Este estudo analisou o uso do simulador PhET como ferramenta no ensino de
ondulatória no Ensino Médio, a partir da construção e implementação de
sequências didáticas, com o objetivo de construir uma cartilha digital que oriente o
processo de ensino e aprendizagem da ondulatória. Diante das dificuldades dos
alunos em compreender conceitos de ondulatória por meio de aula expositiva, o
estudo propõe o uso pedagógico do PhET para promover uma aprendizagem mais
significativa, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa, conforme
estudos de Ausubel (2003) e Moreira (2011) utilizando mídias digitais como recurso
de ensino de ondulatória conforme Holanda (2021), Medeiros (2024) e outros. A
pesquisa, de natureza qualitativa exploratória aplicada, foi realizada em uma escola
pública envolvendo alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio, utilizando,
pré-teste e pós-teste, observação e atividades práticas. Os resultados apontam que
o uso planejado do PhET favorece o interesse, a compreensão de conceitos
abstratos e o protagonismo dos estudantes no processo de ensinar e aprender,
além de ressaltar o papel do professor como mediador no processo. Conclui-se que
o PhET, aliado à sequências didáticas torna o ensino de ondulatória mais acessível
e eficaz, mesmo em contextos com limitações de laboratório físico, neste sentido a
cartilha digital dá uma contribuição relevante para a utilização do PhEt (laboratório
digital) no ensino de Ondulatória no Ensino Médio.