A presente pesquisa objetiva investigar as possíveis contribuições de uma oficina de leitura e produção de projetos de pesquisa, baseada no modelo de letramentos acadêmicos, para a compreensão de participantes surdos a respeito desse gênero no contexto de seleção para mestrado. Partindo da crescente demanda por inclusão e igualdade de oportunidades no ambiente acadêmico, este estudo se dedica a compreender como atividades específicas, como a oficina proposta, podem contribuir para o desenvolvimento educacional e profissional de surdos que buscam ingresso em programas de pós-graduação. Guiada pelos princípios dos Novos Estudos do Letramento (NEL), especificamente pelo modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 2014), a pesquisa valoriza os letramentos como práticas sociais e propõe estratégias que vão além da mera aquisição de habilidades linguísticas. A oficina promove uma postura crítica e reflexiva em relação aos desafios e à cultura acadêmica, com foco na leitura e produção de textos acadêmicos no contexto do gênero "projeto de pesquisa", utilizando a Libras como língua de instrução. Os resultados preliminares indicam que a oficina tem potencial para colaborar para o desenvolvimento da trajetória acadêmica dos participantes, ampliando suas estratégias e inserindo-os de maneira mais ativa e autônoma na comunidade acadêmica. A pesquisa também levanta reflexões sobre a importância da inclusão e da diversidade linguística na educação, visando a construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e equitativo para os surdos.