Notícias

Banca de DEFESA: TAYLA JOHANA DOS SANTOS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYLA JOHANA DOS SANTOS COSTA
DATA: 10/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física da UFPI (CCN)
TÍTULO: ESTÁTICA DO CORPO RÍGIDO NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática Interativa. Estática do Corpo Rígido. Teoria da Aprendizagem Significativa. Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Pesquisa Translacional
PÁGINAS: 235
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Esta dissertação sob o título “Estática Do Corpo Rígido No Ensino Médio À Luz Da Aprendizagem Significativa Crítica” partiu do seguinte problema de pesquisa. partiu do problema de pesquisa: Como o estudo sobre estática do corpo rígido utilizando uma sequência didática interativa pode contribuir para a apreensão dos conceitos sobre equilíbrio e dinâmica e suas aplicações em sala de aula com alunos do Ensino Médio? Parte-se do pressuposto de que a utilização de uma Sequência Didática Interativa sobre Estática do Corpo Rígido favorece a compreensão conceitual dos alunos, promovendo aprendizagem significativa e crítica, autonomia e aplicação dos saberes em situações do cotidiano. O objetivo geral foi analisar como o estudo da Estática Do Corpo Rígido pode contribuir para a compreensão de conceitos fundamentais relacionados à dinâmica corporal e cotidiana a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (2003) e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio de Moreira (2010) e da abordagem da pesquisa translacional em educação (Colombo et al., 2019), no qual o trabalho buscou promover a reconstrução conceitual por meio da articulação entre conhecimentos prévios dos alunos e experiências significativas envolvendo práticas simples, movimentos corporais e jogos didáticos. A pesquisa teve produção o produto educacional intitulado “Missão Equilíbrio: uma sequência didática interativa como metodologia mediadora para o ensino de estática do corpo rígido no ensino médio”, no qual propõe uma Sequência Didática Interativa (SDI) (Ugalde e Roweder, 2020) composta por atividades práticas e reflexivas, que exploraram conceitos como centro de massa, torque e equilíbrio a partir de contextos do cotidiano, da dança e do esporte. A metodologia da pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com instrumentos como pré-teste, pós-teste, registros em quadros de análise e observação das interações durante as atividades (Bogdan e Biklen, 1994). As práticas simples, práticas corporais, jogos e simulações se mostraram eficazes não apenas na motivação dos alunos, mas também como ferramentas cognitivas para a construção de significados, favorecendo a aprendizagem ativa e crítica. O campo da pesquisa foi uma escola da rede privada da cidade de Parnaíba – Piauí, contou com 14 alunos/sujeitos da pesquisa. Para análise dos dados foi utilizado o método da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2015) e os resultados evidenciaram um avanço significativos na apropriação da linguagem científica, na capacidade argumentativa dos estudantes e na consolidação de conceitos físicos antes percebidos apenas de forma mecânica ou a partir do senso comum, demonstrando sinais de uma aprendizagem significativa e crítica em inúmeros aspectos no que condiz a construção hierárquica de novos conceitos pela teoria ausubeliana e principalmente aspectos relacionados aos princípios da teoria de Moreira (2010)


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 1167864 - MARIA DO SOCORRO LEAL LOPES
Interno - 1807361 - MICAIAS ANDRADE RODRIGUES
Externo ao Programa - 2890466 - FÁBIO SOARES DA PAZ
Externo ao Programa - 2711564 - RONALDO MATOS ALBANO
Notícia cadastrada em: 01/07/2025 16:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 06/07/2025 06:17