Este trabalho tem o objetivo de analisar como se constitui discursivamente a identidade do profissional de jornalismo, sob a ótica dos atores sociais do campo jornalístico – discente e docentes de Graduação, além de jornalistas de mercado com bacharelado na área – bem como suas implicações na formação e atuação deste/a profissional no contexto contemporâneo de desinformação, intensificado e sustentado pelo fenômeno da “Pós-verdade”. Consideramos que as mudanças estruturais tensionadas por essa “Indústria da Desinformação” (D’Ancona, 2018), na esteira das transformações tecno-socio-culturais contemporâneas geram também, em um grau significativo, transformações nos discursos sociais (Chouliaraki; Fairclough, 1999) que relativizam não apenas a verdade dos fatos, como também a relevância da atividade jornalística, impactando, à serviço de projetos particulares de dominação (D’Ancona, 2018), diretamente nas práticas sociais e, por consequência, relações identitárias destes atores, cuja a atividade profissional é essencial para da democracia (Kovach; Rosenstiel, 2004). Ademais, partindo do pressuposto de que a identidade profissional começa a se construir desde o início do processo de formação acadêmica na área, o propósito dessa pesquisa se embasa nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica, conforme Fairclough (2001, 2003) e Chouliaraki e Fairclough (1999), e toma como métodos de coleta de dados a entrevista para compreender o fenômeno analisado sob ótica de estudantes e professores de Graduação de dois cursos de Jornalismo em Teresina-PI, além de profissionais formados e com experiência no mercado de trabalho. Ademais, para complementar a análise, nossa pesquisa documental se concentra no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Jornalismo das Instituições de Ensino Superior observadas. O objetivo foi investigar como as grades
curriculares influenciam as discussões formativas e suas implicações na construção, sustentação e/ou subversão dos processos de identificação do profissional de Jornalismo. Com isso, objetivamos suscitar elementos de reflexão e agregar às discussões sobre a formação profissional das próximas gerações de jornalistas.