Esta pesquisa fomenta a discussão sobre movimento sindical de docentes, especificamente a trajetória e as conquistas dos professores da Rede Pública do Estado do Piauí entre os anos de 2017 e 2022. As informações coletadas indicam que as greves foram contra vontade de governos do Estado do PI (parte do conflito dessa relação trabalhista), manifestadas pelas tensões e contradições entre governos e docentes. Assim, os objetivos específicos deste estudo são: atualizar a bibliografia sobre movimento sindical docente; analisar as greves, suas dinâmicas organizacionais e o discurso grevista na Rede de Ensino Público do Estado do Piauí; examinar a capacidade de organização e mobilização do SINTE-PI, focando nos resultados que as greves produzem para os trabalhadores e para o Sindicato; e por fim, estudar a relação do SINTE-PI com o Governo Estadual do Piauí. Para pensar o significado e o impacto de uma greve nas negociações coletivas é necessário refletir sobre sua natureza e seu papel como instrumento de reivindicação e mobilização social. Assim, a pesquisa tenta responder as seguintes questões: o que é uma greve? E como se configura um discurso grevista? Como ocorreram as greves do movimento sindical docente do Estado do Piauí na conjuntura entre 2017 e 2022? Como o governo reagiu às greves dos trabalhadores da educação nesse período? Como as greves dos professores foram construídas? O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí tem se fortalecido com as greves? Como? E, quais os resultados das greves para os trabalhadores da educação? A pesquisa emprega abordagem metodológica qualiquantitativa, com técnica de análise documental, questionário e entrevista. As abordagens são fundamentais para a análise das relações sociais e dos engajamentos, proporcionando uma compreensão abrangente das complexidades envolvidas na luta sindical do setor público no Piauí, sua relação com os governos e os impactos na carreira dos professores.