A presente dissertação propõe uma análise da obra Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez, à luz da categoria da particularidade estética, conforme entendida por Georg Lukács em sua Estética. García Márquez, indispensável escritor latino-americano, destaca-se por sua habilidade em refletir a realidade da América Latina por meio do realismo maravilhoso e mais amplamente do insólito ficcional, relacionando o real e o absurdo. Este estudo busca explorar como os contos de Márquez dialogam com a realidade latino-americana utilizando o espaço europeu como cenário de contradições. A pesquisa se concentra na particularidade estética em Doze contos peregrinos (1992), investigando como a obra reflete o singular e o universal da realidade, conforme os pressupostos filosóficos de Lukács. A análise marxista-lukacsiana permite refletir sobre questões históricas, políticas, culturais e econômicas em um contexto de crise estrutural do capital, que impulsiona crises humanitárias e fenômenos migratórios. Propomos, como objetivo geral, analisar a particularidade da obra Doze contos peregrinos, de Gabriel García Márquez, a partir dos postulados estéticos de Georg Lukács. E como objetivos específicos: a) investigar o pressuposto da obra Doze contos peregrinos, a saber, a vivência de imigrantes latino-americanos na Europa, e sua relação com a realidade objetiva que lhe dá assentamento; b) compreender a categoria da particularidade, presente nos fundamentos estéticos de Georg Lukács, como essencial para o reflexo da realidade e para a conformação da obra artístico-literária em geral e da contística Doze Contos Peregrinos, de Gabriel García Márquez, em específico; c) apreender que visão de mundo e perspectiva social e histórica o reflexo da realidade objetiva contido em Doze Contos Peregrinos incorpora e traduz. O método de pesquisa adotado é o materialismo histórico-dialético, fundamentado na epistemologia marxista, que vai além da imediatez da realidade para entender a relação entre essência e aparência. A investigação baseia-se na estética de Lukács, que vê a arte como um reflexo da realidade objetiva, e coloca a particularidade estética como categoria central. A análise dos contos "Boa viagem, senhor presidente", "Maria dos prazeres" e "Teu rastro de sangue na neve" visa destacar a essência e relevância da obra e sua particularidade estética. O estudo busca uma análise rica e fiel da obra enquanto reflexo artístico, ampliando a compreensão da realidade objetiva da qual nasceu.