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Banca de QUALIFICAÇÃO: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEUZILENE PEREIRA DA CUNHA
DATA: 10/10/2025
HORA: 11:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO ESCOLAR AGREGADORA: APOIANDO E FORTALECENDO A AUTONOMIA DOS ALUNOS POR MEIO DAS OLIMPÍADAS, CONCURSOS E ENEM, EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PIAUÍ (2020-2024)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão escolar agregadora. Protagonismo estudantil. Competições acadêmicas. Evasão escolar.
PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

Esta pesquisa analisou as implicações da Gestão Escolar Agregadora na melhoria da aprendizagem e no desenvolvimento integral dos estudantes de escolas públicas estaduais do Piauí, no período de 2020 a 2024. A seleção das instituições considerou a participação consistente em iniciativas como olimpíadas do conhecimento, concursos escolares e o ENEM, abrangendo realidades urbanas, intermediárias e rurais nos municípios de Teresina, Amarante, Regeneração, Piripiri e Cocal dos Alves. O estudo adotou abordagem mista (qualitativa e quantitativa), de natureza descritiva, analítica, exploratória e explicativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários com escala Likert, observações in loco e análise documental, envolvendo 150 participantes entre gestores, docentes, agentes da SEDUC/PI, alunos e familiares. Os dados qualitativos foram tratados pela análise de conteúdo e os quantitativos por estatísticas descritivas e Análise de Correspondência (simples e múltipla), permitindo a interpretação integrada e contextualizada dos resultados. Os achados confirmam que a Gestão Escolar Agregadora fortalece a autonomia discente, estimula habilidades de tomada de decisão e autogestão do aprendizado, promove ambientes democráticos e sensíveis, e potencializa o protagonismo estudantil. A participação em competições acadêmicas, incentivada pela gestão, mostrou-se capaz de desenvolver pensamento crítico-reflexivo, ampliar o repertório cultural e favorecer transformações acadêmicas e pessoais. Apesar do predomínio de percepções positivas, identificaram-se discrepâncias entre alunos, professores e pais quanto à efetividade da gestão democrática e da sensibilidade institucional, sugerindo a necessidade de aprimorar a comunicação e o alinhamento entre atores escolares. Verificou-se ainda que a gestão agregadora contribui para a redução da evasão escolar por meio de estratégias como busca ativa, acompanhamento individualizado e oferta de atividades pedagógicas, culturais e esportivas que reforçam o vínculo com a escola. Conclui-se que a Gestão Escolar Agregadora, ao articular liderança democrática, práticas pedagógicas inovadoras e valorização do mérito, constitui um modelo promissor para o fortalecimento da educação pública, a promoção da inclusão e a consolidação de trajetórias educacionais de sucesso. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 093.***.***-14 - EDSON SADAO IIZUKA - UNIFEI-SP
Presidente - 1758643 - JAIRO DE CARVALHO GUIMARAES
Interno - 016.***.***-09 - RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA - UFPI
Notícia cadastrada em: 12/09/2025 15:30
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