Uma multiplicidade de linguagens e compreensões circunda a sociedade diariamente. Como resultado, temos que mobilizar diversos conhecimentos para pegar uma condução, compreender um sinal de trânsito, fazer uma feira no supermercado, assistir a uma celebração religiosa, dentre outras infinitas práticas sociais. Estamos, portanto, diante de múltiplos letramentos, que mobilizam formas diversas de ler, de ver e compreender o mundo. Por isso, este trabalho busca desvelar a influência dos letramentos múltiplos na preservação identitária e cultural da comunidade quilombola São Martins, localizada em Paulistana-PI. A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas sociais evidenciadas em eventos de letramentos e sua contribuição para a preservação e difusão da cultura local no Quilombo São Martins. Para tanto, elegemos, como objetivo geral, investigar as práticas sociais que remetem, em contextos de eventos de letramentos, aspectos da cultura, do desenvolvimento e de conservação do Quilombo São Martins. A tese parte da premissa de que essas práticas não são universais, mas sim influenciadaspor contextos socioculturais específicos, refletindo a identidade e a resistência cultural da comunidade. Partiremos, pois, de uma pesquisa com viés nos letramentos múltiplos e na sociolinguística interacional, a ser realizada por meio de uma etnografia. Como procedimentos metodológicos, nossa pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, com base nos princípios da etnografia para a construção do corpus, constituído de entrevistas semiestruturadas, conversas informais com os moradores da comunidade e observação de eventos e reuniões, a fim de coletar informações. Todas as etapas foram amparadas na resolução No 510, de 07 de abril de 2016, que trata de aspectos éticos e legais em pesquisas com seres humanos na área de ciências humanas e sociais. Utilizamos também um diário de campo com o fito de registrar as mais diversas informações do cotidiano da comunidade, as quais não são perceptíveis nas gravações ou partem do olhar do pesquisador; e uma análise documental (atas de reunião, documentos antigos da comunidade, notícias em jornais). A literatura utilizada para embasar a pesquisa bibliográfica, na área dos letramentos foi: Street (2014), Kleiman (1995), Rojo (2012), Soares (2001, 2003, 2017), dentre outros; no campo da Sociolinguística, nos darão suporte teórico: Allan Bell (2014), Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), Gumperz (1982), Dell Hymes (1974), Costa (1988), etc.; no campo de territorialidades, foram usados autores como: Haesbaert (2007) e Almeida (2008); acerca dos conceitos e abordagens em Identidades, foram utilizados Hall (2003) e Giddens (1991). Por fim, a pesquisa destaca as contribuições dos estudos de letramentos e da sociolinguística, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para valorizar práticas não hegemônicas e fortalecer as diversas formas de letramento que emergem em contextos de luta e resiliência.