Este trabalho, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, teve como objetivo geral elaborar uma sequência didática gamificada e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, voltada aos anos finais do ensino fundamental, com o propósito de auxiliar professores a promoverem uma aprendizagem potencialmente significativa no ensino de Física, em específico, no conteúdo das Leis de Newton. O estudo teve como objetivos específicos investigar teorias da aprendizagem significativa e da gamificação; diagnosticar conhecimentos prévios de estudantes do 8º ano; desenvolver e implementar a sequência; analisar seu impacto na aprendizagem; e produzir um material potencialmente significativo como produto educacional. A pesquisa‐ação adotou abordagem qualitativa com delineamento quase‐experimental em série temporal. Foram aplicados questionários de levantamento de conhecimentos prévios, mapas conceituais e o jogo “Serpentes e Escadas” como atividade formativa. A análise dos dados, baseada na análise de conteúdo de Bardin (1977), identificou lacunas iniciais na estrutura cognitiva dos alunos e evidenciou, ao longo da intervenção, avanços na clareza conceitual, hierarquização de conhecimentos e capacidade de aplicar conceitos em contextos variados. O uso da gamificação promoveu maior engajamento e predisposição para o aprendizado. Os resultados indicam que a proposta favoreceu um processo de aprendizagem potencialmente significativa em curso e sugerem que sequências gamificadas, quando embasadas teoricamente, representam alternativa promissora para o ensino de Física. Recomenda-se investigar sua aplicação em diferentes níveis de ensino, temáticas e aprimorar instrumentos de avaliação da aprendizagem significativa.