Os eventos de leitura, desenvolvidas na sala de aula, devem visar à formação de leitores competentes. Trabalhar, no estágio supervisionado, com essa perspectiva, é a proposta deste trabalho, considerando como a teoria adquirida na formação inicial e a prática, no estágio, coadunam-se para a construção do futuro professor de leitura. Assim, elegeu-se como objeto de estudo saberes mobilizados por professore em formação inicial na construção dos eventos de leitura. O ponto central desta pesquisa se volta para duas situações: os conhecimentos teóricos quanto ao ensino de leitura, trazidos para o estágio por professores em formação inicial, do curso de Letras/UFPI, e as práticas de leitura, desenvolvidas na regência para o ensino fundamental, no estágio supervisionado. A questão geral que norteou este estudo foi: Que saberes docentes são mobilizados pelos professores em formação inicial de Letras/Português, nos eventos de aula de leitura, no estágio supervisionado? Sendo o objetivo geral: Investigar os saberes teóricos e práticos de leitura, mobilizados pelos professores em formação inicial do curso de Letras/UFPI, no momento da regência, no estágio supervisionado. O aporte teórico deste estudo divide-se em duas seções: a primeira parte que se ancora nas ideias de Kato (1995), de Leffa (1996, 1999), de Solé (1998), dos Parâmetros Curriculares da Educação Nacional – Língua Portuguesa (Brasil, 1998; 2000), de Antunes (2003), de Rojo (2004; 2009), Ataíde (2013), de Segabinazi; Lucena (2016), de Ferrarezi Jr; Carvalho (2017), da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); de Vicari et al (2019), de Holanda (2020) e de Silva; Monteiro; Souza (2020), dentre outros, tratando da leitura; e a segunda, na Lei 9394/96 (Brasil, 1996), em Pimenta (1997), em Perrenoud (2002), em Tardif (2005), em Oliveira e Cunha (2006), em Gauthier et al (2006), em Passerini (2007), em Januário (2008), em Santos Filho (2010), em Freire (2011), em Silva (2011), e em Pimenta e Lima (2012), que discute o estágio supervisionado, os saberes docentes e a transposição didática. Os dados desta investigação foram coletados em uma turma de Estágio Supervisionado III, do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa desenvolvida é de campo, sendo qualitativa, com vertente etnográfica em sala de aula. A relevância deste estudo está na possibilidade de abrir espaço para investigação e reflexão sobre a função do estágio supervisionado na formação inicial do professor de língua portuguesa, no que se refere à mobilização de saberes teóricos e práticos na construção do evento de leitura. O resultado aponta para lacunas teóricas e práticas na formação inicial dos professores de língua portuguesa, no que se refere à construção de eventos de leituras.