• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: SAUL SOUSA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAUL SOUSA DA ROCHA
DATA: 18/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de videoconferências do PPGCC
TÍTULO: Mineração de Padrões Textuais sobre Segurança Pública: Modelos e Aplicações em Plataformas de Mídias Sociais
PALAVRAS-CHAVES: PLN, Detecção de Posicionamentos, Operações Policiais, Monitoramento, Mídias Sociais
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO:

A crescente produção de conteúdo textual e audiovisual em plataformas de mídias sociais tem ampliado as possibilidades de investigação sobre a percepção pública em temas sensíveis, como violência urbana e operações policiais no Brasil, ao mesmo tempo em que introduz desafios associados à informalidade linguística, à ausência de bases anotadas e à forte heterogeneidade entre plataformas. Esta dissertação apresenta um arcabouço integrado para análise dessa percepção pública, estruturado em três eixos complementares que abordam desde a inferência de posicionamento em comentários até a identificação automática de eventos reais em vídeos de violência urbana. No primeiro eixo, desenvolvemos e avaliamos modelos de detecção de posicionamento aplicados a comentários do YouTube, baseados em Transformers, especialmente o BERTimbau. No segundo eixo, ampliamos esse modelo para um cenário interplataformas, com dados do Twitter/X e do YouTube, e evidenciamos diferenças linguísticas nos comentários de ambas as plataformas, reforçando a importância de modelos considerarem as especificidades de cada plataforma. No terceiro eixo, avançamos para o problema de agrupar vídeos que tratam do mesmo evento real e propomos duas heurísticas não supervisionadas baseadas em texto, uma com atributos semânticos e outra com atributos temporais, mostrando que essas heurísticas podem superar modelos de linguagem grandes, como o GPT-4, alcançando acurácia próxima de 0,90 e NMI superior a 0,95. As contribuições desta dissertação incluem novas bases de dados anotadas em português, avaliação da transferência de conhecimento entre plataformas e heurísticas originais para agrupamento de vídeos, construindo, assim, as bases de um arcabouço completo para o monitoramento de percepções sobre segurança pública em larga escala. Os resultados demonstram que abordagens leves, adaptadas ao domínio e apoiadas por estratégias de anotação híbrida, podem superar métodos genéricos de última geração. Adicionalmente, reforçamos o potencial das mídias sociais como fonte estruturada de conhecimento e fornecemos subsídios metodológicos e práticos para o projeto de aplicações voltadas à análise e ao monitoramento da violência urbana no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 092.***.***-06 - CARLOS HENRIQUE GOMES FERREIRA - UFOP
Presidente - 2413428 - GLAUBER DIAS GONCALVES
Externo à Instituição - 079.***.***-47 - IDILIO DRAGO - UNITO
Interno - 1226761 - RAIMUNDO SANTOS MOURA
Externo à Instituição - 064.***.***-54 - VINÍCIUS FONSECA VIEIRA - UFSJ
Notícia cadastrada em: 03/12/2025 16:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.instancia1 04/12/2025 14:51