AMBIENTAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/HABILITAÇÃO EM JORNALISMO DAS UNIVERSIDADES DO PIAUÍ.
Educação Ambiental. Ambientalização. Jornalismo. Universidade.
Formação Profissional.
A pesquisa tem como objetivo geral apreender como é realizada a ambientalização curricular
dos cursos de Jornalismo das duas universidades do Piauí: Universidade Federal do Piauí
(UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI) (campi Teresina e Picos). É feita uma
pesquisa de campo como método e a análise documental e entrevista como técnicas de
pesquisa. Serão analisados os três eixos da universidade: ensino, pesquisa e extensão. A
pesquisa está em andamento e já foram analisados os projetos de pesquisa e extensão
cadastrados pelos professores lotados no Departamento de Comunicação Social da UFPI e
foram realizadas dezessete entrevistas com docentes das duas universidades, buscando
perceber como os professores abordam a questão ambiental nas disciplinas da grade
curricular, além de analisar a percepção dos mesmos sobre a competência e avaliação quanto
ao conceito de desenvolvimento sustentável abordado nas novas Diretrizes Curriculares para o
Curso de Jornalismo. As hipóteses levantadas no início da pesquisa foram as seguintes: os
professores que ministram disciplinas específicas dos cursos não abordam a questão ambiental
em suas aulas; a ambientalização curricular dos cursos de Jornalismo ofertados pelas
universidades no Estado do Piauí ocorre de modo incipiente; as novas diretrizes curriculares
dos cursos de Jornalismo não apreenderam a importância das questões ambientais para a
formação do profissional de jornalismo. As conclusões parciais se referem somente à dois
eixos da UFPI: pesquisa e extensão. Diante dos dados obtidos, percebe-se que ainda é
incipiente a execução de projetos de pesquisa e que a temática ambiental não é abordada
diretamente, no entanto, dentro das características para considerar um currículo
ambientalizado, os projetos trazem questões interdisciplinares que ampliam o campo de visão
dos alunos que participam da execução desses projetos. Porém, é necessário que se realize
projetos que também abordem a questão ambiental. Quantos aos projetos de extensão, os
dados obtidos revelam que esse eixo é o mais deficiente, considerando, primeiramente, a não
elaboração de projetos voltados para a comunidade. A pesquisa ainda está em andamento,
então é necessário destacar que as conclusões são parciais. As próximas atividades a serem
realizadas é avaliar como se dá a realização desses dois eixos na UESPI e como os projetos
pedagógicos dos cursos de Jornalismo abordam o tema meio ambiente. Logo em seguida, será
avaliado o grau de ambientalização dos cursos de Comunicação Social/habilitação em
Jornalismo a partir de dez indicadores definidos pela Rede ACES.