O presente projeto busca estabelecer uma forma de trabalho a ser seguida para aprofundar os estudos a respeito do marcador prefixal des-. Com base nisso, pretendemos estudar a ocorrência do prefixo des- em diversas unidades do português brasileiro, considerando-as um predicado complexo que resulta da relação entre o marcador prefixal des- e suas respectivas unidades morfolexicais. Buscamos compreender os diversos processos que ocorrem como resultado dessa combinação nas diferentes unidades e como eles se integram e funcionam nos enunciados a fim de descrever a identidade semântica desses predicados complexos. E, por fim, as operações de linguagem resultantes dessas relações enunciativas dos marcadores. Utilizaremos para embasar a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (doravante TOPE) desenvolvida por Culioli. Os estudos realizados por Culioli (1985;1990; 1999b), bem como os trabalhos realizados na França e no Brasil por outros estudiosos como De Vogüé, Paillard, Franckel, Rezende, e outros estudiosos brasileiros que seguem desenvolvendo pesquisas muito relevantes para a teoria. A metodologia utilizada é a teoria dos observáveis, específica da TOPE, que propõe uma análise exaustiva dos enunciados, fazendo uso das paráfrases para fazer emergir os resultados buscados. Os enunciados são expostos a manipulações constantes para, desse modo, alcançar a invariância desejada, bem como identificar o funcionamento enunciativo das unidades em questões e as operações de linguagem engendradas. Para tanto, descartaremos as pesquisas de campo que envolvem sujeitos e nos limitaremos aos enunciados colhidos de livros, revistas ou sites que supram a nossa necessidade. Selecionaremos um aproximativo de duzentos (200) enunciados iniciais para realizar as triagens e classificações necessárias e, após essa etapa, termos a representatividade de enunciados suficientes para o desenvolvimento da pesquisa. Assim, buscamos um aprimoramento do nosso trabalho enquanto pesquisadora, bem como de processos de compreensão das questões que envolvem o trabalho e também da própria teoria em si, de modo a contribuir para o crescimento das pesquisas na TOPE.