Reconhecendo a relevância de compreender o surgimento das identidades leitoras dos discentes entendendo que as práticas de letramento acadêmico promovidas pelo curso influenciam diretamente na formação do sujeito como leitor, esta pesquisa tem como objetivo investigar a emergência das identidades leitoras a partir das narrativas dos discentes do curso de Letras Libras da UFPI nas práticas de letramento acadêmico em consonância da Teoria do Caos e Complexidade. Temos por objetivos específicos: compreender as condições iniciais para emergência das identidades leitoras nas práticas de letramento acadêmico no curso de Letras Libras; identificar os pontos de bifurcação e de auto-organização presentes na formação das identidades leitoras a partir do engajamento dos graduandos nas práticas de letramentos acadêmicos do curso de Letras Libras, e analisar as relações entre motivação, autonomia e emergência das identidades leitoras na trajetória dos discentes. Para nossa fundamentação teórica, utilizamos como base os Novos Estudos de Letramento (Street, 2003), mais especificamente o Modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014) e a Teoria do Caos e Complexidade (Morin, 2008; Martins; Braga, 2001; Resende, 2009). Nosso procedimento metodológico é predominantemente qualitativo, seguindo os procedimentos da Pesquisa Narrativa, que consiste na coleta de histórias sobre determinado tema a fim de investigar através das narrativas dos discentes surdos e ouvintes a emergência/manifestação das identidades leitoras sob o viés da Teoria do Caos e Complexidade. Os resultados iniciais apontam para a complexidade do processo de formação das identidades leitoras, que é influenciada por fatores linguísticos, culturais e sociais. Através desta pesquisa, contribuímos para a busca de compreensões oportunizando um espaço de reflexão sobre as práticas acadêmicas, as trajetórias de formação leitora e os processos de construção das identidades dos graduandos surdos e ouvintes do curso de Letras Libras da UFPI.