A desigualdade social no Brasil possui raízes históricas, e a educação, por vezes, reproduz essa desigualdade. Nesse contexto, objetivou - se investigar as práticas discursivas da mídia acerca das notas da redação do Enem 2023. Dessa forma, e ste estudo apresen tou uma análise das representações dos discursos midiáticos sobre o desempenho dos alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem no ano de 2023 sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC). Nesta pesquisa, verificamos as construções de s entidos por meio da reprodução de discursos midiáticos que abordam os resultados dos alunos na redação do Enem 2023 à luz da Análise de Discurso Crític a na abordagem da Teoria Social do Discurso desenvolvida por Norman Fairclough que é pautada em uma persp ectiva de linguagem como parte irredutível da vida social dialeticamente interconectada a outros elementos sociais. Para tanto, foram analisadas nove notícias que estão disponíveis em portais jornalísticos na internet, duas postagens da rede s ocial “X”, oito comentários de cada postagem e um artigo de opinião. Levando em consideração que o resultado da redação do Enem de 2023 foi divulgado em 2024, analisa mos os dados que foram publicados no mês de janeiro de 2024, após a divulgação das notas da redação do Enem. A metodologia adotada foi amparada na perspectiva de estudos da Análise de Discurso Crítica cujo representante principal é o Norman Fairclough. A pesquisa, no que diz respeito aos procedimentos de análise, foi fundamentada na abordagem metodológica proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999). Es s e estudo trouxe uma reflexão crítica sobre a desigualdade social que é tão presente e causa tantos prejuízos para a população. Com esta investigação sobre os discursos midiáticos acerca do result ado da famigerada redação do Enem, compila mos reflexões importantes sobre a temática e relacionamos a os processos de transformações sociais ligadas à educação pública.