A referenciação é um tema bastante relevante na agenda dos estudos da Linguística Textual, pois diz respeito ao emprego de referentes linguísticos e o modo como eles são processados para apresentar uma realidade a ser comunicada por meio da língua. O entendimento sobre como funciona tal processo favorece a produção eficiente de textos e o domínio sobre sua composição. Nesse sentido, com a perspectiva socio-interativa de linguagem, de forma negociada e interativa, o objeto de estudo para esta pesquisa é o processo referencial da (re) categorização. O objetivo da pesquisa é analisar o processo textual-discursivo da (re) categorização em narrativa de ficção seriada, especificamente em dois episódios da série Lupin. Delimitamos para análise dois episódios da série, analisando a (re)construção do personagem Assane Diop na narrativa seriada. Nossa pesquisa se fundamenta nos princípios teóricos da Linguística Textual, com respaldo nos argumentos de Mondada e Dubois (2003); Koch (2009); Cavalcante (2020); Cavalcante (2011); Custódio Filho (2011); Ramos (2012); Capistrano Júnior (2017), entre outros. Além da linguística de texto, nos filiamos aos estudos de Santaella (2005) para explicarmos as “matrizes de linguagens” que compõem o texto verbo-audiovisual, isto é, a narrativa de ficção seriada Lupin. Com relação às disposições metodológicas, nossa pesquisa é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos é caracterizada como descritiva. A pesquisa caracteriza-se como documental quanto aos procedimentos e coletas de dados. Para condução analítica, selecionamos cenas ao longo dos episódios da série, as quais correspondem a cada etapa da recategorização do personagem. O critério de escolha das cenas dos episódios foi a representatividade da recategorização com a introdução do referente e seu processamento ao longo da narrativa fílmica. Os resultados parciais de nossas análises mostram que a recategorização do referente Assane Diop na série Lupin sustenta as identidades assumidas pelo personagem e o modo de apresentação constitui efeitos de sentidos que validam o enredo da série. Concluímos, parcialmente, que o processo de (re) categorização no gênero assemelha-se ao processamento no texto verbal; porém, dadas as especificidades do enredo verbo-audiovisual, diversos elementos concorrem para a construção do nosso referente de análise na série, revelando não só as características que são atribuídas ao personagem na constituição da cena, mas garantindo o ponto de vista do enunciador/cineasta para a projeção que visa à adesão do público, explorando elementos caracterizadores de tensões complexas, mantendo o espectador em suspense ao longo da narrativa.