático para professores, utilizando laboratório virtual de circuitos elétricos do PHET para o ensino de eletricidade em aulas remotas irá colaborar para o aprendizado dos alunos. Adotamos como objetivo geral desta pesquisa, elaborar um guia didático para o ensino dos conteúdos de Eletricidade na disciplina de Física na 3ª série do do Ensino Médio em aulas remotas. Para tal fixamos como objetivos específicos, identificar junto aos professores as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos temas relacionados ao ensino de Eletricidade, aplicar um guia didático através de aulas remotas utilizando a plataforma Google Meet e o site PhET com os professores da 3ª série do Ensino Médio, avaliar qual a possibilidade de um guia didático utilizando experimento virtual de circuitos elétricos do Phet melhorar o ensino de eletricidade em aulas remotas. Para realização do estudo considerando o momento pandêmico, COVID-19, utilizamos a plataforma digital Google Meet e o site PHET para aplicar, questionários aos professores da 3ª série do Ensino Médio pós graduandos do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fisica, Polo Universidade Federal do Piauí . Com base na premissa de que, para desenvolver o ensino remoto, os professores estão necessitando de ferramentas lúdicas que os auxiliem ministrar uma aula dinâmica na qual seja dada mais ênfase à aprendizagem, por meio de mediação tecnológica. O estudo teve como fundamento teórico-metodologico, a teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel e para fundamentação dos conteúdos de eletricidade podemos citar alguns autores Psillos, Viennot, Duit, Stocklmayer, Treagust, dentre outros. Este estudo foi desenvoldo por meio de uma metodologia quantitativa de base explicativa e como procedimento para coleta dos dados foram aplicados questionários inicial como forma de diagnósticar as necessidades dos professores participantes da pesquisa com o propósito de elaborar posteriormente material pedagógico que os auxíliásem no ensino de eletricidade em aulas remotas e questionário final para avaliar o uso do guia didático; Ao final, após o uso do guia didático foi constatamos que o produto educacional, desenvolvido com textos e imagens de fácil acesso e compreensão foi aprovado por 87% dos professores participantes da pesquisa.

  • EDMAR PEREIRA DO REGO
  • A TERMOMETRIA NO ENSINO MÉDIO MEDIADA PELO ARDUINO EM PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
  • Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
  • Data: 28/05/2021
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  • Este trabalho tem o principal objetivo em auxiliar ao professor no ensino de Física no âmbito da Educação Básica, a nível de Ensino Médio, no que se diz respeito ao conteúdo da Termometria (parte da ciência física que engloba fenômenos relacionados ao conceito de temperatura) e à introdução do conhecimento básico da teoria atômica/molecular da matéria. Vale ressaltar que o entendimento da teoria atômica é, atualmente, necessário em outras áreas científicas como a Química e a Biologia. Para atingir tal objetivo, neste trabalho utilizaremos uma Seqüência Didática fundamentada numa concepção construtivista do processo ensino-aprendizagem utilizando recursos alternativos como um manual para a construção de aparatos experimentais, proporcionando métodos práticos de se confeccionar experimentos referentes ao conteúdo da Termometria, os mesmos abordados nos livros de Ensino Médio. Tais métodos serão potencializados pelo uso de recursos computacionais gráficos, o uso do microcontrolador Arduino UNO, e de sensores como instrumento de medição para obtenção e visualização da evolução das grandezas físicas evidenciadas no fenômeno. Criamos assim, segundo o teórico em Educação Lev Vigotski, um instrumento material de mediação que facilita a compreensão de algumas leis físicas da Termometria, estas são expressas numa linguagem matemática. O objetivo é ilustrar estas leis físicas através da visualização de gráficos gerados pelo computador. Esta mediação pode ser motivadora no sentido de efetivar a aprendizagem e incentivar o senso de investigação, tanto em professores como em estudantes, através da Física Experimental. Acreditamos que este trabalho seja capaz de promover uma boa instrumentação no ensino da Física.

  • MIGUEL ANGELO SOUSA SILVA RODRIGUES
  • UM WEBSITE SOBRE O ESTUDO DO UNIVERSO MEDIADO PELA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO FÍSICO MARCELO GLEISER
  • Orientador : CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
  • Data: 05/05/2021
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  • Assuntos relacionados às origens, estrutura e organização do Universo geralmente provocam grande interesse e curiosidade dos alunos. O estudo dos fenômenos celestes presente no currículo de Física do Ensino Médio através das leis de Kepler e da gravitação universal pode, nesse contexto, direcionar o professor para uma discussão mais ampla do papel e do valor da Física em preparar um indivíduo com condições de apreciar a unidade e a harmonia do mundo físico. A elaboração de material alternativo ou complementar vêm em auxílio do professor como recurso didático motivador. A hipótese levantada nesta pesquisa é que o evidente desinteresse dos estudantes pela Física tem como fator agravante a presença marcante de um ensino tradicional, em função da dificuldade que os professores têm de levar a efeito em suas aulas metodologias que estimulem e motivem seus alunos a se interessarem pela disciplina pelo puro prazer de aprender e conhecer. Tendo em vista as teorias da psicologia cognitiva, como a de Henri Wallon e tomando por base o construtivismo de Jean Piaget, a adaptação de textos de divulgação científica através de Transposição Didática (TD) surge como proposta de apoio ao professor objetivando tornar as aulas de Física mais atraentes. Para esse fim, procurou-se desenvolver uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, a partir de situações reais de ensino, na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas, da rede estadual de ensino, localizada no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina; onde o professor-pesquisador partiu da análise e reflexão da sua própria prática. Participaram da pesquisa: o professor-pesquisador e estudantes de turmas de 1º e 2º série do Ensino Médio. A produção de dados foi gerada a partir dos seguintes instrumentos: observação, diário de campo e questionários com os alunos participantes. Com relação à análise de dados, adotamos a análise de conteúdo por entendermos que ela corresponde a uma técnica de análise rica, relevante e com potencial para o desenvolvimento teórico em qualquer área do conhecimento. O Produto Educacional (PE) resultante foi elaborado a partir da seleção de trechos de capítulos dos livros e/ou de adaptação de artigos publicados pelo físico Marcelo Gleiser em sua obra e consiste de um website cujo uso a partir de uma UD mediada por um AVA (o Google Classroom), direcionou atividades remotas realizadas pelas turmas participantes. A estratégia objetivou despertar um maior interesse e motivação dos estudantes por assuntos de Física, inserindo-os no contexto cultural mais amplo do mundo contemporâneo e consistiu, basicamente, da apresentação gradual de temas relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia para facilitar a assimilação e a construção de novos esquemas cognitivos; através de problematizações, explicações dialogadas, atividades lúdicas e da utilização de textos de apoio postados no site e que foram discutidos progressivamente, para que os alunos alcançassem melhor entendimento de conceitos e teorias astrofísicas. Pelas evidências de aprendizagem significativa demonstrada pelo comportamento dos participantes ao longo do desenvolvimento da pesquisa é possível afirmar que o website (PE) atingiu os objetivos propostos.

  • WILLIAM DE SOUZA MELO
  • UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA POR UM JOGO EM RPG MAKER
  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 07/04/2021
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  • A Astronomia é uma ciência que desperta a curiosidade da população, sua inserção como conteúdo da educação formal não era bem definida, apresentava-se como um conhecimento passado para os alunos apenas como uma curiosidade, ou fragmentada em várias disciplinas do ensino fundamental e médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC tornou o ensino de Astronomia obrigatório no ensino fundamental, como uma unidade temática da disciplina de Ciências. Aprender Astronomia é muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois estimula o questionamento do ambiente em que ele vive. Então o presente trabalho partiu-se da seguinte problemática de pesquisa: O Ensino de Astronomia na perspectiva da integração das diferentes tecnologias disponíveis na internet, mediado por um jogo de RPG (Role-playing Game) na plataforma RPG MAKER, se apresenta como uma forma capaz de ajudar tanto o professor quanto o aluno no processo de ensino e aprendizagem em Astronomia? Partindo deste pressuposto delineamos como objetivo geral do trabalho foi produzir um jogo através da ferramenta RPG MAKER, como ferramenta mediadora do Ensino de Astronomia para os alunos do Ensino Médio. Pela situação vivenciada no ano de 2020, com o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com grupos de WhatsApp e reuniões virtuais com os alunos participantes, mas que não houve prejuízo no desenvolvimento e análise da proposta. No intuito de analisar o ensino e trazer uma ótima ferramenta educativa utilizou-se da pesquisa aplicada, que possui a finalidade entender e gerar soluções aos problemas humanos, e através de reuniões virtuais e questionários prévios desenvolvemos uma proposta inovadora baseada nos princípios da Aprendizagem significativa de David Paul Ausubel (2003). No que concerne ao percurso metodológico optou-se pelo método misto, caracterizado pela abordagem quali-quantitativa, esta combinação de abordagens permitiu uma avaliação mais consistente sobre os diferentes aspectos, prévios e pós aplicação da proposta analisados, das turmas de 1º e 2° série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática, Administração e Meio Ambiente do IFPI - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí do Campus de Pedro II, público onde a proposta foi aplicada. Como resultado foi verificado que o ensino de astronomia mediado por um jogo de RPG, promoveu um ensino motivador, com elevado grau de satisfação e participação dos alunos, trazendo assim uma nova proposta de ensino com o uso de novas tecnologias, promovendo elementos de Aprendizagem Significativa.

  • DIOGO ARAUJO SOUZA
  • ENSINO DA MECÂNICA MEDIADO POR JOGOS ELETRÔNICOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 07/04/2021
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  • O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um jogo didático do estilo RPG, chamado de RPG das Leis de Newton, com ênfase no conteúdo das Leis de Newton para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: quais as possibilidades de haver uma aprendizagem significativa utilizando o jogo eletrônico como recurso didático para auxiliar nas aulas do conteúdo das Leis de Newton na educação básica? Levando em consideração que jogos são passa tempos muito presentes nas vidas dos alunos, com idades entre 14 e 18 anos, a ideia de trazer isso para o contexto não só de sala de aula, mas no contexto da aprendizagem como um todo, tendo grande capacidade de ser uma ferramenta de sucesso. Considerando que a tecnologia está presente na vida desses alunos, pois eles têm acesso a muitos jogos em seus celulares, gratuitamente bastando ter internet, jogo tem potencial para que seja mais fácil atrair a atenção dos alunos para os assuntos e problemas referentes às leis de Newton. Assim, neste trabalho, criou-se um jogo que possibilita ao aluno retomar conhecimentos relacionados ao conteúdo das Leis de Newton para realizar desafios e avançar no jogo, criando assim uma atmosfera motivacional para que o aluno busque esses conhecimentos em sua estrutura cognitiva para que sejam utilizados criando assim maiores chances de que sejam assimilados e aprendidos, buscando promover elementos de uma aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa com professores da rede pública estadual, municipal e federal do Piauí e Maranhão, de forma online devido à pandemia de COVID-19 que impossibilitou a aplicação de qualquer atividade em sala de aula presencialmente. Os professores participantes da pesquisa foram reunidos em uma sala de reuniões online da plataforma Google, o Google Meet para passar as informações de como seria feito o download do jogo e como eles iriam fazer os registros da sua participação por meio de um questionário. Os resultados da pesquisa apontaram que os professores participantes, apesar das dificuldades estruturais que enfrentam nas escolas têm interesse na aplicação do jogo em suas aulas e por sugestão dos mesmos foi criada uma proposta de aplicação do jogo em meio a uma sequência didática.

  • SEVERINO DE ASSIS PACHECO JUNIOR
  • FÍSICA FACÍLIMA TOTAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR LANÇAMENTOS HORIZONTAL E OBLÍQUO
  • Orientador : ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 06/04/2021
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  • Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis e computadores. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo para melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados aos lançamentos horizontal e oblíquo? A pesquisa foi fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A construção do aplicativo foi realizada na plataforma GameMaker Studio 2. Após a conclusão da elaboração do aplicativo, procedeu-se com a aplicação do mesmo na escola estadual Centro de Ensino Analiz Bacelar Silva, no centro, na zona urbana do municipio de Afonso Cunha, no estado do Maranhão, onde os alunos responderam a perguntas referentes ao aplicativo Física Facílima Total na forma de questionário. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo. A média dos alunos que responderam aos questionários passou de 3,50 para 8,80, já os alunos que apenas responderam aos questionários, mas não utilizaram o jogo, apresentaram média de 3,8, mostrando que houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.

  • EZEQUIAS DA CRUZ LIMA
  • NA TRILHA DA FÍSICA”: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ESTUDO DAS COLISÕES
  • Orientador : PAULO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA
  • Data: 05/04/2021
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  • Os Jogos didáticos são tecnologias intelectuais capazes de alterar o processo cognitivo dos indivíduos, através da estimulação da atenção e criatividade. Uma das principais dificuldades que encontramos no ensino da Física, no Ensino Médio, está em como ensinar para que os alunos sejam estimulados a aprender e desenvolver sua aprendizagem de forma autônoma. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos um jogo didático intitulado “Na Trilha da Física”, baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel, para a primeira série do Ensino Médio. A motivação para a apresentação deste trabalho vem da nossa constatação das dificuldades e limitações do exercício da nossa atividade didática em sala de aula, principalmente no que diz respeito ao baixo desempenho dos discentes em sala de aula. Partimos do seguinte problema: será possível aprender Física por meio de jogos educativos, de maneira que além de ensinar novos conteúdos, consiga ainda despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio para a disciplina? A intervenção em sala de aula através de um jogo dessa natureza visou dinamizar o aprendizado no ensino de física no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, explicativa e de campo. Desenvolvemos um jogo de tabuleiro, do tipo trilha, como ferramenta pedagógica para auxiliar os educandos no aprimoramento de sua capacidade de concentração, e abstração de conceitos da Física no estudo das colisões.  No jogo proposto, estudamos e evidenciamos as Leis da Física, enfatizando suas aplicações. A dinâmica do jogo se iniciou pela organização dos jogadores em grupos definidos durante as aulas; essa interação é também um fator relevante dentro da busca de novos conhecimentos e da aprendizagem dos alunos de Física. Também faz parte desta atividade os relatos e observações de sua utilização em turmas do Ensino Médio, além da análise do rendimento dos alunos a partir da utilização deste material bem como do desempenho do jogo como desencadeador da curiosidade acerca do conhecimento científico ali contido. Os dados coletados em momentos anteriores e posteriores à aplicação do jogo, por meio de questionários, indicam que houve melhora nas respostas apresentadas pelos alunos, os quais apresentaram conceitos mais assertivos para as questões. Isso indica que o jogo elaborado contribuiu para aprendizagem significativa dos conteúdos abordados.

  • FERNANDO ALVES DE ANDRADE
  • Uma Proposta de Estratégia Didática Incorporando Elementos de História e Filosofia da Ciência a partir dos Processos de Eletrização
  • Orientador : BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
  • Data: 10/03/2021
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  • O presente trabalho é uma proposta de uma estratégia didática que incorpora elementos de História e Filosofia da Ciência a partir dos Processos de Eletrização, como uma possibilidade de enfrentamento de diversas contradições da modernidade no contexto educacional. Para tal empreitada atentamos para uma proposta de explicação de conjunto a partir da mediação dos sujeitos históricos com os instrumentos materiais criados para se estudar os fenômenos elétricos como uma das condições necessárias para as alterações nas estruturas mentais desses sujeitos e que permitiu a consolidação da teoria da eletricidade nos moldes como a conhecemos hoje, enfatizando o papel mediador dos dispositivos conhecidos como máquina elétrica, Garrafa de Leyden e pilha voltaica. Além disso, as narrativas históricas elaboradas pretendem evitar algumas construções textuais típicas das narrativas recorrentes em História e Filosofia da Ciência que historicamente tiveram forte influência do Operacionalismo, da Lógica Formal, do Positivismo e do Neopositivismo. Como parâmetro norteador da discussão histórica temos uma articulação da proposta temporal da longa, média e curta duração, e como parâmetro da discussão filosófica, temos uma aproximação com o Realismo Científico de Mario Bunge. Além disso, o elemento teórico que proporcione uma fundamentação pedagógica é perseguido no materialismo histórico e dialético. A proposta teórica do presente trabalho visa a superação de algumas formas de experimentar o devir da ciência, bem como também superar a dicotomia estanque entre as perspectivas internalista e externalista da História da Ciência, no contexto do Ensino da Teoria da Eletricidade, com ênfase nos Processo de Eletrização.

2020
Descrição
  • LUCIANNO CABRAL RIOS
  • GAMIFICAÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES NA APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DA ONDULATÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UM DESTAQUE AO JOGO ELETRÔNICO, PRODUZIDO A PARTIR DO SCRATCH
  • Orientador : NEUTON ALVES DE ARAUJO
  • Data: 18/12/2020
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  • Estudos desenvolvidos no campo da educação, a exemplo de Moreira (2014), revelam a necessidade de mudanças na educação escolar brasileira, deixando de ser algo vertical e centrada no professor, a fim de que seja àquela que torne o estudante um sujeito crítico, reflexivo e pesquisador. Após mais de uma década como professor de Física da Educação Básica foi possível observar que a utilização de instrumentos mediadores, sobretudo, os jogos eletrônicos, se apresentam com possibilidades de se criar uma maior motivação, proporcionar a internalização de conceitos científicos e produzir significados nos estudantes. Isto posto, esta proposta de trabalho, que se trata de uma pesquisa de campo, de natureza exploratória e de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral analisar as possibilidades do jogo eletrônico "Ondas Secretas", produzido a partir do Scratch, mediar a apropriação de conceitos da Ondulatória no Ensino Médio. Para tanto, como objetivos específicos, têm-se: a) realizar estudos teóricos sobre a gamificação no ensino de Física, com destaque nos jogos eletrônicos; b) elaborar o jogo eletrônico “Ondas Secretas", produzido a partir do Scratch, como potencializador da apropriação de conceitos da Ondulatória; c) aplicar o jogo eletrônico “Ondas Secretas", contemplando situações teórico-práticas sobre os conceitos da Ondulatória; d) reconhecer as significações desenvolvidas pelos alunos, participantes da pesquisa sobre o jogo eletrônico "Ondas Secretas" e suas possibilidades na apropriação de conceitos da Ondulatória. Esse jogo foi criado a partir dos recursos oferecidos pelo Scratch, aplicativo gratuito, desenvolvido pelo MIT, o qual utiliza uma linguagem de programação gráfica e que permite outros docentes adequar o jogo para suas necessidades através do seu recurso de remixagem.
    Portanto, o Scratch é compreendido como um instrumento mediador no processo ensino e aprendizagem da Ondulatória, na perspectiva teórico-metodológica de Vigotski. Para auxiliar na aplicação desse programa foi empregada a gamificação, estratégia didática que faz uso de elementos de jogos em situações que não são àquelas que, no geral, apenas motivam os alunos, sem o objetivo principal que é o de favorecer a apropriação de conceitos científicos, como compreendido por Durão, Bley e Araújo (2015). Assim, para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada um estudo bibliográfico acerca da temática em foco. Por sua vez, a produção de dados para análise e discussões ocorreu diretamente no campo empírico da pesquisa, local em que o produto educacional foi aplicado - Centro Educacional de Tempo Integral. Os sujeitos, grupo definido por amostragem, foram estudantes da 2ª série do Ensino Médio da referida escola. Como técnicas e instrumentos de produção de dados, houve a realização de uma roda de conversa, aplicação de questionários semiestruturados (com perguntas abertas e fechadas) e a observação sistemática, em conformidade com Marconi e Lakatos (2017), Richardson (2007), Gil (2007) e Fiorentini e Lorenzato (2012). No tocante ao processo de análise de dados, este foi desenvolvido mediante a Análise Textual Discursiva (ATD), conforme as orientações de uso de categorias apresentadas por Moraes e Galiazzi (2011). Observou-se que o produto educacional, tendo a gamificação como possibilidade de apropriação de conceitos da Ondulatória, foi bem recebido pelos estudantes, permitindo gerar interesse e, portanto, mediar a aprendizagem. Foi possível constatar indícios da produção de significados e desenvolvimento do pensamento cientifico, o que se deu mediante a internalização de novos conceitos e da superação dos conceitos espontâneos. Nesse movimento, também descobriram o interesse pela ciência. Em síntese, dessa forma, através das análises realizadas com os dados produzidos, foi possível verificarmos que houve a mediação e produção de significados de conceitos da Ondulatória.

  • ANDRÉIA SOARES DE SOUSA REIS
  • LIVRO DIGITAL SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E ASTRONOMIA: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL
  • Orientador : HILDA MARA LOPES ARAUJO
  • Data: 29/06/2020
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  • O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um Livro Digital interativo com ênfase em Gravitação Universal e Astronomia para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: qual a possibilidade de um Livro Digital (LD) sobre Gravitação Universal e Astronomia mediar a compreensão e a aprendizagem significativa desses conceitos para os alunos do Ensino Médio? Partimos do pressuposto de que o uso do Livro Digital gratuito e de fácil acesso é um recurso metodológico em que os estudantes são estimulados a participar de um mundo novo nas relações entre Física, Astronomia e Tecnologia, podendo observar na prática as leis físicas aplicadas ao Universo. Esse trabalho tem como objetivo geral produzir um Livro Digital interativo que propicie a mediação e compreensão dos conceitos Gravitação Universal e Astronomia para alunos do Ensino Médio e como objetivos específicos observar a prática pedagógica de professores do Ensino Médio Regular com o propósito de compreender como esses desenvolvem suas aulas envolvendo Gravitação Universal e Astronomia, identificar as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos, Gravitação Universal e Astronomia, aplicar através das aulas, o Livro Digital interativo na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Para o embasamento teórico se utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa que tem como foco principal a estrutura cognitiva do aluno e afirma que cada novo conteúdo ensinado deve estar ancorado num subsunçor que é algo que o aluno já traz consigo e torna a aprendizagem mais eficaz. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado uma pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa com dois professores de Física e alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Francisco Gonçalves Magalhães. Nesse sentido, fizemos uso da Pesquisa-Ação por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os sujeitos do ambiente e problema em estudo se envolvem do modo cooperativo ou participativo com vista a alcançarem objetivos comuns. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação (não participante) da prática pedagógica dos professores, questionário semiestruturado inicial (com questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca da Gravitação Universal, Astronomia e um questionário semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A análise e discussão dos dados foi realizada a partir dos aportes teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da pesquisa apontaram que o uso do Livro Digital contribuiu para despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre os alunos e a aprendizagem significativa do alunado. Por fim, espera-se que o Livro Digital seja um instrumento didático utilizado pelos professores para facilitar o aprendizado dos alunos e que esse material tecnológico desperte interesse e motivação nos mesmos pela Física para que se obtenha elementos de uma aprendizagem potencialmente significativa.

2019
Descrição
  • FRANCISCO DE PAULO VIEIRA LIMA
  • O uso do aplicativo HIDROMAT no processo ensino e aprendizagem da Hidrostática na interface com conceitos matemáticos no Ensino Médio
  • Orientador : PAULO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA
  • Data: 13/12/2019
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  • O objetivo deste trabalho é produzir um objeto de aprendizagem na área de Física, tendo como foco o conteúdo de Hidrostática, mas que também o auxilie acerca da Matemática básica exigida na resolução da questão Física, deficiência muito comum entre alunos de Física. Assim, o estudo visa auxiliar os docentes de Física na abordagem dessa deficiência, através da elaboração de um aplicativo de Física, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Trata-se de uma abordagem quantitativa, quanto aos fins a pesquisa classifica como descritiva. A técnica utilizada foi a aplicação de questionários um pré-teste e um pós-teste e de uma avaliação de alguns itens do aplicativo, com o objetivo de avaliar se o aplicativo auxilia no aprendizado de Física. Como resultado as turmas apresentaram evolução onde se utilizou o produto educacional mostrando, portanto, que houve melhoria no aprendizado.

  • PEDRO DA SILVA SANTOS
  • PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA MEDIADA POR UM JOGO DE TABULEIRO ORIENTADO
  • Orientador : NEUTON ALVES DE ARAUJO
  • Data: 10/12/2019
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  • Este trabalho tem como objeto de estudo "o ensino de energia mecânica mediado por um jogo de tabuleiro orientado". Assim, a hipótese defendida no mesmo com base na Teoria Histórico-Cultural é a de que, intencionalmente, uma Sequência Didática com atividades teórico-práticas a alunos do Ensino Médio, mediada pelo jogo de tabuleiro orientado, se apresenta como possibilidade de apropriação do conceito de energia mecânica. Nessa perspectiva, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver aulas de Física em uma turma de ensino médio sobre energia mecânica, utilizando-se do jogo de tabuleiro orientado, produzido manualmente (diferente de ferramentas de ensino baseadas no modelo da racionalidade técnica), como possibilidade de possibilitar aos alunos à aprendizagem desse conceito. Foram realizados encontros, em que, inicialmente se propôs um diagnóstico, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado (pré-teste), a fim de se reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Teresina acerca do conceito energia mecânica, bem como de suas estratégias de resolução de problemas. Feito isso, foi aplicada e desenvolvida uma Sequência didática (Produto Educacional) com atividades teórico-práticas, mediadas pelo jogo de tabuleiro orientado envolvendo a energia mecânica, como proposta de organização do ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, envolvendo o conceito de energia mecânica, mediada pelo jogo tabuleiro orientado, por intermédio da aplicação de um questionário semiestruturado (pós-teste). Desse modo, ao considerar o objetivo geral deste estudo e a base teórico-metodológica, esse foi compreendido como pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa. Teve como colaboradores alunos da 1a série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários semiestruturados (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico que orientou este estudo - a Teoria Histórico-Cultural e a Análise de Conteúdo com a ideia do sistema categorial em Bardin. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, mediada pelo jogo orientado de tabuleiro, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, contribuindo para a superação da timidez. É uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com o aluno desenvolva sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir significados, de abstrair e de generalizar fenômenos da realidade.

  • JANIEL SÉRGIO DE SOUSA GUEDES
  • A física forense e o processo ensino e aprendizagem de mecânica no ensino médio utilizando o jo-go educacional “trilha do crime” como recurso didático
  • Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
  • Data: 22/11/2019
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  • O Ensino de Física com enfoque em atividades investigativas associadas a jogos educacionais vem ganhando destaque entre as práticas pedagógicas docentes, principalmente pelo fato de despertar no aluno uma aprendizagem prazerosa, participativa e lúdica, conforme sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais. O jogo educacional “Trilha do Crime”, objeto de pesquisa deste trabalho, associa aspectos da Física Forense ao conteúdo Mecânica estudado no 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de propor um ambiente de ensino que possibilite a participação direta e ativa do aluno no processo ensino aprendizagem. Fundamentam este trabalho, alem da ABRP (Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas), a teoria do interacionismo social de Vygotsky, que considera a interação social instrumento essencial no desenvolvimento do conhecimento. De posse do método ABRP e da teoria de Vygotsky conseguimos definir e entender a importância da Interação Lúdica Significativa durante a aplicação do jogo. A pesquisa desenvolvida, vislumbrou a construção do jogo educacional e sua aplicação com o objetivo de verificar se essa ferramenta pedagógica desperta no educando o interesse pela Física e consequentemente uma melhora na aprendizagem do conteúdo Mecânica. O jogo educacional proposto foi desenvolvido e aplicado em uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Maranhão e proporcionou no educando um ambiente prazeroso, possibilitando, inclusive, a construção do conhecimento de forma equilibrada, tendo em vista que a ferramenta pode ser trabalhada de forma competitiva e cooperativa entre eles. O jogo educacional se mostrou ser um instrumento de aprendizagem inovador, principalmente por tratar da “Física Forense”, tema pouco abordado no Ensino de Física, possibilitando ao aluno, uma aprendizagem interdisciplinar e contextualizada do conteúdo Mecânica.

  • CLEOMAR DA COSTA LIMA
  • ELETRO TRILHA: Jogo educacional como recurso didático para o en-sino e aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade
  • Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
  • Data: 22/11/2019
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  • Este trabalho trata-se do desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional utilizado como recurso didático para o Ensino de Física no Ensino Médio. A proposta tem como objetivo geral desenvolver um jogo educacional como recurso didático que possibilite a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de Eletricidade. O problema que este estudo procurou responder foi: Que benefícios a utilização de um jogo educacional pode proporcionar aos alunos da terceira série do Ensino Médio da escola Centro de Ensino Professor Antônio Nonato Sampaio? O jogo de tabuleiro tem o título de Eletro trilha, o desenvolvimento e implementação desse produto educacional está fundamentada na Teoria Socio-interacionista de Lev Vygotsky com enfoque direcionado ao método da Aprendizagem Baseada na Resolução de problemas (ABRP) alinhado ao ensino por investigação, sendo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. A experiência pedagógica ocorreu em duas turmas do turno matutino dessa escola pública da rede estadual na cidade de Coelho Neto no estado do Maranhão. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, sendo um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, um pós-teste para consolidar a aplicação do jogo e um questionário de opinião para avaliar o potencial lúdico e pedagógico do jogo. A aplicação do jogo ocorreu a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que aborda conteúdos básicos de Eletricidade para o ensino médio e abrange como foi feita a construção do jogo Eletro trilha, os materiais utilizados e suas regras adotadas. Verificou-se que o jogo de tabuleiro favorece o trabalho em equipe e teve uma aceitação pela maioria dos alunos, principalmente pela sua ludicidade, deixa as aulas mais divertidas e desperta a curiosidade dos alunos. Assim, o jogo educacional Eletro trilha é um recurso lúdico que proporcionou uma aprendizagem mediada pelo professor/pesquisador, despertou interesse nos alunos e deixou as aulas mais prazerosas.

  • FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA
  • FÍSICA MEDIEVAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR QUEDA LIVRE
  • Orientador : ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 08/11/2019
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  • Este trabalho, tem como objeto de estudo os novos paradigmas da educação ligados ao uso de jogos, aplicados ao Ensino de Física para o Ensino Médio (BRASIL, 2002). Iniciamos nossa pesquisa amparado no questionamento: Jogos digitais podem tornar-se um recurso no aprendizado de cinemática para alunos do 1º ano do Ensino Médio? A hipótese levantada é de que o uso da sistemática aplicada em jogos poderá potencializar o aprendizado de cinemática, haja vista os pilares que envolve o uso de jogos: Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação. O objetivo geral é investigar se o uso de um jogo digital como recurso didático possibilita um aprendizado no campo da cinemática para alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para tornar o trabalho exequível, foram feitas pesquisas sobre jogos, sobre construção de jogos e aplicação de jogos em sala de aula. O trabalho foi organizado em duas partes principais: a primeira parte introdutória onde foi feito o levantamento do referencial teórico para embasamento da pesquisa, sobre teoria da aprendizagem de Vygotsky (SOUZA e ROSSO, 2011), evolução dos jogos digitais e um capítulo sobre movimento unidimensional. A segunda parte está segmentada abordando os procedimentos metodológicos de construção do jogo Física Medieval, aplicação e análises dos dados coletados usando testes. Com esta pesquisa visamos investigar o uso de jogos digitais aplicados ao Ensino de Física. No final, temos um trabalho que visa ajudar o ensino de cinemática, parte da Física que exige uma grande quantidade de fórmulas e exigem muita persistência dos alunos, assim podemos somar este trabalho ao dia-a-dia dos alunos como instrumento motivador à aprendizagem de cinemática.

  • EDVALDO COUTINHO PEREIRA
  • Sequência didática para o estudo da cinemática escalar: velocidade e acele-ração média e instantânea
  • Orientador : MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
  • Data: 08/11/2019
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  • Esta Dissertação apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Piauí. Tem como tema “Sequência Didática para o estudo da Cinemática Escalar: velocidade e aceleração média e instantânea” apresenta como objetivo geral elaborar uma sequência didática com os conceitos básicos da Cinemática Escalar (velocidade e aceleração média e instantânea) com a finalidade de proporcionar a compreensão destes conceitos e suas aplicações no cotidiano dos estudantes da 1ª série do série do Ensino Médio (PROEJA), com várias atividades encandeadas de questionamentos, atitudes, procedimentos e ações que os estudantes desempenharam com a mediação do professor, contemplando a Cinemática Escalar com expectativa de uma aprendizagem significativa. Os conteúdos trabalhados foram dois tópicos velocidade e aceleração escalar média e instantânea, a partir da percepção das dificuldades dos estudantes em relação ao estudo Cinemática e de forma especifica, identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos conceitos básicos de Cinemática Escalar, velocidade e aceleração média e instantânea, relacionar os conhecimentos prévios aos conhecimentos científicos por meio da aplicação da sequência didática, identificar o desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes mediante a aplicação e o desenvolvimento da sequência didática. O desenvolvimento pautou-se na pesquisa qualiquantitativa aplicada, com apoio de metodologias ativas, embasada em autores como Silberman (1996), Ribeiro (2005), Meyers e Jones (1993 e Morán (2015), Moreira (20011), e outros. Buscou-se para incentivar a interação dos estudantes com a tecnologia, o produto educacional consta com questões que têm a exibição da resposta por meio do uso de um smartphone ou qualquer outro dispositivo capaz de ler o código QR. A sequência didática foi elaborada e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, sendo o Centro de Educação Básica Professor James Azevedo (CEB), o local da pesquisa tendo como sujeito dessa, estudantes da primeira série do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), na cidade de Teresina - PI, no curso de Agente Comunitário de Saúde. A pesquisa foi organizada em conformidade com os objetivos que queremos alcançar para a aprendizagem dos estudantes, e para facilitar o estudo desses conceitos com o objetivo de promover interação entre os conhecimentos prévios do estudante e o conhecimento a ser construído no processo ensino aprendizagem. Sua elaboração se deu através de revisão de literatura da Cinemática Escalar no ensino da Física, e da aplicação de questionários aos estudantes. Por meio da análise desses dos dados produzidos com aplicação da primeira e da segunda avaliação os dados mostram um bom desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos de Cinemática Escalar e uma boa aceitação do produto educacional.

  • LÍVIA COSTA OLIVEIRA SOUSA
  • SOB ALTA PRESSÃO: Um jogo didático para o Ensino e aprendizagem da Hidrostática
  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 01/11/2019
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  • O presente trabalho enfatiza a importância do jogo didático para o Ensino e aprendizagem da Hidrostática, que partiu da problemática de como o Jogo Sob Alta Pressão pode contribuir no processo de ensino aprendizagem do conteúdo da Hidrostática, no ensino de Física? De conformidade com a problemática temos o seguinte objetivo geral: construir um jogo didático como um método de ensino e aprendizagem com conteúdos da Física voltados para Hidrostática. Desse modo alcançar os objetivos específicos que é abordar os conteúdos da hidrostática, por meio de aulas ministradas, para observar o conhecimento prévio dos alunos; aplicar o jogo ‘Sob Alta Pressão” com conteúdos da Hidrostática, verificar se houve ou não desenvolvimento de habilidades cognitivas e a curiosidade científica com o uso do mesmo. Assim trabalhando com a teoria de aprendizagem de Vygotsky e a teria sócio interacionista, apoiado também em alguns pesquisadores que falam do jogo didático como Kishimoto, Lara e Huizinga. A pesquisa é qualitativa e exploratória, pois não busca dados estáticos. O jogo foi aplicado em uma turma de 2ª série do ensino médio, com alunos de 14 a 18 anos, em uma escola publica da cidade de Teresina-PI, onde foram coletados os dados para a avaliação do produto por meios de questionários, de modo que atendessem as teorias e os objetivos propostos nessa dissertação. Mediante o exposto conclui se que o jogo didático pode ser uma eficiente ferramenta para o docente em seu cotidiano escolar, para assim melhorar o ensino e aprendizagem dos discentes ao Ensino de Física com tema da hidrostática.

  • JONIELTON PINHEIRO BACELAR
  • Sequencia didática como proposta para o ensino e aprendizagem da astronomia no ensino médio
  • Data: 04/10/2019
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  • O presente trabalho surgiu do seguinte questionamento: de que forma podemos desenvolver o ensino e aprendizagem da Astronomia no Ensino Médio a partir de uma sequência didática? Assim delineamos o seguinte objetivo geral, desenvolver uma sequência didática para o ensino e aprendizagem da astronomia para ensino médio. O desenvolvimento da sequência didática foi organizada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A sequência didática como proposta para o ensino e aprendizagem da astronomia no ensino médio foi desenvolvida e aplicada na escola pública, Centro de Tempo Integral Didácio Silva, localizado em Teresina-PI. A metodologia de caráter qualitativa foi desenvolvida na sequência didática em três fases distintas; (1) aplicação de um pré-teste que norteou os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos básicos da Astronomia; (2) o passo seguinte foi a aplicação de seis atividades referentes ao tema Astronomia: questionário pré-teste, oficina de construção de lunetas, leitura do texto sobre como Galileu inventou a ciência moderna, música e astronomia, uso do aplicativo “sky map” e pós testes. As atividades foram aplicadas durante o calendário escolar de 2018 e 20019. Em todas as intervenções pedagógicas a sequência didática foi apresentada de forma ordenada e articulada e se indagando sobre as possibilidades facilitadoras da aprendizagem dentro da necessidade e realidade dos alunos pesquisados. Pôde-se perceber por meio da aplicação da sequência didática que os alunos foram motivados ao aprendizado da Astronomia, pois as diferentes atividades propostas possibilitou diferentes ações pedagógicas. Os resultados evidenciaram de forma exitosa a motivação dos discentes em se envolver com as atividades propostas a partir de curiosidades que a própria temática astronomia propiciou. A participação dos alunos foi descrita por meio de suas construções, permitindo a interação entre eles e também propiciando troca de informações a partir de seus conhecimentos prévios sobre a temática proposta.

  • AURILENE ALVES DA SILVA
  • Baralho da termologia: o uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos físicos sobre termologia no ensino médio
  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 27/09/2019
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  • A Física é uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, portanto, é essencial que os conhecimentos sobre essa ciência sejam abordados de forma a demonstrar sua real importância para a formação dos estudantes, e assim despertar-lhes o interesse pelo estudo da mesma. Os jogos didáticos por possuírem um caráter lúdico podem ser uma boa ferramenta auxiliar, dentro do processo de ensino e aprendizagem, pois os aspectos de diversão e prazer podem despertar o interesse dos alunos em aprender os conteúdos propostos pelo jogo, bem como estimular sua criatividade e seu senso crítico. Dessa forma destacamos como problema “Como o uso do jogo Baralho da Termologia pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de física relacionados à termologia”? Dentro dessa visão sobre a física este trabalho teve como objetivo principal desenvolver e aplicar o jogo “Baralho da Termologia” com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos de Física que fazem parte do currículo do segundo ano do ensino médio relacionados à termologia. Para o desenvolvimento do trabalho buscamos aliar a teoria de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky (2007) a teoria de Brougèr (1998) e Oliveira (2004) sobre jogos didáticos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa foram alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Santo Afonso Rodriguez, localizado na cidade de Teresina- PI. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, exploratória e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como instrumentos para coleta dos dados dois questionários, um pré-teste e um pós- teste, além das observações registradas. Por meio do pré-teste foi possível caracterizar o perfil dos alunos e verificar seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo abordado no jogo e por meio do pós-teste podemos avaliar o potencial do jogo enquanto ferramenta didática. Tivemos um resultado significante no que diz respeito a aceitação do produto como recurso didático por parte dos alunos, pois 100% consideraram que o jogo desenvolvido tem um potencial didático facilitador de aprendizagem. Como complemento do resultado positivo para o jogo desenvolvido, contamos com um percentual de 95,2% dos alunos que consideraram a aula com o uso do jogo como boa ou excelente e 100% dos alunos afirmaram que o jogo proporcionou uma melhor aprendizagem dos conteúdos.

  • CLAUDETE LOPES DA SILVA DE OLIVEIRA
  • Gamificação: uma proposta contemporânea para auxiliar o ensino da eletrostática no ensino médio
  • Data: 27/09/2019
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  • Diante das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão dos conceitos e aplicações dos conteúdos da Eletrostática, observou-se uma sala monótona com necessidades de inovar associando o ensino de Física ao cotidiano. Diante dessa problemática o contexto deste estudo, tem como objetivo investigar as contribuições da gamificação para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos de eletrostática. A Gamificação um fenômeno emergente que consiste no uso de elementos, estratégias e pensamentos dos games fora do seu contexto, desenvolvendo capacidades intrínsecas de motivar a ação, resolver problemas e potencializar aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento. Com vista nestas estratégias o presente estudo objetivou de forma geral desenvolver e aplicar um jogo de tabuleiro que recebeu o nome de “Eletricidade Secreta” composto por cartas, esse foi construído no Photoshop cc baseando-se em modelos de tabuleiros já existentes e também no Magic que é um game de cartas para auxiliar na construção, este jogo demostra de maneira lúdica e agradável os conteúdos estimulando assim o cognitivo do aluno. Esta pesquisa fundamentou-se na Teoria Sócio Cultural de Vygotsky na qual este acredita que o desenvolvimento do ser está diretamente ligado a um contexto com signos e significados que irão se complementando num contexto social. Os participantes dessa pesquisa fazem parte de uma turma de 3º ano do Ensino Médio matutino do Centro de Ensino Dr. João Lula localizado na cidade de Timon – Ma. Como instrumentos utilizou-se questionários para avaliar o conteúdo e também o jogo, observando-se uma melhora entre o número de acertos do antes e depois da sua aplicação já na avaliação do jogo os participantes demonstraram em suas respostas, grande estimo e envolvimento. Os resultados apresentados na utilização da gamificação no ensino de eletroestática, revelou-se exitosa e motivadora, espera-se que este estudo possa contribuir fornecendo evidencias quanto ao uso da mesma.

  • RICARDO ABREU SANTOS
  • Estudo do plano inclinado: desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino investigativa na perspectiva teórica de Dewey e aprendizagem baseada em problemas
  • Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
  • Data: 26/09/2019
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  • Devido a grande dificuldade envolvendo conceitos físicos e matemáticos e entendendo a necessidade da escola se adequar à nova realidade da educação, mais próxima do corpo discente e de sua realidade social, o estudo de outras formas de abordagem da Física se faz necessário. Nesse trabalho é relatado um arranjo experimental em forma de Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a fim de verificar em que medida essa proposta contribuiu para o aprendizado com alunos da 1ª Série do Ensino Médio da escola CEJA Lúcia Bayma localizada na cidade de Codó-Ma. Para tal foram utilizados sensores reflexivos do Arduino acoplados a um plano inclinado com o intuito de aferir o tempo da passagem de um móvel e posterior à verificação desses dados, a análise desses para calcular os valores de velocidade, aceleração em relação ao ângulo de inclinação sem esquecer dessa relação com a altura, tudo isso as vistas do conteúdo programado de Cinemática, Dinâmica e Energia. O objetivo da proposta descrita não é de comprovar leis ou fórmulas e sim ver a aceitação e a interatividade dos alunos de modo que possam interpretar os conceitos estudados e aplica-los em seu cotidiano através da experimentação e situações problemas em sala de aula. Mas, será que esta abordagem contribui para facilitar o ensino/aprendizagem de conteúdos mais profundamente, tornando-os significativos? Tomando como base a teoria pragmatista de John Dewey e o método ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) através de uma pesquisa de
    natureza aplicada de objetivo descritiva analisada qualiquantitativamente chegou-se a parâmetros conclusivos que esta forma de metodologia ativa possibilitou um alto grau de envolvimento dos estudantes, resultando em ótimos índices nas avaliações aplicadas.

  • REGES CARVALHO DOS SANTOS
  • ELETROFIS: Um aplicativo didático em Eletrodinâmica para Ensino Médio
  • Orientador : CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
  • Data: 31/05/2019
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  • Neste trabalho construímos e utilizamos um aplicativo desenvolvido para sistema Android como ferramenta didática para facilitar o processo ensino e aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio, denominado Eletrofis. Teve como propósito responder à questão “É possível que a utilização do aplicativo Eletrofis como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem da eletrodinâmica melhore a qualidade do processo?” Para isso, recorremos aos estudos sobre a teoria sóciohistórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Este aplicativo foi o produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Tempo Integral CETI Candido Borges Castelo Branco no município de Campo Maior-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em grupos de três, e participaram de um pré-teste, utilização do aplicativo, um pósteste e uma avaliação do aplicativo. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Portanto, verificou-se que houve melhora expressiva no processo ensino e aprendizagem mediada por esse recurso, no qual obtivemos um aumento da quantidade de alunos com notas superiores em relação ao primeiro teste, elevando a média de 5,0 para 8,4.

  • JOSENILDO DE SOUZA SILVA
  • Experimentos Envolvendo Movimentos Sujeitos a Ação da Gravidade Usando o Software Tracker - Lançamentos Horizontal e Oblíquo
  • Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
  • Data: 15/03/2019
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  • Este trabalho aborda o tema movimentos sujeito a ação da gravidade focando principalmente os lançamentos horizontal e oblíquo, com o objetivo de diagnosticar o grau da presença do pensamento aristotélico ainda presente nos alunos de Ensino Médio. Para realizar a pesquisa, resolvemos escrever uma Sequência Didática Interativa, como produto educacional, abordando o tema citado antes através de experimentos simples e utilizando uma ferramenta interativa, o software livre Tracker. A aplicação do produto educacional aconteceu no C. E. Henrique Rocha, localizado no município de Tutóia, no povoado de Barro Duro, com alunos da primeira série do Ensino Médio sendo que os mesmos foram submetidos a responder sete questões sobre o tema antes da aplicação do produto (pré-teste). E responder ao mesmo questionário, após a aplicação do produto (pós-teste) e para averiguar o grau de persistência de aprendizagem (significativa), aplicamos novamente o mesmo questionário seis meses depois que aconteceu aplicação do produto. As teorias de aprendizagem de vários pensadores foram de importância para a compreensão das relações que permeiam o processo de ensino/aprendizagem, tendo como teorias norteadoras a sócio/interacionista de Vygotsky e aprendizagem significativa de Ausubel. No geral podemos concluir que houve um indicativo de aprendizagem significativa superior ao aprendizado mecânico e ao final do processo podemos perceber uma sensível modificação no paradigma em relação ao pensamento aristotélico e newtoniano o que nos leva a certeza de que atividades bem planejadas e que coloque o aluno numa posição proativa no processo de ensino/aprendizagem facilitarão o ensino de Física.

2018
Descrição
  • FRANCISCO DAS CHAGAS SOARES
  • Desenvolvimento de um aplicativo android como recurso didático para interpretação de dados e resolução de problemas envolvendo o conceito de ondas eletromagnéticas
  • Orientador : MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
  • Data: 20/12/2018
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  • Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis com o sistema operacional Android. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: quais as contribuições do uso do aplicativo Android para melhoria do ensino e do aprendizado dos conteúdos relacionados ao eletromagnetismo? A pesquisa foi fundamentada na teoria de Lev Vygotsky, em especial a mediação. A construção do aplicativo foi realizada a partir de algumas plataformas gratuitas, disponibilizadas pela empresa Google. Após várias tentativas de construção do App em algumas plataformas como Fábrica de aplicativos e Thunkable, que são plataformas de construção de aplicativos sem a necessidade de conhecer programação, foi utilizado o programa Android Studio, que atualmente é a plataforma oficial do Google para esse fim. Após a conclusão da elaboração do aplicativo, procedeu-se com a aplicação do mesmo na escola estadual C.E. Maria Conceição Teófilo Silva, localizada na cidade de Timon, no estado do Maranhão, onde os alunos responderam a perguntas referentes ao aplicativo Eletromagnetinterativo na forma de questionário. O publico alvo da pesquisa foram alunos da terceira série do ensino médio regular, no ano de 2018. Como resultados, obteve-se uma evolução do estado inicial dos alunos para o estado após os alunos conhecerem o aplicativo, sendo que na primeira turma onde a pesquisa foi realizaa, a media dos grupos que responderam às listas de exercícios passou de 7,33 para 9,56, já a segunda truma, a média de acertos passou de 5,56 para 7,11 e na terceira turma, a média de acertos passou de 5,25 para 8,75, mostrando que em todas as turmas houve uma melhoria no entendimento dos conceitos apresentados no produto educacional.

  • FRANCISCA HAURIANE DA GUIA SOARES
  • Jogo Didático no Ensino de Termologia para Pessoas com Deficiência Auditiva
  • Orientador : RENATO GERMANO REIS NUNES
  • Data: 30/11/2018
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  • Este trabalho trata da necessidade do desenvolvimento e uso de recursos educacionais para o ensino de Física no Ensino Médio para alunos com deficiência auditiva. Esses alunos têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e isso gera dificuldade na compreensão dos conteúdos, apesar do auxílio do intérprete. Como esses alunos devem ser recebidos em escolas de ensino regular os métodos de ensino utilizados precisam atender a todos. Poucos recursos didáticos existentes atualmente consideram esse tipo de deficiência e, na Física, a compreensão é dificultada por não existirem símbolos em Libras para muitos termos. O presente trabalho objetiva a produção de um recurso educacional na forma de jogo didático para estudo da Termologia, fundamentado na compreensão
    da situação atual do ensino para alunos com deficiência auditiva e dos processos de ensino-aprendizagem por meio dos quais esses alunos assimilam melhor os conteúdos. Através de questionários realizados com professores e intérpretes que trabalham na Unidade Escolar Matias Olímpio, foram apontados obstáculos para o ensino inclusivo como: alunos com pouco domínio em Libras, ausência de intérpretes em diversas situações em sala de aula e até mesmo ausência de recursos voltados para alunos surdos. Foi apontada também a importância do uso de recursos específicos para alunos surdos, que priorizem elementos visuais, fazendo uso de imagens na forma de cartazes, slides, vídeos legendados, entre outros. Consequentemente, para esses profissionais, os processos de ensino-aprendizagem adequados para os alunos surdos são aqueles que utilizem recursos didáticos inclusivos. O jogo elaborado baseia-se também nas teorias de David Ausubel e Lev Vygotsky, de modo a contribuir positivamente para o Ensino de Física para deficientes auditivos. Produzido e posteriormente aplicado em turmas do segundo ano do Ensino Médio, verificou-se sua aceitação por parte dos alunos que demonstraram gostar da utilização do recurso pelo seu caráter didático e, principalmente, por seu caráter lúdico, sendo, portanto, um recurso que pode facilitar o ensino de Física para alunos com deficiência auditiva em turmas inclusivas.

  • MARCEL FRANCISCO CARDOSO
  • Jogo Teoria da Relatividade: Material Potencialmente Significativo Para o Ensino da Teoria da Relatividade no Ensino Médio
  • Orientador : RENATO GERMANO REIS NUNES
  • Data: 09/11/2018
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  • O uso de atividades lúdicas na educação é um recurso que favorece uma aprendizagem prazerosa e divertida. O ensino de um modo geral enfrenta dificuldade em alcançar seu objetivo essencial, uma aprendizagem realmente significativa, seja pela falta de recursos ou de interesse dos alunos na aprendizagem. Essa deficiência de aprendizagem é acentuada nas disciplinas de ciências da natureza (Física e Química). Neste estudo, propomos a construção e avaliação de um produto educacional que auxilia o ensino de Física Moderna no ensino médio, que o mesmo tenha potencialidade de significação. A elaboração e construção desse produto tem como referência a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, baseada na estrutura cognitiva do aprendiz. O produto educacional, resultado desta pesquisa, é um jogo de tabuleiro com o título de Jogo da Teoria da Relatividade, nele são abordados os conceitos da Teoria da Relatividade Geral e Restrita e os cientistas cujo estudo levou a sua definição. Este jogo foi aplicado nas turmas de terceira série do ensino médio no Centro de Educação de Tempo Integral Deputada Francisca Trindade, em que o pesquisador é docente desde 2005. Após o uso do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar sua eficiência como material potencialmente significativo. Os resultados apontam que o jogo apresenta as principais características de uma atividade lúdica (lúdico e frívolo) e os aspectos necessários para a sua caracterização como jogo educacional. Ainda é possível concluir que o jogo despertou o interesse do aluno pela Teoria da Relatividade e promoveu uma maior interação entre os discentes. Assim, esta pesquisa é útil, pois mostra que é a aprendizagem pode ocorrer através de uma atividade lúdica, e que sua dinâmica pode ser usada para outras áreas de conhecimento.

  • ANTONIO MARCOS SILVA DIAS
  • Manual para utilização do jornal escolar como recurso metodológico no ensino de física
  • Orientador : HILDA MARA LOPES ARAUJO
  • Data: 05/11/2018
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  • No presente trabalho partimos do seguinte problema de pesquisa: em que medida a produção de um Manual de Orientações para utilização do Jornal Escolar como recurso metodológico no Ensino de Física contribui para a prática da leitura e escrita no contexto dessa disciplina? Partimos do pressuposto de que o uso do Jornal Escolar como recurso metodológico promove diálogo entre conteúdos da Física e o dia-a-dia dos alunos, valorizando habilidades, como a leitura e a escrita, e ainda tornando a aprendizagem mais interativa e participativa. Delineamos como objetivo geral produzir um Manual de Orientações para utilização do Jornal Escolar como recurso metodológico no Ensino de Física. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Articular conteúdos da Física aprendidos em sala-de-aula com situações práticas no cotidiano, 2) Promover a leitura e escrita em sala-de-aula em torno de temas ligados à Física; 3) Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativo, que valorize o trabalho em equipe e a pesquisa como instrumento de fortalecimento da aprendizagem; 4) Socializar conhecimentos da Física apropriados em sala-de-aula com a comunidade escolar, articulando formação e informação no contexto do Jornal Escolar. A iniciativa para a construção de um Manual de Orientações partiu da necessidade de estimular a produção escrita, a leitura e a difusão de conhecimento no contexto do ensino e aprendizagem da disciplina de Física, no Ensino Médio. Dessa forma, a construção do Manual originou-se da experiência prática vivenciada como uma turma de alunos do segundo ano do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Cocal, como parte integrante de pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) polo UFPI. Nesta experiência, utilizamos o Jornal Escolar aplicando-o ao conteúdo de Calorimetria. O jornal impresso intitulado Telescópio, foi resultado do trabalho de pesquisa e redação dos alunos sob mediação do professor, acerca dos conteúdos da unidade trabalhada, composto de textos informativos que, segundo o olhar dos alunos, abordaram interfaces entre a teoria e suas vivências cotidianas. Epistemologicamente, o estudo apoiou-se no conceito de mediação, enunciado por Vygotsky (1998). No que concerne ao percurso metodológico, nossa opção pela abordagem qualitativa considerou a natureza social associada ao objeto de estudo. Assim, fizemos uso da pesquisa-ação, por ser esta um tipo de pesquisa social, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os sujeitos se envolvem do modo cooperativo, em torno de objetivos comuns. O método utilizado – Quase-experimental de Série Temporal (CAMPBEL, 1979) – possibilitou que o objeto de estudo fosse submetidos a 02 (duas) sequencias de observações, intermediadas pela intervenção didática com o Jornal Escolar. Como resultados, verificamos que utilização do jornal no ensino de Física promoveu diálogo entre os conteúdos de calorimetria e o dia-a-dia dos sujeitos, proporcionando leitura e a escrita em sala de aula, o que evidenciou a ocorrência de uma aprendizagem mais interativa e participativa.

  • JONYSON MARCS BORGES DA ROCHA
  • Uso dos dispositivos térmicos caseiros estudo da calorimetria
  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 04/10/2018
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  • O trabalho aponta uma possibilidade na melhoria do ensino de física, na educação básica, através das aplicações da energia solar (equipamentos e conceitos), a fim de conscientizar os alunos da importância da utilização desse recurso energético e desenvolver um senso crítico em relação às fontes de energia utilizadas no país; Conhecer os benefícios da energia solar térmica através dos equipamentos utilizados e dessa maneira mostrar ao estudante os conceitos de física que possibilitam um melhor funcionamento desses dispositivos. Esse material foi desenvolvido para alunos do ensino médio da rede pública estadual, a fim de ampliar o desenvolvimento cognitivo do estudante, oferecendo ao professor mais uma opção de recurso didático a ser utilizado em sala de aula. No trabalho apresentamos um manual didático com informações referentes a energia solar, modelos de fogão solar e a construção de um forno solar e um secador solar caseiro. A partir desses recursos, relacionamos os conteúdos de calorimetria aos seus processos de montagem e funcionamento como uma boa opção para revisar esse conteúdo a ser estudado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e mostrar ao discente a importância da Física fora do ambiente escolar, chamada por Carl Rogers como aprendizagem significante.

  • EDSON LOPES DA SILVA
  • O uso de um hipertexto sobre conceitos básicos de astronomia e o sistema solar
  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 03/10/2018
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  • Muito se tem discutido sobre a importância do Ensino de Física em todos os níveis de escolaridade. Sabe-se que o acesso ao conhecimento científico se dá de diversas formas e, em diferentes ambientes. É na escola que a formação de conceitos científicos é introduzida explicitamente, oportunizando ao ser humano a compreensão da realidade e a superação de problemas que lhes são impostos diariamente. Isso porque desenvolver um hipertexto que facilitarão o processo de ensino aprendizagem dos alunos, sendo uma possibilidade a ser investigada, e considerando a teoria de aprendizagem de Piaget, na qual o crescimento cognitivo do aluno pode se dá por meio de assimilação e acomodação da ação da realidade. Dessa forma apresenta-se um hipertexto sobre astronomia para Ensino Médio que possibilite um aprendizado potencialmente significativo dos conteúdos. O texto incentiva o aprofundamento dos temas pelos links, no decorrer da leitura. A metodologia, consiste de uma revisão bibliográfica sobre o tema para elaboração de um hipertexto dos conteúdos de astronomia, que foi aplicado, com os alunos com uma linguagem de fácil compreensão dos conceitos apresentados. A coleta de dados, com os alunos, ocorreu em uma escola de Teresina, com um numero total de 30 alunos. Em que o hipertexto sobre astronomia possa tornar o aprendizado potencialmente significativo.

  • JOSEVANDRO DA SILVA MAGALHÃES
  • Jogo de Tabuleiro Eletrônico: Uma Metodologia Ativa Aplicada no Ensino de Eletrostática
  • Orientador : MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
  • Data: 02/10/2018
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  • No contexto deste estudo desenvolvemos um jogo de tabuleiro didático utilizando novas tecnologias de ensino por meio dos recursos gráficos de animação do software Scratch. Neste sentido, o estudo norteia-se pela seguinte questão problema: um jogo de tabuleiro eletrônico educativo, contribui para tornar os conteúdos de eletrostática mais interessantes, capaz de estimular e motivar o aluno, transformando-o no personagem principal do seu processo de aprendizagem? Para isso, o jogo desenvolvido oferece desafios e obstáculos dentro de um ambiente agradável, com objetivo de despertar o interesse dos participantes através de uma aprendizagem divertida e dinâmica que requer que os envolvidos tenham participação ativa no seu aprendizado bem como, no dos seus pares. Procuramos agregar ao lúdico os conteúdos de Eletrostática: Carga elétrica, Força elétrica, Campo elétrico e Potencial elétrico. Nessa perspectiva, este estudo fundamenta-se na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, partindo, por tanto de aspectos mais abrangentes e tendendo para aspectos mais específicos, mantendo o foco nos estágios da aprendizagem: assimilação e acomodação. Os participantes dessa pesquisa foram duas turmas do 3º Ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensina da cidade de Teresina – PI. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se o próprio jogo, questionários e registro de observação. Os resultados da turma controle mostraram: Para o teste diagnóstico com o total de 240 possíveis acertos obtiveram 164 acertos equivalentes a 68,33%, e no teste final 183 acertos equivalentes a 76,25%. Na turma experimental, de 64 possíveis acertos do teste diagnostico (jogo), obtiveram 50 acertos equivalentes a 78,13%, e no teste final de 240 possíveis acertos, obtiveram 218 acertos equivalentes a 90,83%. A comparação do teste final da turma controle com o da turma experimental mostrou uma alta de 14,58% de acertos. Isto indicou um avanço significante na aprendizagem dos alunos que fizeram uso do instrumento educativo. Além disso, a turma experimental respondeu um questionário de avaliação do jogo, onde foi possível comprovar o estímulo e envolvimento que os desafios e obstáculos do jogo proporcionaram aos participantes. Os resultados revelaram que o produto desenvolvido contribuiu de forma significativa e prazerosa no processo de reestruturação cognitiva dos estudantes.

  • ROBERT CHARLES MOREIRA CALAND
  • Uma unidade de ensino potencialmente significativa para a construção do conceito de calor e alguns de seus desdobramentos históricos.
  • Data: 02/10/2018
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  • O ensino da Física vem apresentando mudanças metodológicas ao longo dos últimos anos, sejam pelas orientações legais consideradas nas diretrizes nacionais, observando a evolução no modo em que a educação passou a ser concebida, sejam pelas próprias necessidades formativas encontradas pelos professores diante das suas práticas, sejam pelas dificuldades apresentadas pelos alunos devido a sua formação, que podem contribuir em seus resultados, no decurso dos anos letivos. Atento a essas mudanças, foi realizado um estudo com o intuito de encontrar estratégias que pudessem facilitar o compartilhamento dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, pra essa disciplina, propiciando uma aprendizagem significativa e que culminou nesse trabalho. A presente dissertação é decorrente de uma pesquisa qualitativa/quantitativa e participativa, realizada junto às turmas do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA - Campus Santa Inês. Ela teve como objetivo geral compreender o calor como manifestação de energia, envolvendo alguns aspectos históricos qualitativos e quantitativos e pra atingi-lo foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, sequência didática proposta por Moreira, no ano de 2016, com enfoque na teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, no ano 1963. A ideia principal da UEPS foi o acompanhamento do tema ora estudado pelas turmas já referidas - a calorimetria -, a partir da elaboração/aplicação de um texto, sobre a história da ciência, envolvendo aspectos históricos sobre o calor e a concomitante verificação dos principais aspectos discutidos nesse texto, realizada com experimentos, por meio do uso de laboratório de demonstração, e exposição de vídeos. A partir da discussão e análise dos resultados, verificamos que mais do que dobrou a quantidade de alunos envolvidos na pesquisa que apresentaram uma evolução cognitiva, potencialmente significativa, verificada com base no comparativo dos resultados, qualitativos e quantitativos, obtidos nas atividades desenvolvidas antes e depois da participação destes na UEPS.

2017
Descrição
  • ANTONIO CARLOS GARCEZ DE SOUSA
  • DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA LEI DE AMPÈRE: UMA PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
  • Orientador : CELIO AECIO MEDEIROS BORGES
  • Data: 02/08/2017
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  • Este trabalho apresenta uma proposta didática para a Física do Ensino Médio, fazendo uma abordagem experimental. O trabalho tem como objetivo favorecer uma aprendizagem potencialmente significativa, tendo como meio o uso de sequências didáticas e kits experimentais que, em conjunto, formam o “produto educacional” de modo a levar o aluno a deduzir a lei de Ampère. Baseada nos pressupostos da Teoria Cognitiva de David Paul Ausubel, que em suma, leva

    em conta os conhecimentos prévios (subsunçores) do aluno sobre o novo estudo a ser explorado, da

    aplicação de um material de suporte (organizadores prévios) na formação dos subsunçores, elementos que ancorem às novas informações garantindo estabilidade e qualidade de transferências

    dos conteúdos ensinados, itens necessários para assegurar uma aprendizagem significativa na estrutura cognitiva do sujeito. Os temas explorados nesta proposta referem-se às áreas: Matemática – quantidades diretamente proporcionais e quantidades inversamente proporcionais, Física – campo

    magnético e suas fontes, corrente elétrica e campo magnético gerado por um fio conduzindo uma corrente elétrica. Como meios de viabilizar os subsunçores, kits educacionais foram construídos acompanhados de sequências didáticas que serviram de guias para o estudante sob orientação do professor. Os resultados obtidos com os questionários aplicados com os alunos antes das sequências e kits, mostraram deficiências dos conhecimentos prévios por esses alunos. Após a aplicação com os kits experimentais e a execução das tarefas contidas nas sequências didáticas aos discentes, os resultados avaliados mostraram que os discentes obtiveram boas compreensões dos fenômenos estudados por esta proposta, o que serviu de fonte influenciadora de conhecimentos proporcionados pelos organizadores prévios, itens necessários para a dedução da lei de Ampère. A inserção dos discentes da UFPI serviu de parâmetro da avaliação da proposta quanto à aprendizagem segundo a perspectiva de Ausubel e de enriquecimento científico do trabalho. Antes da aplicação os alunos das duas instituições apresentaram deficit de aprendizagem e, após a aplicação da proposta didática, eles apresentaram um ganho substancial de aprendizagem. Do exposto, o produto educacional mostrou-se como um material em potencial para possibilitar uma aprendizagem significativa no ensino de Física.

  • JOEL DE BRITO SILVA
  • PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE CAPACITORES E CIRCUITO ELÉTRICO RC PARA O ENSINO MÉDIO
  • Data: 26/07/2017
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  • De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (Brasil, 2006), o ensino de Física deve proporcionar ao aprendiz conhecimentos, habilidades e competências que possibilite ao mesmo uma formação para cidadania mais adequada com uma melhor compreensão do mundo que o cerca. Para tanto foi dado ao ensino de Física novas dimensões que visam promover um ensino contextualizado e integrado a vida. Contudo o ensino de Física, em muitas escolas, ainda  é realizado de forma tradicional, com conteúdos abordados de forma desarticulada o que leva o aluno a não atingir o nível de conhecimento requerido e muitas vezes o obrigando a automatizar o conhecimento levando a aprendizagem memorística. Por isso propomos neste trabalho construção e aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa – UEPS com objetivo de apresentar um modo diferenciado de organizar uma aula didática que trabalhe o conteúdo de Eletricidade, especificamente o circuito RC que é composto de um resistor (R) e um capacitor (C). O circuito RC tem uma importância fundamental nos circuitos eletrônicos. Uma das maneiras de se iniciar o ensino de eletricidade é abrindo uma discussão em torno do tema, discutindo sobe sua importância e suas principais aplicações. A presente pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Zulmira Xavier, no município de Luís Correia, no litoral do estado do Piauí, escola esta que foi inaugurada em 1969. Onde atualmente funciona com o Ensino Fundamental, Médio, o Técnico Integrado ao ensino médio e de Jovens e Adultos. É fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de (Ausubel, 1982) que propõem a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos permitindo estabelecer, construir e reconstruir esses conhecimentos, e na teoria da Aprendizagem Significativa em um enfoque Vygotskyano, onde o mesmo procurou uma melhor assimilação de como iniciou o processo de obtenção do conhecimento apresentado. Onde o produto educacional foi elaborado a partir da construção de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), onde a mesma é uma Sequência Didática fundamentada em Teorias de Aprendizagem, particularmente a da Aprendizagem Significativa, segundo Moreira (2011).

  • LEONARDO CARVALHO AMORIM DE SOUSA
  • USANDO UM EXPERIMENTO, A EOLÍPILA, CONTIDO EM UM APLICATIVO PARA FIM DE ENSINO EM CALORIMETRIA
  • Orientador : ILDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 21/07/2017
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  • Historicamente, há uma dificuldade apresentada no ensino de Física. Isto é paradoxal, visto que os alunos ficam maravilhados com os experimentos de Física. Esta dificuldade é exatamente em aprender certas teorias abstratas e nas famosas equações matemáticas envolvidas neste processo. Paralelamente o discente ainda possui uma deficiência enorme de relacionar a Física com algum contexto histórico. Na verdade, a maioria dos alunos pensam que a Física existe somente devido a mente de alguns gênios. Vivenciando e ouvindo sobre estas dificuldades e a necessidade moderna de novas formas de abordagem, propomos uma sequência didática que engloba aspectos históricos e experimentais. Nesta proposta, o aluno poderá fazer uma viagem ao início da era Cristã, quando Heron de Alexandria (10 D.C. a 80 D.C.) desenvolveu sua Eolípila, a primeira máquina a vapor. O aluno será guiado a explorar esta invenção de Heron, associando os fenômenos físicos envolvidos. Neste trabalho, nosso objetivo principal é criar uma forma dinâmica e atrativa de ensinar Física, que tenha melhores resultados que os métodos tradicionais. Na sequência didática que apresentamos, os hipertextos levarão os alunos a conhecer fatos históricos relacionados a máquina de Heron e o contexto da época. Dentro da sequência, o discente conhecerá um aplicativo livre para Android, onde montará a Eolípila e será levado a abordar os fenômenos físicos que envolvem a máquina de Heron.

  • FRANCISCO VIEIRA DE BRITO
  • UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO APP INVENTOR COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DAS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON NO NÍVEL MÉDIO
  • Orientador : MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
  • Data: 18/04/2017
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  • Este trabalho resultou de uma investigação que foi desenvolvida no curso de Mestrado
    Nacional Profissional em Ensino de Física, com o objetivo de construir um aplicativo
    para celulares android que desse clareza na resolução de exercícios que envolvem
    aplicações das leis de Newton, sendo esta clareza baseada no que versa a Teoria de
    Ausubel acerca da aprendizagem significativa (Moreira, 2011). Assim, os participantes
    do estudo foram os alunos de uma turma de 2o ano do ensino médio da escola
    Augustinho Brandão da rede estadual de ensino na cidade de Cocal dos Alves-PI.
    Para a realização da investigação, optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva, por
    ser considerada a que melhor se adéqua ao estudo. Para a produção dos dados foi
    utilizado um Aplicativo para android produzido na plataforma App Inventor (Wolber et
    al, 2011), apresentado e disponibilizado aos alunos. A aplicação do produto em sala
    de aula mostrou o grande interesse dos alunos pelas novas tecnologias, contribuindo
    de forma significativa para a aprendizagem dos conceitos das leis de Newton.

  • LEUDIMAR UCHOA ALVES
  • O Ensino de Eletricidade com o uso de aplicativos para celulares e tablets
  • Orientador : PAULO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA
  • Data: 15/02/2017
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  • A Eletricidade é um dos ramos da Física explorado, de forma tímida, no 9o ano do ensino fundamental
    e um pouco mais aprofundada na 3a série do ensino médio de escolas particulares e públicas
    brasileiras. Nestas, dificilmente se trabalha todo o conteúdo da série. Muitos alunos tem dificuldade
    para conceber que a corrente elétrica é o movimento de cargas elétricas em um fio e os efeitos
    causados por ela nos dispositivos elétricos. Essas dificuldades aparecem, em diferentes situações,
    entre estudantes de escolas públicas e pouco em escolas particulares. A maioria dos alunos parece
    imaginar que a eletricidade só existe quando uma lâmpada acende ou quando um aparelho elétrico é
    ligado. Nesta dissertação, verificamos as dificuldades encontradas pelos alunos do ensino médio em
    uma escola pública de Teresina, e propomos o uso das Tecnologias da Informação e comunicação
    (TICs) com um Manual de Atividades com o uso de aparelhos celulares e tablets que pode facilitar o
    ensino de Física em eletricidade. As atividades foram propostas em uma sequência lógica de
    conteúdos nas quais, após os alunos terem instalado os aplicativos em seus celulares, puderam
    manuseá-los e construir os circuitos experimentais propostos, cada uma das quais foi iniciada com a
    apresentação aos alunos de roteiros de atividades e propostas de atividades. As atividades
    contemplam o uso de quatro aplicativos para serem usados em celulares que contém o programa
    ANDROID ou IOS. Os programas usados são os aplicativos EVERY CIRCUIT, ELECTRODROID,
    CIRCUIT JAM e ELECTRIC CIRCUIT. A sistematização e discussão dos experimentos e seus
    resultados através das respostas às questões revelam as diferentes noções sobre eletricidade que
    foram aprendidas pelos estudantes. As atividades são realizadas para determinar como funcionam e
    como agem os elementos de um circuito elétrico, qual tipo de ligação deve ser realizada e quais das
    noções apresentadas estão de acordo com o funcionamento de um circuito elétrico. O método
    utilizado para investigar os resultados é simples e pode ser usado sem internet e sem o uso de
    laboratórios de computação, o trabalho desenvolvido é didático-interativo e permite que as atividades
    sejam realizadas em praticamente qualquer lugar. No final das atividades, fazemos a discussão dos
    resultados experimentais e comparação com as expectativas dos alunos. O trabalho em sala com o
    aparelho celular confronta-se com as ideias de alguns educadores, mas torna-se uma importante
    ferramenta para o aprendizado de Física e consolidação de conceitos sobre a eletricidade. As
    atividades foram aplicadas em uma escola do ensino médio, e os resultados observados e as
    importantes observações dessa experiência tecnológica preliminar são aqui relatadas.

2016
Descrição
  • JOSÉ FRANCISCO MARTINS DE SOUSA
  • UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO INCLINADO COMO OBJETO DA CINEMÁTICA GALILEANA E FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA: UMA REAPROXIMAÇÃO ENTRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIA
  • Orientador : FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
  • Data: 21/11/2016
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  • Na presente pesquisa buscou-se reaproximar a História da Ciência do Ensino de
    Ciência, através de textos históricos e da experimentação. Com o objetivo de
    verificar o contexto social, cultural e político de algumas descobertas científicas
    feitas por Galileu Galilei, gerando momentos de maior reflexão, crítica e motivação
    no estudo da Ciência, em especial de Física, e promovendo a alfabetização
    científica dos estudantes, a partir da discussão de fatos históricos essenciais no
    estabelecimento da Cinemática Galileana, foi desenvolvida esta proposta didática,
    resgatando o Plano Inclinado de Galileu e o contexto de suas descobertas.
    Pesquisadores no Ensino de Física têm apontado a História da Ciência (SILVA,
    2015; MATTHEWS, 1995; LANGEVIN, 1992) e o laboratório (ALVES, 2000;
    HOTTECKE, 2000) como ferramentas em potencial, quando se trata de melhorias no
    ensino de Física. Desta forma, destaca-se como produto educacional da pesquisa a
    proposta didática transcrita de forma clara e objetiva com todos os elementos
    necessários a uma aprendizagem duradoura, dentro de um contexto de interação
    social. A proposta foi executada em cinco passos ou cinco momentos de
    aprendizagem e os dados, falas transcritas dos alunos e respostas às questões
    aplicadas, foram analisados segundo elementos da teoria sócio-interacionista de
    Vygotsky (2008). No registro das falas tornou-se evidente a mediação entre a cultura
    científica e a cultura do senso comum, executada pelo professor-pesquisador ao
    participar do processo diretamente ou mesmo indiretamente, quando foi mantida
    essa intervenção através dos textos históricos. O presente estudo torna-se relevanteix
    ao mostrar uma Ciência como construção histórica, humana e viva, com
    conhecimentos abertos e sujeitos a reformulações.

  • RENATO CESAR DE CARVALHO QUARTO
  • UNIVERSO DA FÍSICA - ELETROMAGNETISMO: uma proposta lúdica para um
    aprendizado significativo em física no ensino médio

  • Orientador : RENATO GERMANO REIS NUNES
  • Data: 30/09/2016
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  • Esse trabalho tem o objetivo de produzir um material didático lúdico potencialmente
    significativo que facilite o estudo e forneça aos alunos uma nova fonte de
    conhecimento, e desse modo possa contribuir para o aprendizado dos mesmos. Esse
    material consiste em um jogo de perguntas e respostas relacionadas com o conteúdo de
    eletromagnetismo, esse jogo será confeccionado em formato de aplicativo para
    smartphones e tablets que utilizem o sistema operacional Android. As questões
    utilizadas no aplicativo foram selecionadas em níveis de complexidade, de modo a gerar
    um aprendizado significativo nos alunos - metodologia de ensino advinda da Teoria da
    Aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. No período de abril a junho de
    2016 foi realizada a pesquisa com os professores e alunos da rede Pública (Escolas
    Estaduais e Federais) e da Rede Privada do estado do Piauí, momento em que o jogo
    ”Universo da Física- Eletromagnetismo`` foi instalado nos celulares dos professores e
    foi entregue o questionário que abordam apreensão dos conteúdos, a eficiência do jogo
    no aprendizados dos alunos e a praticidade e viabilidade desse produto educacional. O
    questionário destinado aos discentes foi respondido no mês de Maio, após a realização
    da partida. Para finalizar essa investigação foi realizado um tratamento estatístico com
    os dados coletados e a partir desses dados notou-se que a maioria dos professores
    consideraram o jogo de fácil manipulação e que pode contribuir de maneira significativa
    para um aprendizado efetivo dos alunos. Os alunos, em sua maioria, consideraram o
    jogo divertido e de fácil instalação.

  • RAILTON VIEIRA DOS SANTOS
  • A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE PHET COMO MATERIAL DE APOIO AO
    PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA

  • Orientador : CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
  • Data: 30/08/2016
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  • Experimentos virtuais são objetos de aprendizagem que utilizam softwares
    específicos para simular a realização de experimentos reais, com a vantagem de
    possuírem baixo custo, se comparados com os laboratórios reais, uma vez que a
    maioria das escolas possui um laboratório de informática. Estes experimentos têm
    sido cada vez mais utilizados no ensino de Ciências da Natureza constituindo-se
    como uma ferramenta que facilita o processo de ensino-aprendizagem dos
    conteúdos, funcionando como um elemento mediador entre o professor e os alunos.
    Por acreditar na importância da implementação dos experimentos virtuais como uma
    estratégia de ensino capaz de auxiliar os alunos na construção de conhecimentos
    significativos, utiliza-se neste trabalho o software livre Physics Educacional
    Technology (PhET) Interactive Simulations da Universidade do Colorado, que
    produzem e divulgam simuladores educacionais para o ensino de ciências. O estudo
    foi realizado com professores de Física da Rede Estadual de Ensino da Cidade de
    Cocal – PI e com professores de Física da Rede Federal de Ensino da Cidade de
    Cocal – PI, mas precisamente do Instituto Federal de Educação, Ciência e
    Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Cocal, no ano de 2016. É fundamentado na
    teoria da aprendizagem significativa de (Ausubel, 1982) que propõem a valorização
    dos conhecimentos prévios dos alunos permitindo estabelecer, construir e
    reconstruir esses conhecimentos. Com a utilização do software livre PhET, elaborou-
    se um produto educacional, que consiste em um Guia de orientações para
    professores de Física utilizar as simulações interativas do PhET em sala de aula,
    propiciando assim uma maior efetividade para que ocorra efetivamente o processo
    de ensino aprendizagem.



Dissertações/Teses Antigas
2020
Descrição
  • ANDREIA SOARES DE SOUSA REIS
  • LIVRO DIGITAL SOBRE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL E ASTRONOMIA: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL
  • Orientador : HILDA MARA LOPES ARAÚJO
  • Ano: 2020
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  • O presente trabalho apresenta uma proposta de Ensino de Física através de um Livro Digital interativo com ênfase em Gravitação Universal e Astronomia para alunos do Ensino Médio. O problema de pesquisa: qual a possibilidade de um Livro Digital (LD) sobre Gravitação Universal e Astronomia mediar a compreensão e a aprendizagem significativa desses conceitos para os alunos do Ensino Médio? Partimos do pressuposto de que o uso do Livro Digital gratuito e de fácil acesso é um recurso metodológico em que os estudantes são estimulados a participar de um mundo novo nas relações entre Física, Astronomia e Tecnologia, podendo observar na prática as leis físicas aplicadas ao Universo. Esse trabalho tem como objetivo geral produzir um Livro Digital interativo que propicie a mediação e compreensão dos conceitos Gravitação Universal e Astronomia para alunos do Ensino Médio e como objetivos específicos observar a prática pedagógica de professores do Ensino Médio Regular com o propósito de compreender como esses desenvolvem suas aulas envolvendo Gravitação Universal e Astronomia, identificar as dificuldades vivenciadas pelos discentes acerca dos conceitos, Gravitação Universal e Astronomia, aplicar através das aulas, o Livro Digital interativo na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel. Para o embasamento teórico se utilizou a Teoria da Aprendizagem Significativa que tem como foco principal a estrutura cognitiva do aluno e afirma que cada novo conteúdo ensinado deve estar ancorado num subsunçor que é algo que o aluno já traz consigo e torna a aprendizagem mais eficaz. Para o desenvolvimento desse trabalho foi realizado uma pesquisa de campo do tipo exploratória de natureza qualitativa com dois professores de Física e alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Francisco Gonçalves Magalhães. Nesse sentido, fizemos uso da Pesquisa-Ação por esta ser uma pesquisa social com base empírica, que é pensada e executada em associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo, em que os pesquisadores e os sujeitos do ambiente e problema em estudo se envolvem do modo cooperativo ou participativo com vista a alcançarem objetivos comuns. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação (não participante) da prática pedagógica dos professores, questionário semiestruturado inicial (com questões abertas) para diagnóstico dos conhecimentos prévios e das dificuldades de aprendizagem dos alunos acerca da Gravitação Universal, Astronomia e um questionário semiestruturado final (com questões fechadas) para avaliação da metodologia pelos alunos. A análise e discussão dos dados foi realizada a partir dos aportes teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007; 2011; 2016). Os resultados da pesquisa apontaram que o uso do Livro Digital contribuiu para despertar o interesse, a motivação, a imaginação, a leitura, a escrita, a interação entre os alunos e a aprendizagem significativa do alunado. Por fim, espera-se que o Livro Digital seja um instrumento didático utilizado pelos professores para facilitar o aprendizado dos alunos e que esse material tecnológico desperte interesse e motivação nos mesmos pela Física para que se obtenha elementos de uma aprendizagem potencialmente significativa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 05/08/2021 16:54