A presente pesquisa tem por objetivo realizar uma análise semiolinguística de cantigas de capoeira, considerando-as como atos de linguagem ancorados em circunstâncias de discurso, com foco nos modos de organização dos discursos e nos imaginários sociodiscursivos. Partindo disso, tem-se como principal base teórico-metodológica a Análise do Discurso Semiolinguística (ADS), de Patrick Charaudeau. O corpus é composto por dez cantigas de capoeira selecionadas no período de 2022 a 2024. Trata-se de uma pesquisa básica quanto à natureza. No tocante às fontes de informação, a pesquisa pode ser secundária e até terciária. Quanto à abordagem, se enquadra como qualitativa e quanto aos objetivos é considerada como descritiva, tendo como procedimentos técnicos o caráter documental. Os resultados parciais alcançados apresentam as cantigas como atos de linguagem que possuem como sujeitos comunicantes os compositores enquanto seres reais que passam a ser enunciadores quando representam um papel de porta-vozes dos negros escravizados. Os sujeitos destinatários são o público-alvo das cantigas, ou seja, os praticantes de capoeira. Já os interpretantes são todos aqueles que têm acesso às cantigas. Verificamos, ainda, os processos de transformação (com os princípios de nomeação, qualificação e ação) e transação (com os princípios de alteridade, pertinência ou relevância, influência e regulação) como meios de representar a realidade dos negros escravizados no Brasil. Por fim, concluímos que as cantigas buscam expor práticas sociais que regulam uma estrutura social dominante e fortalecem o domínio dos grupos desvalorizados, além de representarem, acima de tudo, uma militância e uma luta em busca constante por liberdade e igualdade.