O objetivo central de nossa investigação é examinar o gênero projeto de pesquisa no campo disciplinar de História, procurando entender os valores e as convenções desse campo refletidos nas expectativas acerca dos projetos e contrastar com a organização retórica e propósitos comunicativos de projetos produzidos por candidatos em seleções para doutorado, de modo a descobrir quais são as expectativas do campo de História para este gênero e como projetos exitosos são construídos em seus aspectos macro e micro. Fazemos uso, principalmente, das abordagens sociorretóricas de gêneros, que contam com Swales (1990, 2004, 2016, 2019), Miller (2009) e Bazerman (2009) como principais representantes. Além disso, utilizamos estudos sobre projetos de pesquisa (Motta-Roth, Hendges, 2010; Alves Filho, 2018; Yin, 2016; Cadman, 2002, Barros, 2015; Luca, 2020) e campo disciplinar de História (Barros, 2014, 2015, 2017; Luca, 2020) para realizar análises textuais e contextuais. Sobre os nossos procedimentos metodológicos, analisamos os projetos de pesquisa pertencentes ao corpus, identificando aspectos linguístico-discursivos e retóricos por meio da análise de passos retóricos, bem como manuais de escrita acadêmica e editais de seleção para ingresso em programas de pós-graduação em História, em nível de Doutorado, buscando identificar como os projetos são concebidos nestes documentos. Contextualmente, entrevistaremos doutorandos (e orientadores) em História, que tiveram seus projetos aprovados em suas respectivas seleções. Com a realização da pesquisa, pretendemos verificar como os projetos de pesquisa são concebidos, explicados, prescritos e efetivamente construídos na área de História.