Ler e escrever academicamente constitui-se como uma das evidências de que um sujeito se apropriou de práticas sociais relativas ao domínio dos gêneros que circulam em seus campos de conhecimento. No entanto, pesquisas sobre letramentos acadêmicos apontam tensões e dimensões ainda escondidas no domínio dessas práticas mesmo entre membros já inseridos em suas comunidades. Esta pesquisa qualifica-se como um estudo de caso único situado na comunidade de engenharia de materiais, a partir das reflexões teóricas ancoradas nos estudos de gêneros textuais/discursivos e no quadro dos letramentos acadêmicos, apoiando-nos no seguinte questionamento norteador: 1) Como, no processo de construção do projeto de pesquisa na pós-graduação situada em uma comunidade de prática disciplinar, dimensões retórico-linguísticas desse gênero se articulam com práticas de letramentos acadêmicos em contexto disciplinar? Objetivamos, portanto, investigar dimensões retórico-linguísticas e práticas de letramentos acadêmicos no processo de construção do projeto de pesquisa de um mestrando da comunidade de engenharia de materiais, o qual implica as seguintes ações de pesquisa: a) analisar práticas de letramentos acadêmicos, bem como práticas disciplinares da comunidade de engenharia de materiais constitutivas dos letramentos acadêmicos do mestrando e de sua orientadora; b) descrever o processo de construção do projeto de pesquisa, tendo em vista ações retórico-linguísticas e disciplinares sobre o gênero projeto de pesquisa; c) refletir sobre os indícios de processos de letramentos acadêmicos na prática de produção do projeto de pesquisa do mestrando e as implicações dessas práticas à aprendizagem de gêneros. A abordagem teórico-metodológica respalda-se na perspectiva dos estudos de gêneros (Bakhtin, 2011; Bazerman, 2006, 2015), Devitt (2004, 2020), Miller (2009), Swales (1990, 2016) etc e na perspectiva socioantropológica e etnográfica dos letramentos acadêmicos (Lea e Street, 1998; Lillis, 2008; Fischer, 2007; Fiad, 2011, 2015) etc. Matteo (mestrando) e Alfa (orientadora) são os participantes, membros da engenharia de materiais com os quais geramos os dados que incluem as conversas oriundas das entrevistas realizadas em mais de uma etapa e das conversas cíclicas, comentários em torno do projeto de pesquisa e suas versões escritas (primeira escrita, a versão com correções e versão final), parecer do projeto de pesquisa e informações documentais retiradas das diretrizes dos cursos de engenharia, do relatório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal) sobre as engenharias na última avaliação, bem como dados de um manual de introdução ao curso de engenharia. A apropriação das práticas disciplinares da engenharia de materiais é constitutiva dos letramentos acadêmicos desses participantes e suas histórias de letramentos são determinadas na escrita do projeto de pesquisa. Há tensões entre expectativas da orientadora e o que efetivamente Matteo demonstra saber no processo de escrita do projeto de pesquisa. A articulação da análise retórica associada à etnografia linguística pode contribuir, como sugerem as análises, tanto para analistas como para professores e orientadores enquanto abordagem metodológica para o ensino dos gêneros acadêmicos, superando contextos de análise e ensino que ampliam a lacuna entre texto e contexto.