O estudo do texto tem se ampliado em diversas dimensões, considerando-o como um objeto multimodal e analisando-o para além das fronteiras da significação textual. Essa ampliação da definição de texto levou a Linguística, em específico a Linguística do texto, a buscar relações com outras áreas para abranger os diferentes aspectos de textualidade como, por exemplo, elementos imagéticos. Assim, além da leitura verbal, a leitura da imagem, que pode se associar ou não ao verbal, ganha relevo nas pesquisas sobre o texto. Dentre os diferentes ambientes de circulação, este trabalho se situa no contexto acadêmico, destacando textos que agregam recursos imagéticos em sua constituição, em especial, o uso do diagrama como recurso para facilitar a compreensão da leitura desses textos que, em geral, são considerados densos por estudantes universitários, problematização que move esta pesquisa. A pergunta central é: como o diagrama, influencia a compreensão de textos acadêmicos? O objetivo principal com o estudo é analisar como o diagrama funciona como recurso facilitador para compreensão de textos acadêmicos e como sua presença ou ausência impactam na proficiência leitora. Dentre os objetivos específicos, comparar o processamento de leitura por meio dos diagramas elaborados por cada participante. Com base em estudos anteriores, a multimodais em textos acadêmicos mostrou-se eficaz para a tarefa de compreensão produzida por alunos universitários. Com esta pesquisa pretendemos avaliar os resultados apresentados; assim, apoiamos a pesquisa em estudos teóricos como Paiva (2013), Levin (1983) e Moore (1993) que trazem reflexões acerca do uso dos infográficos e ilustrações, Van Dijk (2000) com processamento cognitivo, Moreira (2012) e Eppler (2006) que tratam de conceitos relacionados ao funcionamento e a composição dos diagramas. A pesquisa é caracterizada como pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O estudo teve como participantes estudantes do Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI, durante o semestre de 2023.1 que cursaram a disciplina Gramática. Os passos metodológicos, incluíram (i) consulta aos participantes da pesquisa, por meio de questionários abertos, sobre a função dos diagramas como estratégia facilitadora para a compreensão de textos acadêmicos, (ii) elaboração de um diagrama, com base na leitura de um texto acadêmico, para avaliar o desempenho leitor por meio da sumarização das ideias. Com base nas respostas dadas aos questionamentos feitos aos alunos e nas atividades de verificação percebemos, em
análise parcial, que as alunas consideram o diagrama recurso facilitador para leitura, funcionando como importante estratégia mediadora para a compreensão.