• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍNTIA MARIA BARBOSA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍNTIA MARIA BARBOSA DE SOUSA
DATA: 04/10/2024
HORA: 08:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: Crenças e valores em comentários de arguições de teses de doutorado.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação acadêmica. Defesa de tese. Análise sociorretórica.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A avaliação está presente no âmbito acadêmico e ocorre para colaborar na construção de um diálogo entre o escritor e o leitor, para explicitar o ponto de vista do avaliador e de sua comunidade disciplinar, bem como para estruturar o texto nos moldes esperados (Hyland; Diani, 2009), por isso é fundamental para as pesquisas científicas. Esta pesquisa possui como objetivo geral identificar o funcionamento retórico e textual do gênero defesa de doutorado e as crenças e valores da área de Linguística no que concerne à qualidade textual e acadêmica de teses, em especial os comentários avaliativos de experts da área de Linguística. O quadro teórico-metodológico é composto pela análise Sociorretórica de gêneros (Swales, 1990, 2004; Miller, 2012), bem como em pesquisas na área da avaliação (Hyland; Hyland, 2001; Martin; White, 2005; Hyland; Diani, 2009). Esta investigação adota uma abordagem quantitativa, com ênfase qualitativa e interpretativa; o corpus é composto por cinco defesas de tese da área de Linguística, as quais foram coletadas do site Youtube. A pesquisa possui como enfoque a análise dos comentários avaliativos realizados pelos arguidores externos e internos presentes na banca de avaliação. Os resultados parciais indicam que a organização macro-estrutural da defesa é composta por diferentes etapas, tais como: Saudação e explicação da organização da defesa; apresentação da banca avaliadora; apresentação expositiva da tese pelo doutorando; comentários dos avaliadores; respostas e discussões da doutoranda após cada arguição; deliberação da banca; leitura da ata para avaliação e agradecimentos e despedida. Envolve, também, diferentes sujeitos com seus respectivos papeis sociais: avaliadores, como responsável por colaborar para aprimorar a pesquisa; orientador, como presidente da banca e co-autor; doutorandos, como pesquisadores e alunos-aprendizes. Quanto ao elogio, observou-se que os avaliadores apresentam comentários positivos que versam sobre diferentes aspectos da pesquisa, tais como: à escolha do tema, contribuições da pesquisa, ao doutorando e sua apresentação, à escrita do texto, aos recursos utilizados para expor as informações, à estrutura da tese, bem como aos aspectos gramaticais. Buscamos contribuir com os participantes da área de Linguística, a fim de norteá-los a respeito do que é mais valorizado em sua área disciplinar quanto aos tipos de elogios e em termos de qualidade acadêmica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - PATRÍCIA MARCUZZO - UFSM
Notícia cadastrada em: 04/09/2024 10:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 22:27