A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) visa padronizar e orientar o desenvolvimento das habilidades e competências essenciais para todos os níveis de ensino no país. Nesse contexto, o letramento digital emerge como uma habilidade fundamental, especialmente na era contemporânea, em que o domínio das tecnologias digitais é crucial para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, esse trabalho objetiva investigar como os sujeitos professores e alunos estão relacionados na BNCC no que se refere às habilidades que envolvem o Letramento Digital. A metodologia adotada para esta pesquisa é baseada na Análise do Discurso, pois possibilita investigar como os significados são produzidos e circulam nas práticas discursivas, bem como a maneira pela qual os discursos se inter-relacionam com o contexto social, político e histórico. Para os procedimentos analíticos, utilizamos a abordagem metodológica de Orlandi (2010), que sublinha a importância de compreender a relação intrínseca entre linguagem, ideologia e poder na construção dos sentidos A fonte de dados desta pesquisa será tanto bibliográfica quanto documental, incluindo uma revisão detalhada da literatura sobre letramento digital, a teoria da Análise do Discurso e a BNCC. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Soares (2003), Coscarelli (2007), Kleiman (2007) e Lévy (1999) para tratar o conceito de letramento digital, oferecendo uma base sólida para compreender como as habilidades digitais são abordadas na Base. Além disso, a investigação discursiva foi pautada nas teorias de Pêcheux (1997), Orlandi (2010) e Foucault (1980). Essa investigação, assim, identificou as Formações Discursivas que permeiam o documento, entendendo-as como marcadas por condicionamentos históricos e sociais. Os resultados mostram que a BNCC, ao propor o desenvolvimento de habilidades digitais, busca integrar o aluno às novas tecnologias, mas também regula as práticas pedagógicas por meio de um discurso normativo. Concluiu-se que a BNCC, enquanto um dispositivo de poder, molda subjetividades e comportamentos ao propor habilidades que, por trás de uma aparente neutralidade, estão marcadas por ideologias que regulam e orientam as práticas educacionais.