A proposta central desta pesquisa é investigar a aplicabilidade da Teoria Semiolinguística para a leitura e o ensino do gênero conto literário. No desdobramento desse intento, buscaremos oferecer uma análise semiolinguística da coletânea de contos Chão de Meu Deus (2009), do literato piauiense Fontes Ibiapina, acompanhada de uma proposta de aplicação desse trabalho em aulas de Língua Portuguesa com alunos do Ensino Médio. De modo mais específico, partindo do referencial teórico-metodológico da Semiolinguística, principalmente dos trabalhos de Charaudeau (2001, 2005, 2016), realizamos, inicialmente, uma análise semiolinguística dos oitos contos presentes em nosso corpus. A partir deles, apresentamos uma análise do gênero conto literário como ato de linguagem, descrevendo, respectivamente, o dispositivo de encenação da linguagem, a encenação discursiva e os componentes do dispositivo de encenação da linguagem, as circunstâncias de discurso e a encenação linguageira, e o processo de semiotização do mundo. Em seguida, analisamos o contrato de comunicação no gênero conto, identificando como se apresentam as suas restrições (comunicacional, psicossocial e intencional) e as estratégias (legitimação, credibilidade e captação). Feito isso, construímos uma proposta de aplicação da análise semiolinguística do ato de linguagem e do contrato de comunicação no gênero conto literário, adaptada para aulas de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Médio, da primeira à terceira série, tendo a obra Chão de Meu Deus como exemplo. Utilizamos como principais subsídios para a construção dessa proposta o formato de estratégia de ensino conceituado por Dolz e Schneuwly (2004) como sequência didática; as orientações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) no que diz respeito às competências específicas e às habilidades esperadas para o componente de Língua Portuguesa no Ensino Médio; e a obra Semiolinguística Aplicada ao Ensino, de Xavier, Rebello e Monnerat (2021), que reúne exemplos práticos de como promover o diálogo entre a Teoria Semiolinguística e os conteúdos trabalhados na Educação Básica. Ao final, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para fortalecer os estudos no campo do discurso literário, além de estimular práticas de ensino de leitura por uma perspectiva discursiva.