Nos últimos anos, a escola passou a aceitar e adotar ferramentas digitais em suas atividades, como fonte de pesquisa, colaboração e criação. Desse modo, diferentes recursos passaram a ser utilizados nesse ambiente. Entre esses recursos, destaca-se o tutorial em vídeo, amplamente utilizado fora da escola e com grande potencial de integração nas práticas escolares. O objetivo desta pesquisa é investigar como os novos letramentos contribuem para a produção do gênero tutorial em vídeo no Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se teoricamente nos novos letramentos, notadamente nos seguintes autores: Gomes (2017), Lankshear e Knobel (2007), Sumiya (2016), Takaki e Santana (2024), entre outros. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, visando ao aprofundamento e à compreensão dos grupos de alunos envolvidos, faz-se uma pesquisa descritiva quanto ao objetivo, uma vez que busca detalhar os fenômenos observados no contexto da produção de tutoriais em vídeo, e desenvolve-se uma pesquisa aplicada no que tange à natureza do estudo. A geração de dados ocorre por meio de roteiro para produção do tutorial em vídeo, observações e entrevista estruturada com os participantes, além da análise dos vídeos por eles produzidos. Os resultados esperados estão relacionados com as características dos novos letramentos nos tutoriais em vídeo produzidos pelos alunos e pelas contribuições do gênero tutorial em vídeo no ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Espera-se que a pesquisa contribua para o uso dos novos letramentos, desenvolvimento de competências digitais no contexto escolar, além de gerar um entendimento sobre a utilização de vídeos tutoriais no ensino de língua portuguesa.