As discussões sobre segurança em laboratórios escolares ainda são pouco abordadas nas aulas de Química, mesmo em instituições como os Institutos Federais. Embora existam normas como a NR-06, ainda faltam formação crítica e consolidação de uma cultura de segurança entre estudantes e docentes. Neste viés, as histórias em quadrinhos (HQs), por sua natureza multimodal e dialógica, podem constituir ferramentas formativas eficazes para aproximar a Química Analítica dos estudantes e promover a conscientização sobre segurança nos IFs. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e analisar uma HQ focada em EPIs, reações químicas e normas de segurança, utilizando os três momentos pedagógicos de Delizoicov e análise de conteúdo de Bardin. A investigação categorizou unidades de registro (falas, imagens e interações) e as organizou em eixos como normas de segurança, alfabetização científica e formação cidadã. Os resultados evidenciam que a HQ articula aspectos técnicos, éticos e afetivos, favorecendo reflexões críticas sobre o fazer científico e sobre a corresponsabilidade no ambiente escolar. Apresenta-se, assim, como proposta inovadora, consistente e passível de replicação em diferentes contextos educativos, contribuindo para o ensino de Química, formação cidadã e a construção de uma cultura de segurança.