O Estado do Piauí possui manifestações religiosas distintas dentro do Catolicismo Popular. Um exemplo dessa diversidade de manifestações diz respeito aos ditos “santos de cemitério”, indivíduos alçados à santidade e portadores de importância histórica dentro das comunidades, que são levadas aos seus túmulos para veneração. Religiosamente, isto representa um processo devocional que age contra a “institucionalização da fé”, manifestando na margem dos processos burocráticos da Igreja, uma independência que traz à tona a importância dos trajetos e dos elementos culturais de grupos quase sempre invisibilizados. Logo, dentro das diversas questões pertinentes, passíveis de serem pontuadas a respeito dos estudos sobre túmulos ou outras estruturas funerárias, analisar a ressignificação destes, no Estado do Piauí, proporciona não somente o discernimento sobre o funcionamento dos imaginários sociais, mas permite enxergar a influência das santidades criadas pelo povo e nos mostra como a memória transforma seu contexto social e religioso. Neste trabalho, o objetivo principal é analisar quatro exemplos de estruturas funerárias relacionadas aos santos populares: Alda Rodrigues (Barras-PI), Lucinha (Campo Maior-PI), Motorista Gregório (Teresina-PI) e Tia “Cova da Tia” (Bonfim do Piauí-PI). A análise consistirá em relacionar os elementos estruturais, espaciais e simbólicos de cada túmulo diante do processo histórico que envolve cada um dos casos, com o intuito de entender como eles passaram de espaços de sepultamento a espaços religiosos, em que performances de sacralização e peregrinação acontecem, e como isso possibilitou enxergar um panorama desse fenômeno no Estado. Como arcabouço teórico para sustentar a discussão desta pesquisa são usadas abordagens da Arqueologia das Práticas Funerárias, da Arqueologia Histórica com enfoque em cemitérios históricos e da Arqueologia dos Espaços Sagrados. Os procedimentos metodológicos adotados consistem no levantamento bibliográfico, identificação, localização e quantificação de indivíduos sacralizados; definição de amostragem adequada ao estudo; elaboração e preenchimento de ficha descritiva e a realização de uma coleta de informações in situ nas localidades investigadas. Como resultados obtiveram-se o estado de conservação das estruturas, sua disposição no espaço cemiterial e as mudanças em suas configurações ao longo do tempo, oriundas principalmente dos processos realizados para comportar as ações religiosas em tais locais. Ademais, constatou-se a utilização dos mesmos a partir da presença e permanência da materialidade do sagrado e, ciente de tais pontos, notou-se a permanência das práticas religiosas bem como da memória dos milagreiros dentro dos processos históricos contínuos das quais eles fazem parte.