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Banca de DEFESA: IZABELLA PIMENTEL FRANCO CALAÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLA PIMENTEL FRANCO CALAÇA
DATA: 28/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: FATO X OPINIÃO NO INSTAGRAM: O CONTRATO COMUNICACIONAL DO GÊNERO POST NO PERFIL DA AGÊNCIA LUPA
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Semiolinguística; Instagram; Agência Lupa.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Esta dissertação propõe-se a investigar a produção e interpretação de discursos no mundo digital, concentrando-se no contrato comunicacional estabelecido pelo gênero situacional post de Instagram. Para tanto, o trabalho fundamenta-se nos estudos em Semiolinguística, de Patrick Charaudeau e na Análise do Discurso Digital proposta por Marie-Anne Paveau e Cristiane Dias. Trata-se de uma pesquisa básica, quanto à natureza; qualitativa e interpretativa, quanto à abordagem; descritiva e explicativa, quanto ao objetivo e de caráter documental, no tocante aos procedimentos técnicos. O corpus foi composto por 43 posts do perfil da agência de checagem de informações Lupa, na semana prévia ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os resultados demonstram que o contrato comunicacional envolvendo o discurso da Agência Lupa tem como principal propósito o "fazer-saber". O propósito da Agência está centralizado em informar e comprovar informações de cunho político-social, construindo sua identidade no cenário midiático da web 2.0. No nível discursivo, identifica-se a presença mais recorrente dos modos enunciativo e narrativo. Os modos de tematização incluem análise, reportagem e checagem, enquanto o modo enunciativo destaca-se pela delocução. No nível formal, observa-se a estruturação da ordem linguageira do discurso, especialmente nas legendas, características do gênero post de Instagram. As restrições situacionais, comunicacionais e formais do contrato comunicacional são cuidadosamente estabelecidas no gênero analisado, visando garantir a adequação, eficácia e compreensão mútua na interação verbal. No tocante ao modo de organização do discurso narrativo, a Lupa adota um narrador-contador para manter a objetividade, mas também utiliza a 1ª pessoa do plural para reforçar a identidade e engajamento dos leitores. Já a análise do modo enunciativo revela o comportamento delocutivo como predominante, com destaque para as modalidades de constatação e evidência. Concluímos que o contrato comunicacional entre a Agência Lupa e a sociedade em geral é pautado pela finalidade, identidade dos participantes, propósito e circunstâncias materiais implicando, portanto, condições como a existência de dois sujeitos em relação de intersubjetividade, de convenções, normas e acordos que regulam a troca linguageira e de saberes partilhados, que compõem as circunstâncias de produção e interpretação do discurso, assim como a escolha da organização discursiva implica nos efeitos de imparcialidade e credibilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Externo à Instituição - ILANA DA SILVA REBELLO VIEGAS - UFF
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 19:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 22:22