A pesquisa aqui apresentada surgiu a partir de discussões e conversas com a minha orientadora e com nosso grupo de pesquisa. Nosso desejo inicial era que esta pesquisa pudesse ser um ponto de partida para a implementação de uma escola pública bilíngue para o estado do Piauí, entretanto fez-se necessária a modificação do objetivo principal da pesquisa, que passou a ser pautado em desenvolver um mapeamento das escolas públicas bilíngues brasileiras por meio de coleta e análise de algumas características presentes nas escolas pesquisadas, tais quais o programa/currículo e ações bilíngues das escolas pesquisadas, o material didático adotado, o processo de seleção do professor para atuar nessas escolas, a preparação inicial e formação continuada de professores, o projeto político pedagógico e as mudanças sociais na comunidade escolar por meio de um estudo de caso. Para tal, a escola/educação bilíngue é definida sob a perspectiva de diferentes autores em momentos distintos (Mackey, 1972; Hornberger, 1991; Hamers; Blanc, 2000; Mejía, 2002; García, 2009, 2014; Megale; El Kadri, 2023), além da escola bilíngue brasileira (Rajagopalan, 2003, 2004, 2013; Mello, 2010; Gazzoti;, Liberali, 2014; Megale, 2022; Megale; El Kadri, 2023), e por acreditar que o podemos atingir um ensino público de maior qualidade bem como uma situação de equidade entre os alunos por meio da educação bilíngue, como afirmam estudiosos acerca de currículo para escola bilíngue como Castro-Gómez (2007); Grosfoguel (2007); Liberali (2019), de uma visão heteroglóssica da língua como Bakhtin (1981); Busch (2012, 2014), de teorias como a translinguagem partindo de reflexões trazidas por Baker (2001); Mignolo (2000, 2002); García (2009, 2014); Li Wei (2011); Welp; García (2022), daa interculturalidade crítica (Walsh, 2007, 2011; Candau, 2013, 2014), nas metodologias CLIL ( Pérez-Cañado, 2012; Coyle, 2008, 2009; Coyle, Hood Marsh, 2010) e PBL (Faria; Puche, 2020), além de tecer considerações sobre a formação de professores para escolas bilíngues (Celani, 2010; Lucas; Villegas, 2013; Megale, 2020; Freire,1967, 1992, 2009, 2022) e as mudanças no contexto escolar com a implementação de uma escola bilíngue (García, 2009; Cavalcanti, 2013). A pesquisa tem como cenário seis escolas bilíngues públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul e tem como sujeitos seis gestores dessas escolas e dez professores que ensinam componentes curriculares em língua adicional. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados um questionário para os gestores e outro para os professores. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que cada instituição organiza seu currículo; carga horária, materiais didáticos, seleção, preparação inicial e formação continuada de forma a contemplar seus objetivos, demonstrando diferenças nas categorias analisadas. Dessa forma, faz-se necessário um documento que possa direcionar as escolas. Além disso, observou-se, na maioria dos relatos, um impacto positivo das iniciativas bilíngues nas comunidades escolares, com maior procura por matrículas, maior engajamento dos pais e alunos, e aspirações elevadas dos alunos. Conclui-se que este estudo trouxe a reflexão acerca da escassez de escolas bilíngues públicas, que se configura como um obstáculo cruel para muitos jovens de classes sociais menos favorecidas.