O estudo tem como objetivo analisar a percepção da segurançapsicológica dos servidores de uma instituição de ensino brasileira e a sua relaçãocoma satisfação no trabalho. Para tanto foram usados os procedimentos de uma análisefatorial exploratória e confirmatória multigrupo. A amostra alcançou 337 servidores efetivos da instituição. Os resultados suportam que a segurança psicológica temumimpacto maior na satisfação dos técnicos administrativos em educação (H1: 0,639; p< 0,001) do que nos docentes (H2: 0,466; p < 0,001) e que alguns fatores desegurança psicológica não são percebidos na organização, sendo que as cargas negativas mais alta sentida nas duas carreiras estão ligadas as dimensões falar abertamente e a estabilidade emocional, já a carga menos significativa diz respeitoàliderança inclusiva e integra, não percebida apenas pelos técnicos administrativos. Além disso, a pesquisa validou a Escala de Segurança Psicológica (SEPSI) no Brasil, e o instrumento pode ser reaplicável em outros contextos organizacionais.