A presente pesquisa tem por objetivo analisar, a partir do marco legal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), como os professores alfabetizadores de classes multisseriadas de Caxias-MA avaliam a formação continuada vivenciada durante quatro anos, investigando, desse modo, as contribuições do programa para o trabalho realizado em sala de aula, ou seja, como a formação fora ressignificada em suas práticas pedagógicas. A escolha pela abordagem Crítica de Análise de Discurso se deu por permitir desvelar, na constituição das políticas de formação, quais os discursos se estabelecem nas Leis que regulam o processo formativo, assim como levantamento histórico, político e social dos fatores que corroboram para o possível “fracasso” das políticas de formação, a manutenção de desigualdades sociais, numa relação política-educacional-legal que se dá por meio da linguagem. Hipoteticamente acreditamos que a criação de um marco legal ‘oportuniza’, de um lado, o acesso à formação continuada, teoricamente transformadora e, engendra, de outro lado, ‘distanciamentos’ de uma prática crítica/libertadora, quando não dá condições para que o que se discute na teoria possa ser posto em prática, por meio de ações coercitivas como a falta de valorização profissional, carga horária exaustiva, condições estruturais, materiais e de recursos pedagógicos que impossibilitam a realização de um trabalho emancipatório. Teoricamente situamos nossas discussões, nos pautando sobretudo nos estudos Chouliaraki e Fairclough, 1999; Wodak e Meyer, 2009; Fairclough, 2001/2003; Magalhães, 2017; Batista Jr, Sato e Melo, 2018; Freire, 1987. Metodologicamente estamos realizando estudo qualitativo, de cunho etnográfico, a partir da análise discursiva das Leis, Lei n° 12.801, de 24 de abril de 2013, e Lei n° 11.273, de 6 de fevereiro de 2006 e entrevistas com os professores alfabetizadores de classes multisseriadas que participaram das quatro etapas de formação promovidas pelo programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e operacionalizadas no munícipio de Caxias-MA, assim como visitas às escolas onde funcionam as classes multisseriadas.