Esta pesquisa analisou as implicações da Gestão Escolar Agregadora na melhoria da aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes de escolas públicas estaduais do Piauí, no período de 2020 a 2024. A seleção das instituições considerou a participação consistente em iniciativas como olimpíadas do conhecimento, concursos escolares e o ENEM, abrangendo realidades urbanas, intermediárias e rurais nos municípios de Teresina, Amarante, Regeneração, Piripiri e Cocal dos Alves. O estudo adotou abordagem mista (qualitativa e quantitativa), de natureza descritiva, analítica, exploratória e explicativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com escala Likert, observações in loco e análise documental, envolvendo 150 participantes entre gestores, docentes, agentes da SEDUC/PI, alunos e familiares. Os dados qualitativos foram tratados pela análise de conteúdo e os quantitativos por estatísticas descritivas e Análise de Correspondência (simples e múltipla), permitindo a interpretação integrada e contextualizada dos resultados. Os achados confirmam que a Gestão Escolar Agregadora fortalece a autonomia discente, estimula habilidades de tomada de decisão e autogestão do aprendizado, promove ambientes democráticos e sensíveis, e potencializa o protagonismo estudantil. A participação em competições acadêmicas, incentivada pela gestão, mostrou-se capaz de desenvolver pensamento crítico-reflexivo, ampliar o repertório cultural e favorecer transformações acadêmicas e pessoais. Apesar do predomínio de percepções positivas, identificaram-se discrepâncias entre alunos, professores e pais quanto à efetividade da gestão democrática e da sensibilidade institucional, sugerindo a necessidade de aprimorar a comunicação e o alinhamento entre atores escolares. Verificou-se ainda que a gestão agregadora contribui para a redução da evasão escolar por meio de estratégias como busca ativa, acompanhamento individualizado e oferta de atividades pedagógicas, culturais e esportivas que reforçam o vínculo com a escola. Conclui-se que a Gestão Escolar Agregadora, ao articular liderança democrática, práticas pedagógicas inovadoras e valorização do mérito, constitui um modelo promissor para o fortalecimento da educação pública, a promoção da inclusão e a consolidação de trajetórias educacionais de sucesso.