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Banca de DEFESA: WILENA WERONEZ DA CONCEIÇÃO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILENA WERONEZ DA CONCEIÇÃO SILVA
DATA: 31/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: A POÉTICA ORAL FEMININA NA CAPOEIRA: Rasteira no servilismo e um martelo no silenciamento das vozes de mulheresA POÉTICA ORAL FEMININA NA CAPOEIRA: Rasteira no servilismo e um martelo no silenciamento das vozes de mulheres
PALAVRAS-CHAVES: Poéticas orais. Performance. Mulheres capoeiristas. Cantigas de capoeira. Interseccionalidade.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A presente pesquisa investiga as poéticas orais de performance na capoeira com recorte na produção oral de autoria de mulheres capoeiristas e tem como objetivo, elucidar o problema acerca da manifestação crítica relacionada a interseccionalidade entre gênero, raça e classe a qual mulheres capoeiristas estão inseridas e que viabiliza as distintas manifestações de poder entre homens e mulheres nos espaços de acontecimento da capoeira. Neste trabalho, a análise parte do cenário de invisibilização da identidade de mulheres capoeiristas no processo de autoria e canto das cantigas de capoeira. Para tonificar este objeto no âmbito dos estudos literários de performance oral são utilizadas como base das argumentações, as obras de Paul Zumthor (1997; 2018) como meios de elucidação das questões referentes às manifestações do corpo como instâncias de formulação de saberes e ainda, o conceito de corpo-tela em Leda Maria Martins (2021) que marca a ideia de que as compreensões podem ser definidas a partir de inscrições não discursivas. Aliando então as narrativas das cantigas de capoeira, de performance e autoria feminina, possibilita-se então a reformulação dos lugares que mulheres capoeiristas ocupam no universo da mandigagem e que contribuem para os debates acerca dos lugares de fala dessas mulheres. Este trabalho assume ainda, uma escrita costurada ao conceito de escrevivência de Conceição Evaristo. A palavra oraliturizada enraiza-se no corpo e manifesta conhecimento, desta forma, as cantigas de capoeira de autoria feminina fomentam os processos de emancipação do corpo de mulheres capoeiristas através de seus versos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1637106 - ALCIONE CORREA ALVES
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MAUREN PAVÃO PRZYBYLSKI DA HORA VIDAL - UFSC
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 08:28
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