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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA VITÓRIA TEIXEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA VITÓRIA TEIXEIRA LIMA
DATA: 31/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: Desigualdade social: análise crítica do discurso midiático sobre o resultado da redação do ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Desigualdade social. Enem. Discurso midiático. Análise de Discurso Crítica.
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A desigualdade social no Brasil possui raízes históricas, e a educação, por vezes, reproduz essa desigualdade. Nesse contexto, objetivou - se investigar as práticas discursivas da mídia acerca das notas da redação do Enem 2023. Dessa forma, e ste estudo apresen tou uma análise das representações dos discursos midiáticos sobre o desempenho dos alunos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem no ano de 2023 sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica (ADC). Nesta pesquisa, verificamos as construções de s entidos por meio da reprodução de discursos midiáticos que abordam os resultados dos alunos na redação do Enem 2023 à luz da Análise de Discurso Crític a na abordagem da Teoria Social do Discurso desenvolvida por Norman Fairclough que é pautada em uma persp ectiva de linguagem como parte irredutível da vida social dialeticamente interconectada a outros elementos sociais. Para tanto, foram analisadas nove notícias que estão disponíveis em portais jornalísticos na internet, duas postagens da rede s ocial “X”, oito comentários de cada postagem e um artigo de opinião. Levando em consideração que o resultado da redação do Enem de 2023 foi divulgado em 2024, analisa mos os dados que foram publicados no mês de janeiro de 2024, após a divulgação das notas da redação do Enem. A metodologia adotada foi amparada na perspectiva de estudos da Análise de Discurso Crítica cujo representante principal é o Norman Fairclough. A pesquisa, no que diz respeito aos procedimentos de análise, foi fundamentada na abordagem metodológica proposta por Chouliaraki e Fairclough (1999). Es s e estudo trouxe uma reflexão crítica sobre a desigualdade social que é tão presente e causa tantos prejuízos para a população. Com esta investigação sobre os discursos midiáticos acerca do result ado da famigerada redação do Enem, compila mos reflexões importantes sobre a temática e relacionamos a os processos de transformações sociais ligadas à educação pública.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - 004.422.771-05 - LUCIANE CRISTINA ENEAS LIRA - UnB
Notícia cadastrada em: 22/10/2024 08:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 22:28