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Banca de QUALIFICAÇÃO: MIZAELY BATISTA DE BRITO FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIZAELY BATISTA DE BRITO FREIRE
DATA: 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: A EMERGÊNCIA DAS IDENTIDADES LEITORAS DOS DISCENTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UFPI NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento acadêmico; Identidade leitora; Letras Libras; Teoria do Caos e Complexidade.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Reconhecendo a relevância de compreender o surgimento das identidades leitoras dos discentes entendendo que as práticas de letramento acadêmico promovidas pelo curso influenciam diretamente na formação do sujeito como leitor, esta pesquisa tem como objetivo investigar a emergência das identidades leitoras a partir das narrativas dos discentes do curso de Letras Libras da UFPI nas práticas de letramento acadêmico em consonância da Teoria do Caos e Complexidade. Temos por objetivos específicos: compreender as condições iniciais para emergência das identidades leitoras nas práticas de letramento acadêmico no curso de Letras Libras; identificar os pontos de bifurcação e de auto-organização presentes na formação das identidades leitoras a partir do engajamento dos graduandos nas práticas de letramentos acadêmicos do curso de Letras Libras, e analisar as relações entre motivação, autonomia e emergência das identidades leitoras na trajetória dos discentes. Para nossa fundamentação teórica, utilizamos como base os Novos Estudos de Letramento (Street, 2003), mais especificamente o Modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014) e a Teoria do Caos e Complexidade (Morin, 2008; Martins; Braga, 2001; Resende, 2009). Nosso procedimento metodológico é predominantemente qualitativo, seguindo os procedimentos da Pesquisa Narrativa, que consiste na coleta de histórias sobre determinado tema a fim de investigar através das narrativas dos discentes surdos e ouvintes a emergência/manifestação das identidades leitoras sob o viés da Teoria do Caos e Complexidade. Os resultados iniciais apontam para a complexidade do processo de formação das identidades leitoras, que é influenciada por fatores linguísticos, culturais e sociais. Através desta pesquisa, contribuímos para a busca de compreensões oportunizando um espaço de reflexão sobre as práticas acadêmicas, as trajetórias de formação leitora e os processos de construção das identidades dos graduandos surdos e ouvintes do curso de Letras Libras da UFPI.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 881.318.822-68 - EDER BARBOSA CRUZ - UFPA
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Presidente - 3970472 - LEILA RACHEL BARBOSA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 07/10/2024 08:30
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