Esta dissertação propõe-se a investigar a produção e interpretação de discursos no mundo digital, concentrando-se no contrato comunicacional estabelecido pelo gênero situacional post de Instagram. Para tanto, o trabalho fundamenta-se nos estudos em Semiolinguística, de Patrick Charaudeau e na Análise do Discurso Digital proposta por Marie-Anne Paveau e Cristiane Dias. Trata-se de uma pesquisa básica, quanto à natureza; qualitativa e interpretativa, quanto à abordagem; descritiva e explicativa, quanto ao objetivo e de caráter documental, no tocante aos procedimentos técnicos. O corpus foi composto por 43 posts do perfil da agência de checagem de informações Lupa, na semana prévia ao segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Os resultados demonstram que o contrato comunicacional envolvendo o discurso da Agência Lupa tem como principal propósito o "fazer-saber". O propósito da Agência está centralizado em informar e comprovar informações de cunho político-social, construindo sua identidade no cenário midiático da web 2.0. No nível discursivo, identifica-se a presença mais recorrente dos modos enunciativo e narrativo. Os modos de tematização incluem análise, reportagem e checagem, enquanto o modo enunciativo destaca-se pela delocução. No nível formal, observa-se a estruturação da ordem linguageira do discurso, especialmente nas legendas, características do gênero post de Instagram. As restrições situacionais, comunicacionais e formais do contrato comunicacional são cuidadosamente estabelecidas no gênero analisado, visando garantir a adequação, eficácia e compreensão mútua na interação verbal. No tocante ao modo de organização do discurso narrativo, a Lupa adota um narrador-contador para manter a objetividade, mas também utiliza a 1ª pessoa do plural para reforçar a identidade e engajamento dos leitores. Já a análise do modo enunciativo revela o comportamento delocutivo como predominante, com destaque para as modalidades de constatação e evidência. Concluímos que o contrato comunicacional entre a Agência Lupa e a sociedade em geral é pautado pela finalidade, identidade dos participantes, propósito e circunstâncias materiais implicando, portanto, condições como a existência de dois sujeitos em relação de intersubjetividade, de convenções, normas e acordos que regulam a troca linguageira e de saberes partilhados, que compõem as circunstâncias de produção e interpretação do discurso, assim como a escolha da organização discursiva implica nos efeitos de imparcialidade e credibilidade.