Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERSIANNE MARTINS VIANA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERSIANNE MARTINS VIANA DOS SANTOS
DATA: 05/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE SALAS REGULARES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE TEMOS E ONDE PRETENDEMOS ESTAR?
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Formação de Professores. Educação Especial. Teresina-PI.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

A educação inclusiva vem ganhando espaço nos aspectos epistemológicos que viabilizam a educação como direito de aprendizagem, dando a todos os alunos com deficiência as condições de acesso e permanência na educação formal. Neste contexto, fomenta–se as definições legais nos aspectos políticos garantidos por leis que determinam todos os direitos desse aluno na escola. Mediante o exposto, delimitamos como objeto de estudo: discutir como as políticas de formação continuada para professores das salas de regulares na perspectiva da educação inclusiva com foco na educação especial, na educação infantil, têm contribuído para as práticas pedagógicas de modo que haja o direito de aprendizagens por parte dos alunos deficientes que frequentam a rede municipal de ensino de Teresina, Piauí. Considerando o objeto proposto para essa investigação, elencamos o seguinte problema de pesquisa: Têm as políticas de formação continuada para professores de sala regulares implementadas em Teresina contribuído para a educação inclusiva dos alunos e no avanço das práticas didático-pedagógicas no âmbito da educação especial? O objetivo geral da pesquisa é analisar as políticas de formação continuada para professores de salas regulares na ótica da educação inclusiva, destacando os desafios, as complexidades e as possibilidades que descrevem os professores que atuam na educação infantil na perspectiva da educação especial, visando às suas contribuições na inclusão escolar dos estudantes concernente ao seu agir didático–pedagógico. Para dar substância e consistência ao objetivo geral, foram definidos alguns objetivos específicos: Identifica quais as políticas de formação continuada voltada para a educação especial conhecida pelos docentes; descrever as políticas de formação continuada e suas contribuições para a prática docente; citar as políticas de formação continuada de professores que são desenvolvidas na rede municipal de Teresina (PI), com foco na educação inclusiva que os professores conhecem; identificar e discutir as contribuições das políticas de formação continuada de professores na prática pedagógica para a educação inclusiva na Educação Especial; indagar como a formação continuada possibilita a construção de saberes para a prática pedagógica de educação inclusiva na Educação Especial e elencar os desafios e as complexidades relatados pelos professores que atuam na educação infantil no contexto da educação especial. O percurso metodológico seguido a fim de conferir cientificidade ao trabalho passou por duas fases. A primeira fase consistiu na revisão da literatura, constituído por materiais nacionais, extraídos de artigos científicos e livros, como também pesquisas documentais baseadas em fontes legislativas, dados do Censo-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2024) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2023). A segunda fase do estudo foi realizada uma pesquisa de campo, nesse contexto, reporta-se as análises e discussões através de entrevistas semiestruturadas, realizada com 20 professoras que atuam em sala de aula da educação infantil no contexto da educação especial e seu agir pedagógico, reportando suas dificuldades e desafios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo à Instituição - 021.***.***-32 - SANDRA CORDEIRO DE MELO - UFRJ
Notícia cadastrada em: 25/10/2024 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 12/03/2025 01:55